Passeio pelo Xenotes Oasis Maya do Grupo Xcaret.

Neste post farei um relato do nosso passeio pelos Xenotes Oasis Maya do grupo Xcaret, com algumas dicas que poderão facilitar a sua vida e ajudá-lo a aproveitar todo o passeio.

No tour pelo Xenotes Oasis Maya, você conhecerá quatro tipos de cenotes, todos localizados na Rota dos Cenotes, em Cancun. Cada um com sua própria beleza, mas todos cercados por uma natureza muito bem preservada.

Para quem não sabe, cenotes são cavidades naturais que se formaram a partir da degradação de rochas calcárias e que expõem águas subterrâneas. Basicamente, uma combinação de lagos e cavernas, que podem ser de céu aberto ou não.

São importantes elementos da cultura mexicana, os cenotes já representaram a principal fonte de água doce para os maias – civilização que influenciou a identidade do México – e hoje são explorados como atividade turística. Cercada de histórias sobre sua formação, essa espécie de gruta d’água está presente em mais de 7.000 pontos, sendo usada para nadar, praticar snorkeling, tomar banhos de sol ou simplesmente relaxar.

Reza a lenda que os cenotes surgiram a partir da queda de meteoros, há milhares de anos, na área onde atualmente está localizado o México. Contudo, não há comprovações da tese, por isso são tratados como depressões constituídas de calcário poroso. Apesar disso, carregam no nome o título de sagrado, originário da palavra do idioma maia “ts’onot”. Não à toa, acreditava-se que no poder curativo dos cenotes, além de serem considerados portais para comunicação com os deuses.

O Tour Xenotes, oferecido pelo Grupo Experiências Xcaret, foi reconhecido como um dos melhores tours do Caribe pelo site de viagens Trip Advisor, e ainda ganhou um certificado de excelência.

O tour é uma visita obrigatória para quem viaja a Cancún ou Riviera Maya, no México. É uma ótima opção para turistas aventureiros que querem conhecer os diferentes tipos de cenotes no Estado de Quintana Roo. Localizado em Puerto Morelos, os viajantes podem ainda curtir atividades radicais, como rapel, tirolesa, mergulho e caiaque..

O que fazer?

Misticismos, natureza e Aventura em quatro cenotes diferentes. No passeio, cada cenote faz referência a algum elemento.

Cenote Aberto: é protegido pelo Alux K’áak’ (fogo). Nele, é possível fazer caiaque. Uma grande quantidade de plantas e diferentes formas de vida são encontradas nas paredes verticais.

Cenote Caverna: protegido pelo Alux Lu’um (terra). Nele, você pode fazer rapel. O local é formado por uma grande abóbada de estalactites e apenas uma pequena abertura no topo, através da qual a luz do sol é filtrada e refletida em sua bela água azul-turquesa.

Cenote Semiaberto: é protegido pelo Alux Ha’ (água). Lá, você pode fazer snorkeling entre os jardins aquáticos e uma flora diversificada. Possui uma energia especial dentro de sua paisagem cheia de contrastes entre o verde da selva e a cor da água.

Cenote Antigo: é protegido pelo Alux Iik’ (vento). Nele, você pode voar sobre as águas em tirolesas. É conhecido como o cenote do vento devido à forma cilíndrica e à exuberante vegetação que o rodeia.

Para uma experiência mais confortável, o passeio é oferecido em pequenos grupos.

Compramos o pacote de fotos Fotopasse antes pelo site, você terá um preço exclusivo. Para mais informações e detalhes, clique aqui.

Dica: Também não se esqueça de levar dinheiro ou cartão de crédito para comprar lembranças ou fotos de sua visita.

Ingressos e transporte para o passeio Xenotes.

Nesse Link você poderá comprar os ingressos diretamente no site do Xcaret. Foi o que nós fizemos com antecedência e  garantimos um desconto. Na época custou U$ 107,00 com transfer incluso. A excursão é realizada em uma van do grupo Xcaret, com o próprio guia que nos acompanha em todo o circuito. O passeio dura o dia todo.

O que está incluso no pacote do passeio.

  • Visite quarto tipos diferentes de cenotes com atividades de rapel, tirolesa, kayak e snorkel.
  • Café, água, refrigerantes, suco de laranja e pão doce na saída de cada cenote.
  • Um grande piquenique  ao finalizar as atividades (inclui sopa estilo Juliana, taboa de frios e queijos de qualidade Premium, servidos com uma variedade de pães rústicos e molhos para preparar seus próprios alimentos acompanhados de saladas.
  • Água, café, vinho e cerveja a escolher).
  • Guia bilíngue especializado.
  • Colete salva vidas.
  • Equipamento de rapel: capacete e arnês.
  • Equipamento de snorkel e duas toalhas.
  • Sanitários, vestiários e chuveiro.
  • Transporte de ida e volta.

Alimentação

O pacote oferece toda estrutura necessária como café, água, refrigerantes, alimentação, toalhas, banheiros e os equipamentos para as atividades… Você não precisa se preocupar e nem carregar nada.

Os amantes da natureza vão se encantar com a beleza da selva enquanto nadam em cada um dos cenotes, explorando a diversidade da flora aquática ou aproveitando um passeio de caiaque.

Recomendações

Todas as fotos de sua experiência a preço especial! Ao incluir sua Fotopasse antes da sua visita, você terá um preço exclusivo. Para mais informações e detalhes, clique aqui.
As atividades de Xonetes Oasis Maya são recomendadas a crianças maiores de 7 anos.
Lembre-se de trazer impresso o comprovante de compra de seu ingresso ao Parque.
Use roupa cômoda de praia e roupa de banho, trazer uma troca de roupas extra.
Confirmar a hora e o lugar de saída de seu transporte.
Evite usar maquiagem, protetor solar e repelente que afetem o ecossistema dos cenotes, estes dois últimos deverão ser livres dos seguintes químicos para poder usa-los + Benzofenona, Etilhexila, Homosalato, Octil Metoxicinamato, Octil Salicilato, Octinoxato, Oxibenzona, Butil Metoxidibenzoilmetano.
Levar dinheiro ou cartão para comprar souvenir, realizar alguma atividade opcional ou comprar as fotos de sua visita.

Hospedagem

Na Riviera Maya, a dica é se hospedar no hotel que faz parte do grupo do Tour Xenotes, o Hotel Xcaret México. O empreendimento oferece o conceito all fun inclusive, que combina todas as refeições e o acesso gratuito a todos os parques e excursões do Grupo Experiências Xcaret (Xcaret, Xel-Há, Xplor, Xplor Fuego, Xoximilco, Xenotes, Xenses e Xichen).

E você, já fez o tour pelo Xenotes Oasis Maya? Está se preparando para fazê-lo? Tem alguma dúvida? Aproveite e deixe aqui seus comentários.

Durante o nosso passeio eu consegui observar diversas aves pelo caminho e a que chamou mais atenção foi o pássaro barranqueiro, também conhecido como Toc Toc.

 

 

Valeu México até a próxima.

Planeje a sua viagem com os nossos parceiros.

Na lateral direita existem vários banners dos nossos parceiros (com descontos exclusivos), você não pagará nada a mais pelo serviço e ainda ajuda o nosso blog. Desde já nós agradecemos.

Booking normalmente tem os melhores preços de hotéis e pousadas, uma variedade enorme, avaliações feitas por hóspedes reais, e algumas opções tem cancelamento grátis. Comece agora reservando seu hotel no Booking.com

Um outro recurso é o Airbnb. Ele permite que você alugue casas, sítios, apartamentos, quartos e até embarcações, tem opções para todos os bolsos e gostos, de quartos simples em casas de família até mansões cinematográficas.

O legal do Airbnb, além do preço, é que ele é seguro, tanto para o proprietário como para quem está locando, é possível ver as avaliações de outros hóspedes e você paga no cartão de crédito no ato da reserva, podendo inclusive parcelar, e o proprietário recebe apenas 24 horas após sua entrada.

Já reservei hospedagem para as minhas viagem e consegui uma economia de cerca de 60%, vale muito a pena.

Cadastre-se no Airbnb através desse LINK e ganhe R$130 de desconto em sua primeira viagem.

Seguro Viagem – Garanta uma viagem SEGURA

Para viajar bem tranquilo e sem dor de cabeça, não se esqueça de fazer o seu seguro viagem! Já precisamos de atendimento médico durante nossas viagens pelo mundo a fora e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas. Sugerimos sempre fazer uma busca nas opções do site da Seguro Promos

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro que tenha o melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Esse post pode contem links de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter o nosso blog e não pagará nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Sempre confirme datas, preços e informações com antecedência. 

Compartilhar

Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.

São várias as maneiras de compartilhar:

  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Cancun? Então,leia também as nossas outras dicas sobre o México.

As Ruínas Maias de Tulum, México.

As Ruínas Maias de Cobá, México.

As Ruínas Maias de Chichén Itzá, passeio imperdível no México.

Ilha Holbox, como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho com tubarões baleia na Ilha Holbox, México.

Cozumel – Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Caye Caulker o paraíso em Belize. Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho no Great Blue Hole, Belize.

Ela terra Eu mar nas redes sociais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: