As Ruínas Maias de Tulum, México.

Playa Del Carmen, foi a nossa base na Riviera Maia, foi o nosso ponto de partida para iniciarmos as visitas as famosas Ruínas Maias do México. A nossa primeira parada foi nas ruínas de Tulum. Nos arredores de Playa del Carmen e na Riviera Maya existem 4 grandes sítios arqueológicos e ruínas de antigas cidades maias, são elas: Chichén Itzá, Tulum, Cobá e Ek Balam.

Durante a nossa viagem pela região tivemos a oportunidade de conhecer 3 ruínas: Tulum, Chichén Itzá, e Cobá.

Tulum, termo maia para definir barreira ou parede. Como o nome diz, o parque – aberto das 8h às 17h – está cercado de muralhas protetoras. Trata-se da única zona arqueológica estabelecida na beira do mar. As ruínas trazem consigo a história dos antigos construtores e as pedras datam de 1.500 anos. Tulum permanecia habitada até a chegada dos conquistadores espanhóis, mas foi abandonada durante o século 16.

É o terceiro sítio arqueológico do México mais visitado, só aparece atrás de Teotihuacan e Chichén Itzá.

Ruínas de Tulum

Cancún é a cidade onde a maioria dos turistas costumam hospedar-se, mas infelizmente ela não é a melhor localizada para quem quer conhecer as ruínas. A ruína mais próxima de Cancún são as de Tulum, distante cerca de 130 km. Chichén Itzá, o sítio arqueológico mais bonito e famoso, fica a mais de 200 km de Cancún. Nós ficamos em Playa del Carmen, um pouco mais próxima das Ruínas de Tulum e Cobá. Fizemos o passeio de um dia inteiro, na parte da manhã fomos para Tulum e na parte da Tarde para Cobá. Tulum fica a uns 70 quilômetros ao sul de Playa del Carmen. Você pode chegar facilmente de carro, e têm linhas de ônibus que cobrem o trajeto entre ambos os destinos várias vezes por dia.

map-playa-del-carmen
A grande maioria dos turistas opta por conhecer as ruínas com as excursões das agências que fazem passeios ida e volta no mesmo dia, foi o nosso caso.  Achei mais vantajoso ir com as agências por causa da comodidade, conforto e um guia incluído. Se você partir de Cancún é possível que você passe mais tempo dentro do ônibus do que curtindo as ruínas. É bem comum a reclamação dos turistas que fazem ida e volta de Cancún para Chichén Itzá devido a distância e o pouco tempo para conhecer as ruínas.

Um pouco da História de Tulum

Tulum ou Tuluum é um sítio arqueológico correspondente a uma antiga cidade muralhada maia. Situa-se ao longo da costa do Mar do Caribe, no sudeste do México, no estado de Quintana Roo, numa região conhecida como Riviera Maya.
A fundação desta cidade parece remontar ao ano 564 de acordo com algumas inscrições encontradas. A cidade de Cobá, cujo apogeu ocorreu cerca de 650, utilizava Tulum como porto de pesca e talvez como porto comercial, para as trocas efectuadas com as cidades da região. Os artefatos de sílex, cerâmica do Iucatão, de jade e obsidiana da Guatemala e em cobre provenientes do planalto central mexicano, demonstram a importância destas trocas. Apesar de alguns vestígios que remontam ao período clássico maia, a grande maioria deles é do período pós-clássico tardio, 1300 anos atrás. Afrescos encontrados em alguns dos edifícios sugerem uma influência mixteca.

Tulum permanecia habitada até a chegada dos conquistadores espanhóis, mas foi abandonada durante o século XVI. Esta cidade era designada pelos maias pelo nome de Zamá, que significa cidade da aurora. Tulum é também uma palavra maia para barreira ou parede, o que se entende facilmente pois a cidade encontra-se rodeada de espessa muralha protetora.

Mais fotos do nosso passeio pelas Ruínas de Tulum

Sempre lotado de turistas de todo o mundo, o sítio arqueológico fica ainda mais cheio aos fins de semana, quando mexicanos entram de graça. O dia com menor movimento é terça-feira, quando se pode explorar a região com mais calma. Neste destino, combinam-se a cultura, a história e uma das melhores praias do México.

A antiga cidade tinha cerca de cinquenta construções, entre edifícios governamentais, residenciais e religiosos. Nela vivia apenas a alta sociedade, pessoas importantes como astrônomos, matemáticos, engenheiros, ou seja, a elite da civilização. As pessoas do baixo clero viviam fora dos limites da cidade. A muralha que a rodeia servia não só para proteção, mas também para enfatizar a divisão das classes sociais.

O principal e maior edifício de Tulum é “O Castelo” (El Castillo), que além de funções religiosas e cerimoniais também servia de farol para que os navegadores avistassem o continente à distância através de tochas colocadas na parte alta da construção no período noturno.O Castelo, encontra-se na beira de um escarpado desde onde podem ser apreciadas as águas cor turquesa do mar do caribe. Este é, sem dúvida, o canto mais fotografado de Tulum.

El Castillo

Outra atração do parque são as iguanas, que deixam os turistas curiosos e alvoroçados. Os animais costumam dar o ar da graça por lá, adoram comer flores e se atraem pela cor vermelha, o que faz com que elas não fujam dos humanos. Eu parei para fotografar cada uma das iguanas que cruzavam o nosso caminho.

No dia da nossa visita a água não estava aquela perfeição azul do caribe que costumava ver nas fotos de Tulum. O mar estava bem mexido e a areia com muitas algas escuras que diminuíram um pouco a beleza do local. Ficamos um ali um tempo curtindo o cenário e depois fomos embora para continuar o nosso dia onde o próximo destino seria Cobá. A nossa vista as ruínas de Tulum durou ao todo umas 2 horas apenas, o parque não é muito grande. É bom completar o dia com outros passeios. Aproveitar para conhecer os cenotes da região, ou até mesmo a praia Paraíso que fica bem próxima das ruínas.  Várias empresas vendem o passeio das ruínas junto com algum parque do grupo Xcaret, acho que não compensa, os parques são passeios para um dia inteiro. 

Gravei um vídeo para vocês terem uma ideia do lugar.

Como chegar nas Ruínas de Tulum

Quem não está de carro tem a opção de visitar o sítio arqueológico através de passeios vendidos pelas agências de turismo locais ou então utilizando o transporte público. A companhia de ônibus ADO oferece linhas que partem dos terminais rodoviários de Cancun e Playa del Carmen com destino à Tulum. Os preços e horários podem ser encontrados no site da empresa.

Outras empresas: Tio Nenê Tours (Empresa brasileira)

Nosso parceiro Get yor Guide oferece passeios para as melhores atividades turísticas em todo o mundo. Tulum e Cobá

Nosso parceiro, a empresa Viator  também oferece diversos passeios em Tulum.

Tour do Grupo Xcaret: o grupo Experiências Xcaret (dos parques Xcaret, Xel-Há e Xplor) oferece alguns tours pelos sítios arqueológicos. É uma empresa renomada e o conforto desses tours geralmente é maior que nas demais agências de Cancun e Playa del Carmen.

Acesso ao parque

O acesso ao sítio arqueológico é o mesmo para quem vai de carro ou de ônibus. A partir do estacionamento, que se encontra bem próximo à rodovia, não é permitida a passagem de veículo e todos os visitantes devem seguir a pé. Neste local há uma espécie de centrinho comercial, com lojinhas, cafés e restaurantes.
Para chegar à entrada principal da área arqueológica de Tulum é preciso encarar uma estradinha de aproximadamente 1 km entre o estacionamento e a bilheteria principal do local.
Uma das formas de percorrer este trecho é através de um trenzinho, que tem o custo de apenas 20 pesos mexicanos por pessoa (aprox. R$4,00) pela ida e volta. O pagamento é feito antes da ida e o passageiro ganha uma pulseirinha que permite pegar o trem de volta no final da visita à cidade murada.

elaterraeumar - tulum

Nós fomos caminhando e foi super tranquilo, podemos avistar vários iguanas no caminho. Mas o calor é grande, levem protetor solar e um chapéu. No caminho têm vários vendedores de picolé, frutas e bebidas.

