Cenote Mistério Maya no Parque dos Ojos, México.

Olá viajante, nesse post eu vou contar um pouco sobre a nossa visita ao Cenote Mistério Maya. Esse Cenote também faz parte do Parque dos Ojos, mais informações clique aqui.

Cenote Mistério Maia
Cenote Mistério Maia

O Cenote Mistério Maya foi o primeiro que visitamos no Parque dos Ojos, ele fica bem distante da entrada do parque, uns 5 km. Nós alugamos um carro em Playa del Carmen, pois eu já sabia que o parque era bem grande e a distância entre os cenotes também.

Como Chegar ao Parque do Ojos?

O Parque Dos Ojos está localizado na estrada entre Playa del Carmen e Tulum.

Endereço: CARRETERA FED CANCUN-TULUM KM 124. EJIDO JACINTO PAT, MUNICIPIO DE TULUM, QUINTANA ROO, MÉXICO.

Site com informações sobre o Parque dos Ojos (Clique aqui) muito útil .

Alugar um carro é a melhor forma de explorar o parque e todos os seus cenotes. Alugamos o nosso com a Rent Cars.

Tem outras opções para se chegar ao parque, transporte público através de algumas vans  que custam 45 pesos de Playa del Carmen, e ônibus da Empresa ADO. Ambos irão lhe deixar na estrada na entrada do parque.

Na entrada do parque também há pessoas oferecendo opções de transporte.

Serviços disponíveis nesse cenote.

Mistério Maia (Entrada com guia): $200 pesos por pessoa em Agosto de 2017.

Na entrada desse cenote existe uma barraquinha onde você poderá alugar o equipamento básico de mergulho (mascara, snorkel e nadadeira) e colete salva-vidas.

Nós levamos os nossos equipamentos de mergulho, em alguns cenotes não tinham equipamentos para alugar.  Nessa mesma barraca você poderá pagar a entrada, e contratar o guia para fazer o passeio guiado no interior do cenote.

O passeio guiado é muito bom o cenote não é tão grande, mas é uma experiência única, eu indico. Você fará o passeio pelo interior do cenote com lanterna e em alguns pontos você terá que nadar. Deva par observar o teto do cenote lotado com uma colônia de morcegos. Em algumas parte você ilumina o fundo do cenote por baixo d´água e é possível ver com plenitude a transparência da água dentro da caverna.

O passeio é muito tranquilo serve para todas as idades, fizemos o passeio acompanhados por uma família de americanos com dois filhos, o mais novo tinha uns 6 anos de idade.

Dica: Se você tiver essas lanternas subaquáticas leve. Com elas você poderá explorar mais a parte interior e o fundo do cenote que as vezes fica mais escuro devido a profundidade e falta de luz direta. 

Nesse cenote é possível observar vários cardumes de peixes, principalmente na parte iluminada. Mas também avistei vários no interior da caverna, até alguns bagres cegos que vivem na total escuridão.

Esse cenote não é muito visitado, quando nós chegamos o cenote era inteiramente nosso. Um silêncio que passava uma paz incrível, fique relaxando e boiando por algum tempo na entrada da caverna. Depois chegaram mais alguns visitantes que foram logo embora.

Pude aproveitar para nadar e explorar bem o cenote, não deixe de observar o teto dos cenotes. No Mistério Maya eu encontrei vários morcegos e também algumas andorinhas que constroem os seus ninhos com barro, fotografei algumas.

Depois de visitarmos o cenote, bem perto da barraquinha na entrada existe uma outra caverna para visitação. Não é possível nadar nessa caverna, e em alguns pontos eles ligam um gerador e a caverna fica toda iluminada. Bem bonito o passeio. A caverna era toda nossa, tinha apenas o guia nos acompanhando por um período. Essa visitação já está inclusa no valor da entrada para o cenote.

Se você estiver com pouco tempo para visitar os cenotes do Parque dos Ojos, o mais bonito é o Cenote dos Ojos, essa é a escolha certa. O Cenote dos Ojos é incrível e foi o nosso preferido, nesse outro post tem todas as nossas dicas.

Dá uma olha aqui no vídeo que eu gravei do passeio dentro do cenote

 

É isso aí pessoal! Curtiram as nossas dicas? Não deixem de visitar estes cenotes quando estiverem de férias pelo México!

Já visitou esse cenote? Conta aí pra gente nos comentários como foi a sua experiência.

Aqui nesse outro post, também têm dicas para conhecer outros Cenotes do grupo XCaret. O passeio dos Xenotes do Oasis Maya.

Valeu México até a próxima.

Planeje a sua viagem com os nossos parceiros e ajude o blog.

Na lateral direita existem vários banners dos nossos parceiros (com descontos exclusivos), você não pagará nada a mais pelo serviço e ainda ajuda o nosso blog. Desde já nós agradecemos.

Hospedagem

Booking normalmente tem os melhores preços de hotéis e pousadas, uma variedade enorme, avaliações feitas por hóspedes reais, e algumas opções tem cancelamento grátis. Comece agora reservando seu hotel no Booking.com

Um outro recurso é o Airbnb. Ele permite que você alugue casas, sítios, apartamentos, quartos e até embarcações, tem opções para todos os bolsos e gostos, de quartos simples em casas de família até mansões cinematográficas.

O legal do Airbnb, além do preço, é que ele é seguro, tanto para o proprietário como para quem está locando, é possível ver as avaliações de outros hóspedes e você paga no cartão de crédito no ato da reserva, podendo inclusive parcelar, e o proprietário recebe apenas 24 horas após sua entrada.

Já reservei hospedagem para as minhas viagem e consegui uma economia de cerca de 60%, vale muito a pena.

Cadastre-se no Airbnb através desse LINK e ganhe R$130 de desconto em sua primeira viagem.

Seguro Viagem – Garanta uma viagem SEGURA

Para viajar bem tranquilo e sem dor de cabeça, não se esqueça de fazer o seu seguro viagem! Já precisamos de atendimento médico durante nossas viagens pelo mundo a fora e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas. Sugerimos sempre fazer uma busca nas opções do site da Seguro Promos

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro que tenha o melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Esse post pode contem links de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter o nosso blog e não pagará nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Sempre confirme datas, preços e informações com antecedência. 

Compartilhar

Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.

São várias as maneiras de compartilhar:

  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Cancun? Então,leia também as nossas outras dicas sobre o México.

As Ruínas Maias de Tulum, México.

As Ruínas Maias de Cobá, México.

As Ruínas Maias de Chichén Itzá, passeio imperdível no México.

Ilha Holbox, como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho com tubarões baleia na Ilha Holbox, México.

Cozumel – Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Caye Caulker o paraíso em Belize. Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho no Great Blue Hole, Belize.

Ela terra Eu mar nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: