Cenote dos Ojos o mais bonito da Riviera Maya.

Imperdível coloque no seu roteiro.

DSC_0308
Foto que eu tirei quando os raios solares começaram a atingir a água no final da tarde.

Esse passeio não pode faltar no seu roteiro, visitar o Parque dos Ojos e explorar os seus cenotes, e o mais bonito com certeza é o Cenote dos Ojos (Cenote dois Olhos).

Nesse post eu vou contar um pouco da nosso experiência nesse cenote e passar algumas dicas. De todas as belezas naturais que visitamos na região da Riviera Maya no México, o Cenote dos Ojos está em primeiro lugar. O Parque Dos Ojos oferece cinco cenotes ao público, para que possam admirar e apreciar a natureza da região localizado ao norte de Tulum.

Cenote dos Ojos 2

São esses os cenotes que fazem parte do Parque dos Ojos.

  • El Pit: Reservado apenas para mergulhadores experientes, para muitos é o mais difícil de todos os mergulhos cavernosos, mas é definitivamente vale a pena o esforço, como também é provavelmente o mais espetacular.
  • Cenote Jaguar: É um cenote aberto que lhe permite apreciar as suas águas cristalinas e encantadoras e a sua exuberante vegetação. Conta com uma tiroleza e plataformas, recomendado para todos aqueles que amam a adrenalina. Neste cenote você pode praticar natação e snorkeling o quanto quiser, perfeito para se divertir com a família ou amigos.
  • Cenote dos Ojos: O mais bonito de todos este é um cenote ideal para mergulho e snorkeling. Os mergulhadores poderão admirar suas formações rochosas, restos fósseis de peixes, caracóis, conchas e corais marinhos embutidos em algumas rochas, testemunhas fiéis de que toda a península de Yucatán já esteve submersa há milhões de anos.
  • Nicte Há:  Uma piscina tranquila de água cristalina no meio da selva, ao lado de árvores exóticas, borboletas e pássaros da região. Sobre a água, incontáveis ​​plantas aguáticas que confirmam a limpeza de suas águas, bem como centenas de pequenos peixes. Menos lotado do que os grandes cenotes e com várias áreas de estar à sombra, é um lugar encantador para nadar e fazer piquenique. Ideal para desfrutar com a família. Se preferir, você pode praticar snorkeling e mergulho.
  • Cenote Mistério Maya: Grutas maravilhosas, cheias de mistério e beleza. Durante o passeio, poderão observar as estalagmites e estalactites que se formaram ao longo dos séculos. Podemos também observar uma colônia de morcegos e um grande número de peixes. O cenote mistério maia é perfeito para aqueles que procuram as espetaculares formações rochosas das cavernas, através de um rio subterrâneo onde, como o nome indica, cria um ar de mistério. Nele você pode ver dois dos três tipos de cenotes que existem no cenote semi-aberto e no cenote subterrâneo ou de caverna.

Nossa experiência no Cenote dos Ojos.

Visitamos esse incrível cenote em Agosto de 2017, e foi tudo perfeito nesse período. O dia estava lindo e não pegamos chuvas nos dias anteriores. Isso as vezes pode turvar um pouco a água.

Dica : O melhor horário para visitar o Cenotes dos Ojos é na parte da tarde, e ficar até o horário de fechamento. Assim você poderá aproveitar a luz do sol que entrará pela abertura do cenote, e quando os raios solares tocam a água. A mágica acontece, e o lugar se transforma e fica ainda mais bonito. 

Os Cenote dos Ojos levam esse nome por causa do seu formato circular que lembra o olho. O primeiro “olho” é menor, mas imprecionante. A água é de um azul incrível e muito, mas muito transparente. Quando a luz do sol bate na água é possível admirar ainda mais essa beleza.

DCIM228GOPRO
Foto que eu tirei com a minha gopro quando os raios solares começaram a atingir a água no final da tarde.

A água dos cenotes é um pouco fria, mas não a ponto de nos fazer tremer de frio. Dá para mergulhar tranquilamente. São oferecidos coletes salva-vidas sem custo adcional e há escadas e passarelas para apoio e facilitam o acesso aos cenotes. É um passeio indicado para todas as idades.

Olha a transparência dessa água

O segundo “ojo” é muito maior e bem diferente do primeiro. Ele circunda uma área de caverna bem maior e possui algumas colônias de morcegos entre as estalactites do teto. Muito legal é fazer o passeio guiado ao interior do cenote e conhecer a Bat Cave.

DSC_0206
Foto que eu tirei da entrada do segundo ojo.

Dica: Se você tiver essas lanternas subaquáticas leve. Com elas você poderá explorar mais a parte interior e o fundo do cenote que as vezes fica mais escuro devido a profundidade e falta de luz direta. 

Eu levei todos os meus equipamentos de mergulho, inclusive a minha roupa de neoprene de 3 mm, sou muito friorento e como eu sabia que iria passar horas dentro da água. Levei a minha roupa para ficar mais confortável, com relação a temperatura da água. Não é tão fria a ponto de ficar batendo o queixo, dependendo da época do ano você pode sentir um desconforto. Fomos em Agosto e a temperatura estava agradável.

DCIM228GOPRO
Eu nasci com escamas, aproveitei ao máximo esse mergulho. A transparência da água é incrível.

Geralmente eles possuem equipamentos para alugar (Máscara, Snorkel e Nadadeira) por uns 50 pesos. O uso de uma Máscara de mergulho e snorkel é fundamental para apreciar a profundidade e grandiosidade dos cenotes. Cavernas profundas, as estalagmites no fundo das águas, os peixes, é um mundo diferente de tudo o que eu já tinha visto.

Como Chegar ao Parque do Ojos?

O Parque Dos Ojos está localizado na estrada entre Playa del Carmen e Tulum. Uma van de Playa para lá custa 45 pesos mexicanos (de Tulum deve sair um pouco mais barato).

Endereço: CARRETERA FED CANCUN-TULUM KM 124. EJIDO JACINTO PAT, MUNICIPIO DE TULUM, QUINTANA ROO, MÉXICO.

Site com informações sobre o Parque dos Ojos (Clique aqui) muito útil .

Nós alugamos um carro em Play Del Carmen, onde estávamos hospedados, pois os cenotes são razoavelmente distantes um do outro dentro do parque. Outra opção é alugar bicicletas ou ir caminhando. Fique atento a paisagem, pois a chance de ver iguanas, pássaros e esquilos é bem grande! Na entrada do parque há pessoas oferecendo opções de transporte.

Preços em Agosto de 2017

Estes são os valores das entradas para cada um dos cenotes:

Dos Ojos: $350 pesos (inclui os dois cenotes);
Mistério Maia: $200 pesos;
Jaguar + Tirolesa: $250 pesos;
Nicte Ha: $100 pesos.
Incluem colete salva-vidas. Se você tiver máscara e snorkel, é bom levar. Em alguns cenotes é possível alugar, mas não em todos.

Na entrada do parque é comum ter algumas promoções de pacotes que incluem alguns cenotes, e incluía o transporte também. Talvez seja a melhor opção! Fique atento ao tempo de visitação, pelo menos 1,5 horas nos cenotes dos Ojos e Mistério Maia.

Existe a possibilidade de fazer mergulho profissional no Cenote dos Ojos e El Pit. É preciso ter certificação em mergulho em cavernas.

Esse é o tour guiado que é possível fazer no Cenote dos Ojos, eu recomendo.

DSC_0220

Serviços que são oferecidos no Parque dos Ojos

Na entrada dos cenotes você encontrará estacionamento gratuito, restaurante, sanitário, armários para guardar as suas coisas, chuveiros, aluguel de Bicicletas,redes e espreguiçadeiras,Transporte (entrada / saída) e Massagens.

Nós almoçamos no restaurante que fica bem na entrada do Cenote dos Ojos, enquanto eu mergulhava a Geórgia ficou dormindo na espreguiçadeira depois do almoço. Pedimos um prato de peixe que estava delicioso, e de entrada nachos e guacamole.

Horário de Funcionamento [08:00 às 17:00]

O Parque dos Ojos funciona todos os dias de 08:00 às 17:00. Eu aconselho passar o dia nesse parque e explorar todos os seus cenotes.  Uma outra opção é visitar as Ruínas de Tulum na parte da manhã e depois partir para o Parque dos Ojos e aproveitar a parte da tarde.

Recomendações da organização do Parque dos Ojos.

Levar uma toalha, repelente e protetor solar, mas apenas biodegradáveis ​​e sapatos confortáveis.

Também uma câmera subaquática (Gopro por exemplo), embora seja recomendado que você cuide de seus pertences, porque o Parque não é responsável por objetos esquecidos ou perdidos.

Pedimos que antes de entrar na água, retire do seu corpo qualquer resíduo de filtro solar ou repelente não biodegradável; para isso temos chuveiros perto dos banheiros. Desta forma, você nos ajuda a conservar o ecossistema da área.

Fotos do Cenote dos Ojos 1

Fotos do Cenote dos Ojos 2

É isso aí pessoal! Curtiram as nossas dicas? Não deixem de visitar estes cenotes quando estiverem de férias pelo México!

Já visitou esse cenote? Conta aí pra gente nos comentários como foi a sua experiência.

Aqui nesse outro post, também têm dicas para conhecer outros Cenotes do grupo XCaret. O passeio dos Xenotes do Oasis Maya.

Valeu México até a próxima.

Planeje a sua viagem com os nossos parceiros e ajude o blog.

Na lateral direita existem vários banners dos nossos parceiros (com descontos exclusivos), você não pagará nada a mais pelo serviço e ainda ajuda o nosso blog. Desde já nós agradecemos.

Hospedagem

Booking normalmente tem os melhores preços de hotéis e pousadas, uma variedade enorme, avaliações feitas por hóspedes reais, e algumas opções tem cancelamento grátis. Comece agora reservando seu hotel no Booking.com

Um outro recurso é o Airbnb. Ele permite que você alugue casas, sítios, apartamentos, quartos e até embarcações, tem opções para todos os bolsos e gostos, de quartos simples em casas de família até mansões cinematográficas.

O legal do Airbnb, além do preço, é que ele é seguro, tanto para o proprietário como para quem está locando, é possível ver as avaliações de outros hóspedes e você paga no cartão de crédito no ato da reserva, podendo inclusive parcelar, e o proprietário recebe apenas 24 horas após sua entrada.

Já reservei hospedagem para as minhas viagem e consegui uma economia de cerca de 60%, vale muito a pena.

Cadastre-se no Airbnb através desse LINK e ganhe R$130 de desconto em sua primeira viagem.

Seguro Viagem – Garanta uma viagem SEGURA

Para viajar bem tranquilo e sem dor de cabeça, não se esqueça de fazer o seu seguro viagem! Já precisamos de atendimento médico durante nossas viagens pelo mundo a fora e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas. Sugerimos sempre fazer uma busca nas opções do site da Seguro Promos

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro que tenha o melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Esse post pode contem links de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter o nosso blog e não pagará nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Sempre confirme datas, preços e informações com antecedência. 

Compartilhar

Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.

São várias as maneiras de compartilhar:

  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Cancun? Então,leia também as nossas outras dicas sobre o México.

As Ruínas Maias de Tulum, México.

As Ruínas Maias de Cobá, México.

As Ruínas Maias de Chichén Itzá, passeio imperdível no México.

Ilha Holbox, como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho com tubarões baleia na Ilha Holbox, México.

Cozumel – Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Caye Caulker o paraíso em Belize. Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho no Great Blue Hole, Belize.

Ela terra Eu mar nas redes sociais.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: