Dicas para curtir esse pedaço do paraíso que são as Ilhas Fiji.
Bula!!
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Olá viajante que bom ter você por aqui, seja muito bem-vindo(a). Nesse post darei algumas dicas para você curtir Fiji, esse pedaço do paraíso, localizado no Pacífico Sul. Fiquei 6 dias na ilha Matamanoa e vou contar um pouco da minha experiência nesse lugar incrível. Fiji fez parte do meu roteiro nas minhas férias de Novembro de 2022, visitei a Austrália e Fiji dessa vez.
Neste post compartilharei com detalhes o meu roteiro e todas as dicas para você! Se prepara que o post é longo e detalhado, mas espero que te ajude bastante. Não deixe de assistir os diversos vídeos dos mergulhos e o voo que eu fiz com o drone para ter uma ideia da beleza do lugar.
Ilha de Matamanoa – Fiji
Um pouco sobre Fiji esse lindo país insular.
Fiji é um arquipélago localizado no Oceano Pacífico Sul, a leste da Austrália e da Nova Zelândia. É composto por mais de 300 ilhas, das quais cerca de 110 são habitadas. A ilha principal é Viti Levu, onde fica a capital, Suva, e a cidade de Nadi, que é a principal porta de entrada para os turistas que visitam Fiji.
A população de Fiji é composta principalmente por fijianos e indianos, com uma mistura de outras culturas polinésias, melanesianas e europeias. O inglês e o fijiano são os idiomas oficiais do país, mas o hindi e outras línguas locais também são falados.
Fiji é um destino turístico popular devido à sua beleza natural, clima tropical, praias de areia branca, recifes de coral e rica cultura e história. Os visitantes podem desfrutar de atividades ao ar livre, como mergulho com snorkel e mergulho, passeios de barco, caminhadas e visitas a aldeias locais.
A economia de Fiji é impulsionada pelo turismo, agricultura, mineração e manufatura. O país é famoso por sua produção de açúcar, copra, gengibre e outras culturas agrícolas, além de exportar ouro, prata e outros minerais.
Fiji também tem uma rica história e cultura, com muitas tradições e práticas indígenas preservadas até hoje. Os visitantes podem experimentar a dança fijiana, participar de cerimônias tradicionais e aprender sobre a história do país em vários museus e locais históricos. A culinária fijiana é uma mistura de influências indígenas, indianas e européias, com pratos saborosos e únicos.
A principal ilha de Fiji chama-se Viti Levu e a capital é Suva. Mas para quem quer visitar as praias e ilhas paradisíacas, a principal cidade é Nadi (“Nandi” como eles chamam) que possui um aeroporto internacional e uma marina de onde saem barcos e balsas para os resorts.
Bem-vindos a Melanésia
Fiji fica na região da Melanésia, esta é uma região do planeta onde as pessoas caracteristicamente têm pele negra. (O nome Mela+nésia quer dizer exatamente isso: ilhas, como no mesmo sufixo de Indonésia ou Polinésia, de gente escura, como em melanina ou melatonina.) Os aborígenes australianos também têm pele escura, mas mesmo deles os melanésios são distintos, pois já habitam estas ilhas há milhares de anos. Vejam o mapa abaixo.
A Melanésia é a mais antiga região insular da Oceânia em termos de habitação humana. Estima-se que os seres humanos tenham vindo habitar a Oceania há mais de 50 mil anos atrás, primeiramente Nova Guiné e Austrália, que estavam juntas nessa época. Cerca de 7 mil anos atrás, passaram então para as demais ilhas que hoje formam a Melanésia. Só muito depois, cerca de 3 mil anos atrás, é que povos do Sudeste Asiático vieram a compor o que hoje são a Micronésia e a Polinésia (cujas línguas ainda são aparentadas daquelas das Filipinas e da Indonésia, por exemplo). A Melanésia, nesse sentido, é bem distinta e mais antiga, portanto.
Fiji – Como chegar?
Fiji é um país insular no Oceano Pacífico, composto por mais de 300 ilhas, das quais cerca de 110 são habitadas. Existem várias maneiras de chegar em Fiji, dependendo da sua localização atual e preferências de viagem. Não existem voos direto do Brasil para Fiji. O melhor é que nós brasileiros não precisamos de visto para visitar as ilhas Fiji! O viajante deve apenas portar um passaporte e pode permanecer na ilha por até 120 dias.
A dica é você combinar a viagem para Fiji, com alguns dias na Austrália ou na Nova Zelândia. Dessa forma você consegue aproveitar a viagem para conhecer vários países, já que estamos falando de destinos bem distantes do nosso Brasil.
Aqui estão algumas opções para chegar em Fiji:
- Avião: A maneira mais comum de chegar a Fiji é por avião. Existem voos diretos para Nadi “Nandi”, a principal cidade de Fiji, a partir de vários aeroportos internacionais, incluindo Auckland, Sydney, Los Angeles, Hong Kong , Tóquio e Seul. Algumas das companhias aéreas que voam para Fiji são Fiji Airways, Qantas, Air New Zealand, Virgin Australia, Korean Air e Cathay Pacific.
- Cruzeiro: Se você prefere uma opção mais lenta e relaxante, pode considerar fazer um cruzeiro para Fiji. Há várias empresas de cruzeiros que incluem Fiji em seus itinerários, como P&O Cruises, Princess Cruises e Royal Caribbean. Alguns cruzeiros partem de Sydney ou Brisbane, na Austrália, e outros partem de Auckland, na Nova Zelândia.
- Barco: Se você está nas ilhas vizinhas, como Tonga ou Vanuatu, pode chegar a Fiji de barco. Existem serviços de ferry entre as ilhas, bem como operadoras de turismo que oferecem passeios de barco de vários dias para Fiji.
- Outras opções: Além das opções acima, também é possível chegar a Fiji por meio de voos de conexão ou charters privados, ou até mesmo navegando em seu próprio barco particular.
Antes de viajar, verifique as exigências de visto e saúde para entrar em Fiji, bem como as diretrizes de viagem em relação à pandemia de COVID-19.
Site oficial do aeroporto de Nadi (Fiji) http://airportsfiji.com/
No site aeroportos do mundo você tem mais informações https://www.aeroportosdomundo.com/br/aeroporto-NAN/
Eu voie para Fiji partindo de Sydney na Austrália e aproveitei para conhecer um pouco da terra dos cangurus. Fiz um bate e volta de 6 dias até Fiji. Esse é um roteiro muito bom, conhecer a Austrália e aproveitar para passar alguns dias em Fiji. Partindo de Sydney pela companhia Virgim.
Comprei as minhas passagens com a SW Viagem, uma exelente agência de turismo aqui em Recife.
Assista no Instagram alguns stories da minha chegada nesse paraíso.
Link Instagram: https://www.instagram.com/stories/highlights/18016916866460920/
Clima: Qual é a melhor época para conhecer as Ilhas Fiji?
O melhor período para uma viagem para as Ilhas Fiji é entre os meses de abril e novembro, durante a temporada seca da região.
Visitei o arquipélago no mês de Novembro, e peguei muito sol durante os 6 dias que fiquei na Ilha Matamanoa, e ainda fui fora da época com o maior fluxo de turismo (Alta temporada = preços mais caros).
Março é o mês mais chuvoso do ano e julho é o mês mais seco, mas coincide também com o maior fluxo de turistas. Julho os hotéis e passeios estarão lotados de turistas.
A temporada de furacões vai de novembro até abril, sendo janeiro e fevereiro os meses mais críticos para esses eventos.
A temperatua da água do mar é super de boa, bem quentinha variando entre 25 a 29 graus dependendo da região e profundidade. Fiz vários mergulhos e utilizei a roupa de neoprene apenas para proteção, pois a temperatura da água é muito boa e agrável para pratica de mergulho e snorkelling.
Idiomas praticados nas ilhas Fiji
Para quem arrisca no inglês (meu caso), viajar para as Ilhas Fiji não será tão difícil. Afinal, o país possui três línguas oficiais, sendo o inglês, fijiano e o hindu. Os grupos étnicos locais falam geralmente a língua de sua origem e o também o inglês, o que de certa forma, acaba facilitando a vida dos turistas no arquipélago.
Para chegar falando bem em Fijiano
Para chegar bem no país é bom aprender algumas palavras do idioma local antes de Viajar para Ilhas Fiji, quando desembarcar utilize o termo “Bula”, que é um uma saudação, que se assemelha a “Como vai?” Eles vão ficar encantados! Outra palavra universal é o obrigado, que em fijiano é “Vinaka“
Anota aí essas dicas de palavras e frases na língua oficial de Fiji, vale a pena conhecer algumas frases locais se estiver viajando para este arquipélago, para você cumprimentar e agradecer as pessoas em Fijiano, em vez do Inglês.
Se você adicionar algumas frases extras no seu vocabulário, os Fiji ficarão encantados com sua habilidade de conversar em sua língua nativa.
Bula = Olá ou Como vai?
Bula é a mais palavra comum que você vai ouvir em toda Fiji e é usado para cumprimentar as pessoas ou dizer olá. Quando você diz bula para alguém, você está realmente desejando-lhe vida .
Ni sa bula / Ni sa bula vinaka = Bem vindo(a)
Ni sa bula é usado como uma saudação mais formal ou como um bem vindo(a). Esta saudação estende-se sobre bula e deseja-se boa saúde e felicidade a uma pessoa.
Vinaka = Obrigado
Vinaka é a segunda palavra fijiana mais comum que se pode esperar ouvir. Isso significa obrigado. Fijianos são muito simpáticos e prestativos, por isso lembre-se de dizer vinaka depois de ser servido qualquer alimento, bebidas ou se alguém lhe oferecer ajuda. Às vezes é encurtado para o que soa como ‘naka‘.
Vinaka vaka levu = Muito Obrigado
Se você é muito grato pela ajuda ou ações de alguém, você pode usar vinaka vaka levu para dizer muito obrigado . A equipe do restaurante pode usar vinaka vaka levu para agradecer a você por jantar com eles, assim como a equipe de varejo quando você fizer uma compra.
Moce = Adeus
Moce significa adeus. O ‘c’ em fijiano é pronunciado ‘th’ então a maneira correta de pronunciar a palavra fijiana para o adeus é ‘mothay’.
Yadra = Olá
Enquanto bula pode trabalhar a qualquer hora do dia, yadra é a maneira oficial de cumprimentar alguém pela manhã.
Kerekere = Por Favor
Os fijianos são muito corteses, por isso é importante usar as boas maneiras. Kerekere significa por favor.
Vacava tiko = Como você está?
Estou bem obrigado! Esta frase significa como você está? Lembre-se, o c em fijiano é pronunciado com um ‘th’. Você pode simplesmente responder com tiko .
Io = Sim
Significa sim. É pronunciado ‘ee-oh’.
Sega = Não
Significa não.
Vainui vinaka e nomu volau = Boa Viagem.
É um desejo que os viajantes façam uma viagem segura, como a versão fijiana de boa viagem.
Moeda – Dólar de FIJI (FJD)
Nas Ilhas Fiji, a moeda local é o dólar fijiano. Em novembro de 2022 eu peguei a cotação da moeda em R$ 2,34 , mas não se anime. No Brasil, nenhuma casa de câmbio comercializa o dólar fijiano. Eu comprei dólar Autraliano, pois também iria explorar um pouco da Austrália durante as férias.
Para evitar muitas conversões de moeda, comprei o dólar Australiano e levei em espécie para Fiji. Em Fiji existem várias casas de câmbio, no aeroporto é a pior taxa de câmbio. Se for possível escolha casas de câmbio na cidade fora do aeroporto.
Na volta para a Austrália fiz a troca pela moeda local assim que desembarquei no aerporto de Sydney.
É importante destacar que ao utilizar o cartão de crédito ou débito internacional, será cobrado uma taxa sobre o valor da compra. Uma dica é usar o dinheiro, porque, dessa forma, você não pagará essa taxa.
Vacina em dia para viajar para Fiji
Antes de Viajar para Ilhas Fiji é imprescindível que você dê uma olhadinha se a sua carteira de vacinação está em dia. Aliás, antes de embarcar, vacine-se contra a febre amarela e não se esqueça de levar o certificado internacional de vacinação.
Como se locomer entre as ilhas em Fiji?
Para chegar até as outras ilhas, provavelmente você estará partindo de Nadi (“Nandi”) onde fica o aeroporto internacional. Do aeroporto você poderá pegar um taxi ou tranfer até o Port Denarau Marina.
O Port Denarau Marina possui uma espécie de Shopping com várias lojas e agências de turismo, onde você poderá agendar vários passeios de day trip, principalmente se você for ficar hospedado na ilha de Viti Levu, que é a principal porta de entrada de Fiji. Viti Levu não é a melhor ilha para hospedar-se em Fiji, explico mais adiante no post.
Umas das principais empresas de tranfer marítimo em Fiji é a South Sea Cruises. Excelente para você transitar entre as prinicpais ilhas e os resorts da região. Os catamarãs partem várias vezes ao dia, para as ilhas próximas onde ficam os resorts.
Aqui no site da empresa South Sea Cruises você pode ver todos os horários.
Dica importante: Escolha o horário de chegada do seu voo, para chegar com antecedência ao Port Denarau, várias rotas para os Resorts só partem 1 vez por dia. Do aeroporto de Nadi até o Port Denarau leva em média uns 25 minutos e o check in para embarque no porto ocorre com 30 minutos de antecedência do horário de partida.
Para quem for usar os serviços da South Sea Cruises, eles oferecem translado gratuito do aeroporto ou do seu hotel até a marina de Port Denarau e vice versa.
Horários dos transfes para os Resorts
Outra opção é reservar o transfer diretamente com o seu hotel. Vários possuem esse serviço com lanchas rápidas. Como eu cheguei em Nadi e já não tinha mais como pegar o catamarã para o hotel, por causa do horário. Para não ter que pernoitar uma noite em Nadi, optei por acertar todo o tranfer com o hotel. Ficou mais caro, mas como eu tinha apenas 6 dias em Fiji e queria mergulhar o máximo possível, não queria perder 1 dia apenas com transfer e pernoite em Nadi. Fechei tudo com a operadora Deep Blue Fiji que fica na ilha Matamanoa, onde fiquei hospedado. A ilha Matamanoa faz parte do conjunto das Ilhas Mamanucas.
Outra opção é a empresa Awesome Adventure Fiji.
Se dinheiro não for o problema e você estiver disposto a pagar bem caro, outra opção são os voos de helicóptero ou hidroavião. A vista deve ser incrível e você chegará bem rápido ao seu destino. Informe-se com o seu hotel, pois a maioria oferece essa opção de tranfer. Para as ilhas mais distantes você vai economizar umas 5 a 4 horas de viagem com o catamarã.
Site da empresa de tranfer aéreo Island Hoppers.
Como programar sua visita as Ilhas Fiji
Escolher a ilha ideal para ficar em Fiji não é uma tarefa fácil, já que são 332 ilhas. Como escolher para onde ir e o que ver e fazer por lá?
Provalvelmente a sua porta de entrada será pelo aeroporto internacional de Nadi, na ilha de Viti Levu. Evite ficar na Ilha Viti Levu e nas proximidades de Nadi, aqui você não encontrará aquelas praias lindas e opções para mergulho. Próximo a ilha exitem regiões com mangues e a água é turva e nem de longe é a Fiji com praias paradisiacas.
Embora a região possua uma excelente rede hoteleira e o preços são bem mais atrativos do que nas ilhas mais distantes de Nadi. As ilhas e as praias mais bonitas estão fora da ilha de Viti Levu. Já que você deu a volta ao mundo para chegar em Fiji, para curtir aquela vibe de Fiji com pé na areia em praias lindas, esse estilo você não encontrará em Nadi.
Dicidir em qual grupo de ilhas ficar não é uma tarefa fácil, ambos possuem ilhas lindíssimas. Eu pesquisei bastante antes de definir o hotel e a ilha onde ficaria hospedado. Nas minhas pesquisas, um dos itens que definiram a minha escolha de ilha e hotel, foi se o hotel possuia um dive center. Um centro de mergulho era fundamental para a minha escolha, já que o principal motivo da viagem era conhecer o incrível fauna marinha da região. Se o local possuia vários pontos de mergulhos nas proximidades e também era uma ilha boa para a prática de snorkelling.
Para facilitar a sua escolha, você deve levar em consideração a quantidade de dias que você ficará em Fiji e o tempo de deslocamento até as ilhas, para otimizar a sua estadia.
Qual a diferença entre os grupos de ilhas Mamanucas e as Yasawa?
Mamanucas
A primeira diferença entre esses dois grupos é a distância de Nadi, sua porta de entrada em Fiji. As Mamanucas ficam mais próximas de Nadi, por isso os hotéis são mais estruturados, posuem melhores restaurante e atrativos também. Pela proximidade de Nadi é mais fácil a chegada de mantimentos, os tranfers são mais rápidos e mais “baratos”.
Se você pratica surf, nas Ilhas Mamanucas fica o famoso Cloudbreak uma das melhores ondas do mundo, ilhas belíssimas com praias de areia branca, incríveis pontos para mergulho de cilindro, corais magníficos para snorkel, um mar turquesa e a ilha Monuriki onde foi filmado o Náufrago.
Ambos os arquipélagos são compostos por cerca de 20 ilhas habitadas, onde geralmente só existe um hotel.
Yasawa
Ao norte do arquipélago das Ilhas Mamanuca existe uma cadeia espetacular de vinte ilhas vulcânicas selvagens e montanhosas. As Ilhas Yasawa há algumas dezenas de anos eram um destino quase inalcançável em Fiji. Para visitá-las era necessário obter um convite do líder da aldeia. Mas tornaram-se entretanto um dos destinos mais procurados para quem visita o Pacífico Sul.
Esse conjunto de ilhas fica mais distante de Nadi, para chegar a primeira ilha das Yasawa leva em média 2 horas ou mais dependendo do mar durante a viagem. Para chegar nas ilhas mais distantes em média 5 horas de catamarã.
As Yasawa também possuem ilhas paradisíacas e intocadas. Por ser uma região bem mais remota os hotéis são mais simples. Algumas ilhas possuem restrição de energia elétrica por exemplo, e por isso, alguns hotéis não possuem ar condicionado nos quartos, outra consideração são as opções gastronômicas mais restritas nas Yasawas devido à distância das maiores ilhas. Por conta disso, os hotéis com mais estrutura e mais luxo por ali podem ser bem caros pelo que oferecem quando comparados aos das Mamanucas.
Por outro lado, por causa dessa estrutura mais simples e pé na areia, muitos hotéis ficaram famosos por oferecerem opções de dormitórios, estilo hostel, o que faz das Yasawas também um destino da maioria dos mochileiros. Muita gente faz mochilão por essa região, e se for este seu estilo, as acomodações compartilhadas são super baratas. Vários hotéis são geridos diretamente pelos habitantes das ilhas. Não há estradas e carros no arquipélago de Yasawa e as aldeias são interligadas por trilhas, que atravessam o interior das ilhas. A economia da população baseia-se na agricultura e na pesca, mas o tipo de exploração turística não-invasiva ajuda as comunidades locais. Os locais turísticos empregam pessoal local, financiando assim as escolas locais e projetos de desenvolvimento eco-sustentável. Algumas ilhas têm picos acima de 500 metros de altura. Todas as ilhas têm um mar lindo, um recife intacto, espectaculares montanhas vulcânicas, praias dos sonhos e uma população amigável.
Onde ficar nas Ilhas Mamanucas ou Yasawa?
Vou colocar aqui algumas opções que fizeram parte das minhas pesquisas de hotéis e ilhas para me hospedar em Fiji. E a minha escolha de hotel e os pontos observados para essa escolha.
Eu sou mergulhador e o objetivo principal da minha viagem foi aproveitar ao máximo para mergulhar em diversos pontos de mergulho. Por essa razão era pimordial que o hotel tivesse um centro de mergulho com uma boa estrutura.
Que a Ilha escolhida também tivesse praias bonitas com faixa de areia branca durante o período da maré alta. Em algumas ilhas as praias somem durante a maré alta.
Onde ficar nas Mamanucas
Matamanoa Island Resort [Minha escolha]
Minha escolha de hospedagem foi o hotel Matamanoa Island Resort. Esse hotel se enquadrava em todos os requisitos que eu procurava. O Hotel possui um centro de mergulho Padi 5 estrelas, praia lindíssima que permanece com faixa de areia durante a maré alta, é adults only, possui uma barreira de corais preservada ao redor da ilha e ficava próximo de vários pontos de mergulho. Posssui tranfer pelo mar e heliporto para receber os hóspedes. Excelente avaliação no booking e tripadvisor.
Dá uma olha nos meus stories do instagram, onde registrei um pouco da minha experiência nesse hotel incrível.
Algumas imagens que fiz na chegada ao Hotel e um pouco durante a minha estadia.
Stories do Instagram com a saída do hote e o retorno para Nadi.
Logo abaixo algumas fotos e o vídeo que eu fiz com o drone lá no hotel.
Outras opções de hotéis nas ilhas Mamanucas que fizeram parte das minhas pesquisas:
Se você optar ficar nas Mamanucas, prefira as ilhas mais distante de Nadi, dessa forma a probabilidade das excursões de um dia chegarem na sua ilha serão mínimas!!! Todas as opções listadas logo abaixo encaixam-se nessa condição.
Tokoriki Island Resort: Esse hotel também possui um centro de mergulho e ficava em uma ilha próxima do Matamanoa, passei na frente e fiz alguns mergulhos nas proximidades da Ilha Tokoriki. Tokoriki Island Resort dispõe de um spa, piscina ao ar livre e 2 restaurantes. A propriedade oferece bures e villas com varanda térrea privativa e uma vista deslumbrante do oceano. O Tokoriki Island Resort Fiji está localizado em uma ilha isolada, a 35 km da costa oeste de Nadi, a 15 minutos de voo do Aeroporto Internacional de Nadi e a 1 hora de barco de Port Denarau (marina).
Na mesma ilha Tokoriki, também temos um dos únicos hotéis de rede de Fiji.
O Sheraton Resort & Spa, Tokoriki Island, Fiji, esse hotel apesar de ter uma estrutura fantástica, não possui centro de mergulho. O centro de mergulho da ilha ficava no outro hotel Tokoriki Island Resort.
Stories do instagram onde eu passei próximo da ilha Tokoriki e mergulhamos próximo ao hotel.
Tavarua Island Resort: Se você é amante do surf, esse é o lugar. Esse hotel fica em uma ilha espetacular e perto de uma das melhores ondas do planeta. As famosas Cloudbreak, ficam a uma curta viagem de barco do hotel. Essa onda está listada entre as 10 melhores do planeta. Você poderá encontrar com os melhores surfistas do mundo nesse local. A Ilha tem o formato de um coração. Também tem vários pontos de mergulho ao redor.
Mais opções de hotéis nas Ilhas Mamanuca, clique aqui.
Opções de hotéis nas ilhas Yasawa que fizeram parte das minhas pesquisas:
Os mais belos locais turísticos das Ilhas Yasawa estão localizados nas ilhas de Kuata, e nessa ilha o hotel Barefoot Kuata Island. Muito bem avaliado no booking e no tripadvisor.
O Barefoot Kuata Island está em uma ilha ideal para a prática de mergulho, possui um centro de mergulho, oferece bar, restaurante, piscina e salão de jogos. As atividades diárias incluem boliche de coco, dança tradicional, música ao vivo e corrida de caranguejo.
Esta propriedade realiza conservação marinha e palestras sobre a vida marinha intrigante, incluindo o seu famoso recife e experiências de mergulhos com tubarões. Você pode mergulhar no local em uma área de mergulho protegida pelo mar.
A propriedade tem um pacote de resort obrigatório, incluindo café da manhã, almoço e jantar, Wi-Fi, equipamento de mergulho com snorkel e caiaques, que devem ser pagos no momento do check-in no resort. O Aeroporto de Nadi fica a 55 km da propriedade.
Hotel Octopus Resort na bela ilha Waya, na Baía Likuliku.
O Octopus Resort possui essas atividades: Aulas de culinária Fiji, noites de fogueira na praia, cerimônias de kava e dança tradicional de Fiji. Há ainda noites freqüentes de cinema à beira da piscina, onde você pode desfrutar gratuitamente de pipoca ou sorvete.
O Octopus Resort LikuLiku Bay está localizado na Ilha de Waya, a 50 km do continente de Fiji. O resort oferece ‘The Magic’, um barco de translado que faz viagens de ida e volta para a ilha diariamente.
Ilha Nacula o Hotel Blue Lagoon Beach Resort
Ilha Naukacuvu, hotel Paradise Cove Resort.
O incrível Hotel Yasawa Island Resort and Spa.
O Yasawa Island fica a um vôo panorâmico de 35 minutos do Aeroporto Internacional de Nadi. Em seguida um translado de 10 minutos para Yasawa Island Resort & Spa através do serviço de translado do resort. Você pode entrar em contato com o Yasawa Island Resort & Spa diretamente para organizar o translado de vôos para a ilha.
Todos os hotéis das Ilhas Yasawa possuem transfers pagos.
Mais opções de hotéis nas Ilhas Yasawa, clique aqui.
O que fazer em Fiji além de relaxar.
Mergulho com Snorkel
Mergulho com Snorkel é uma das minhas atividades preferidas, a grande maioria das Ilhas dos arquipélagos das Mamanuca e Yasawa possuem um barreira de corais ao redor. O detalhe é que algumas barrerias são mais rasas e outras não, algumas são mais próximo das praias e outras mais distantes. Geralmente as partes mais bonitas, onde você encontrará uma maior abundância de peixes e corais, são nas bordas externas das barreias de corais.
Atenção na variação da maré, na maré baixa fica mais fácil fazer snorkel. O mar fica mais calmo e com menos ondulações sobre os corais.
Fiquei na Ilha Matamanoa e é uma das ilhas perfeitas para a prática de snorkel em Fiji. Eu fiquei mais tempo na água do que no própio hotel, passava o dia inteiro megulhando. Mesmo mergulhando 5 dias ao redor da Ilha, não consegui explorar todos os locais de mergulho. A barreira de corais ao redo da ilha é incrível.
Melhor do que palavras são imagens para você ver a beleza do local. Assista o vídeo que eu gravei dos vários mergulhos livres que eu fiz ao redor da Ilha Matamanoa. Inscreva-se no nosso canal.
Encontro com um tubarão galha preta durante o mergulho livre na Ilha Matamanoa. (min 44:05 do vídeo 📹)
Mergulho Autônomo (cilindro) – Mergulhadores credenciados.
Fiji é um dos melhores locais do mundo para a prática de mergulho autônomo (scuba dive). Fiji possui um fauna marinha exuberante e uma incrível variedade de corais duros, moles e corais de couro. A temperatura da água e visibilidade tornam a experiência ainda mais prazerosa. Eu sou suspeito para falar desse lugar, sou apaixonado pelo mar e já mergulho a mais de 30 anos. Fiji estava na minha lista, e realizei esse sonho em novembro de 2022. Aproveite ao máximo a minha estadia no hotel Matamanoa e mergulhei nos melhores locais próximos a ilha. O hotel possui um dive center padi 5 estrelas, com uma estrutura fantástica e bons equipamentos e dive masters. Esse é o site da operadora Deep Blue Fiji que opera nas instalações do hotel.
Assista os Stories do instagram mostrando a operadora Deep Blue.
Stories do Instagram mostrando os pontos de mergulho próximos a ilha matamanoa.
Escolhi a Ilha Matamanoa por causa da varidade de locais de mergulho nas proximidades. Os locais são para mergulhadores qualificados (de todos os níveis) a operadora oferece 2 mergulhos guiados diariamente (dependendo do clima).
Com mais de 20 locais diferentes para escolher ao redor do grupo Mamanuca, incluindo recifes, pináculos, paredões, encontros com tubarões, naufrágios e mergulho noturno (apenas Matamanoa), as opções são infinitas. Todos os mergulhos são guiados por dive masters locais e profissionais PADI que possuem excelente conhecimento dos locais de mergulho da região.
Surfar as melhores ondas do planeta.
As ilhas de Fiji também são famosas pelo surf, com picos conhecidos como Cloudbreak e Restaurants, na ilha de Tavarua. A maioria dos picos fica na parte sul do arquipélago das Mamanucas.
As melhores condições para o Surf em Fiji ocorrem de Março a Novembro.
No canal da mormaii do youtube o susrfista Everaldo Pato Teixeira, explica como funciona a onda de Cloudbreak e Restaurants, em Fiji, localizada no Oceano Pacifico Sul. Com imagens de BoB Perez, direção de Carlos Carpinelli e trilha sonora de Zhen Dutra.
Visitar uma vila típica Fijiana.
A maioria dos hotéis oferecem essa opção de atividade, conhecer uma vila tipica de Fiji. Entrar em contato com a cultura do povo, exstem vilas que ficam na mesma ilha dos hotéis e outras que será necessário um passeio de barco para chegar até as vilas. São vilas simples com um povo acolhedor e super simpáticos. O legal nesse passeio é você levar alguns presentes para as crianças. Bolas, cadernos, canetas e lápis de cor. Tenho certeza que farão o maior sucesso com a criançada.
Ao visitar uma vila fijiana local, é importante se vestir adequadamente. Em primeiro lugar, certifique-se de tirar o chapéu e os óculos de sol ao entrar na vila, pois é um sinal de desrespeito se você o fizer de outra forma. Ao entrar em casa, tire os sapatos e guarde-os com cuidado – geralmente você pode saber onde colocá-los olhando onde há uma pilha de sapatos ou simplesmente seguindo o que seu guia está fazendo.
As mulheres devem cobrir os ombros e usar um vestido longo ou saia, enquanto os homens devem usar calças ou shorts longos. Seu guia informará com antecedência se você violar o código de vestimenta e geralmente terá alguns sulus (sarongues) à mão para você cobrir.
Visitar as várias ilhas desertas da região.
A maioria dos hotéis tem uma programação diária e vale a pena conhecer tudo que você puder! Consulte no próprio hotel essa opção para conhecer as ilhas próximas, conhecer outras praias e outros locais para mergulhar e fazer snorkel nesse paraíso que é Fiji.
Tem a famosa ilha Monuriki Island, que também é conhecida por Modriki, que é a ilha onde foi filmado “O Náufrago”, com o ator Ton Hanks.
Comprar atesanatos nas comunidades nas Ilhas próximas do seu hotel.
Eu aproveitei para comprar algumas máscaras e duas tartarugas de madeira. Tenho uma parede aqui em casa com algumas máscaras de vários lugares do mundo.
Máscara Mako
Essas máscaras esculpidas à mão já foram feitas para representar diferentes deuses ou divindades, bem como conceitos como felicidade, força ou prosperidade. Muitos têm tartarugas esculpidas ou pintadas, refletindo a importância dessa criatura marinha na cultura fijiana.
Tambor Lali
O tambor Lali é outra parte fundamental da cultura fijiana e é usado como forma de comunicação. O som do tambor era frequentemente usado para anunciar eventos importantes nas aldeias. É feito de um tronco de madeira oco, que é batido com outro pedaço de pau para fazer o som. Você pode se esforçar para levar para casa um tambor de tamanho normal, mas há muitas versões menores e mais decorativas para colocar na bagagem como lembranças.
Tapa painting
Essas pinturas estão sobre um pano feito com a casca da amoreira de papel. Os corantes utilizados são todos feitos de produtos naturais, como argila de terracota. As pinturas em lojas de souvenirs são geralmente criadas como um mapa das Ilhas Fiji ou obras de arte de tartarugas.
Tartaruga de madeira
As tartarugas aparecem em uma ampla variedade de lembranças tradicionais de Fiji. Dizem que são símbolos de boa sorte. As tartarugas costumavam ser amplamente consumidas nas Ilhas Fiji devido à sua importância na cultura local. No entanto, a Lei de Pesca de Fiji agora proíbe a matança de tartarugas marinhas. Lembranças de madeira em forma de tartaruga ainda estão amplamente disponíveis, como tigelas, pinturas de tartarugas, esculturas de tartarugas e muitos outros itens.
Cosméticos a base de coco
Fiji possui uma linha de cosméticos da linha Pure Fiji, feitos com óleo de coco. As mulheres adoram esses produtos. No hotel tinham alguns desses produtos disponíveis no quarto.
Informações úteis e conclusões finais
Não se esqueça do adaptador!
Fiji usa o plugue Tipo I, que possui dois pinos inclinados e um aterramento reto – é o mesmo plugue usado na Austrália e na Nova Zelândia. Se você não tiver eletrônicos com plug tipo I, precisará comprar um adaptador para Fiji — eu pessoalmente uso e recomendo esses adaptadores.
DICA: Se você viaja muito, compre o conjunto de adaptador de 12 peças. Eles cobrem todos os plugues em todo o mundo e são convenientes – basta colocar sua bagagem e você está pronto para ir.
Se você chegou até aqui, eu espero que esse post tenha te ajudado e entender um pouco mais sobre esse paraíso tão distante do Brasil.
Fiji é incrível e valeu demais a minha experiência nesse arquipélago do Pacífico Sul. Mais um sonho realizado, gratidão.
Bula Fiji até a próxima.
Se você tem alguma dúvida, escreve aqui nos comentários, terei o maior prazer em poder ajudá-lo(a).
Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.
Este post contém links para sites afiliados e parceiros.
Compartilhar
Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.
São várias as maneiras de compartilhar:
- Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
- Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.
Reserve pelo blog com os nossos parceiros
Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos links dos meus parceiros, você está ajudando o Blog? Nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas, descontos e ajuda o ElaTerraEuMar a produzir mais posts de qualidade.
Então, bora reservar?
Nós agradecemos muito o seu apoio para continuar trabalhando nesse meio.
E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos seus favoritos para quando for planejar sua viagem.
Muito obrigado pela visita, e volte sempre que precisar de algumas dicas ou ajuda para organizar a sua viagem.
Hospedagem
Nós sempre utilizamos o site do Booking.com, pois normalmente tem os melhores preços de hotéis e pousadas, uma variedade incrível de opções, avaliações feitas por hóspedes reais e algumas opções com cancelamento grátis.
Descobrimos o Agoda quando viajamos para Indonésia. Com sede em Singapura , este sistema é o mais usado por estes lados da Ásia. É, de longe, o mais utilizado no sudeste asiático. Pelo Agoda já encontramos quartos excelentes de casal por menos de 6 dólares, enquanto as opções mais baratas do Booking começavam em 12 dólares. Costuma ter promoções relâmpago. Vale a pena dar sempre uma comparada nos preços entre o Booking e o Agoda.
Seguro Viagem – Garanta uma viagem SEGURA
Para viajar bem tranquilo e sem dor de cabeça, não se esqueça de fazer o seu seguro viagem! Já precisamos de atendimento médico durante nossas viagens pelo mundo a fora e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas. Sugerimos sempre fazer uma busca nas opções do site da Seguro Promos.
Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5
Chip Internacional de dados e voz para sua Viagem
Aluguel de Carros
A RentCars possui o site ideal pra quem quer comparar preço entre as locadoras de todo mundo. Pode ser utilizado em viagens nacionais ou internacionais!
Passagens Aéreas
Criar alertas de preço e pesquisar com antecedência são algumas das formas de encontrar passagens mais baratas. Mas uma das dicas mais importantes é acompanhar os preços no site, pois só assim é possível ter certeza de que aquele trecho está com o preço mais baixo.
A melhor dica é: antes de reservar suas férias, faça pesquisas de diversas datas no Passagens Promo. Dessa forma é mais fácil de encontrar passagens aéreas baratas, já que você não fica limitado em datas específicas. Um dia pra frente, ou um dia antes, pode fazer muita diferença no valor da passagem.
Indenizações por problemas com companhias aéreas
A Resolvi é uma startup criada em 2017, que desenvolveu uma plataforma on-line que facilita o pagamento de indenizações para passageiros que tiveram problemas com companhias aéreas como longos atrasos em voos, cancelamentos, overbooking e extravios de bagagens. O mais legal é possibilidade de consultar o valor de indenização para cada caso diretamente na plataforma.
Ingressos para os seus passeios
Vai viajar para o exterior? Garanta ingressos para as melhores atividades turísticas em todo o mundo. Compre online os seus ingressos e não enfrente filas. No Get Your Guide, você encontra ingressos para atrações do mundo todo!
Esse post contém links de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter o nosso blog e não pagará nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!
Sempre confirme datas, preços e informações com antecedência.
Compartilhar
Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.
São várias as maneiras de compartilhar:
- Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
- Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.
Comments are closed.