Distâncias até as Ruínas de Tulum: da cidade de Tulum (2 km), Playa del Carmen (62 km), Valladolid (103 km) e Zona Hoteleira Cancún (133 km).

Valores dos Tickets 

Tulum: Entrada custa 70 pesos (R$ 12,00) por pessoa. Aberto diariamente, das 8 às 17h (último acesso às 16:30 hrs). É a zona arqueológica mais emblemática da costa de Quintana Roo.

Endereço: Carretera Federal 307 Cancún – Chetumal Km 230, 77780 Tulum, Q.R., México.

Observação: os preços e o relato são da época da nossa viagem em Agosto de 2017.

Serviços disponíveis no parque

Tulum tem o seu próprio estacionamento, embora haja um no centro comercial em anexo, com sua própria taxa.  A unidade de serviço do parque possui uma loja, área de emissão de bilhetes e banheiros. Existem instalações para acesso aos deficientes, desde a unidade de serviço até a zona arqueológica.

Contato (Site oficial: Zona Arqueológica de Tulum)

Centro INAH Quintana Roo. Insurgentes 974, Colonia Forjadores, Chetumal, Quintana Roo. C.P. 77025.
Tels. 01 (983) 837 24 11 y 837 0796, ext. 318002 y 318003.
Correo electrónico: direccion.qroo@inah.gob.mx.
Zona arqueológica de Tulum. Tel. 01 (984) 802 5405

Recomendações

Use roupas leves e confortáveis, bem como tênis ou sandálias, protetor solar e leve bastante água. É possível acessar o parque com roupa de banho e toalha para nadar na praia, mas o acesso a alimentos ou grandes pacotes não é permitido.

O que fazer por perto de Tulum após o passeio

Ruínas de Coba

Se você quiser tirar um dia inteiro, foi o que nós fizemos, outra opção é conhecer as ruínas da região, Cobá é outra possibilidade e fica cerca de 40 km de Tulum. Tulum está a aproximadamente 70 km de Playa del Carmen e os meios de locomoção são diversos e baratos.

Praia de Akumal 

Visitar a praia de Akumal na Riviera Maya. Uma das mais bonitas e tranquilas é a Praia de Akumal, muito procurada por turistas que desejam mergulhar em águas rasas acompanhados das tartarugas que habitam o mar naquela região.

Parques do Grupo Xcaret

Visitar os parques da rede Grupo Xcaret: o grupo Experiências Xcaret (dos parques Xcaret, Xel-Há e Xplor). Visitamos o parque Xel-Há e adoramos a experiência, mas reserve um dia inteiro para poder aproveitar bem o parque. 

xelha-elaterraeumar

Cenote dos Ojos

Dos 11 cenotes que visitamos esse foi o melhor, fica bem perto de Tulum. De todas as belezas naturais que já vimos no México até agora, os cenotes Dos Ojos estão em primeiro lugar. Se estiver visitando Playa del Carmen, Cancún ou Tulum, não deixe de dar um pulo para nadar nesse cenote! Mais para o fim da tarde os raios do sol entram pela caverna e o reflexo na água deixa lugar incrível.  Os cenotes são diversão garantida para todos, não importa se é uma criança buscando um lugar para brincar, um adulto buscando uma piscina para se refrescar ou um mergulhador profissional querendo se aventurar por suas inúmeras cavernas sub-aquáticas.

Mais informações no site do Parque dos Ojos.

Boa viagem

Se você tem alguma dúvida, escreve aqui nos comentários, terei o maior prazer em poder ajudá-lo(a).

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Este post contém links para sites afiliados e parceiros.

Planeje a sua viagem com nossos parceiros.

Booking normalmente tem os melhores preços de hotéis e pousadas, uma variedade enorme, avaliações feitas por hóspedes reais, e algumas opções tem cancelamento grátis. Comece agora reservando seu hotel no Booking.com

Um outro recurso é o Airbnb. Ele permite que você alugue casas, sítios, apartamentos, quartos e até embarcações, tem opções para todos os bolsos e gostos, de quartos simples em casas de família até mansões cinematográficas.

O legal do Airbnb, além do preço, é que ele é seguro, tanto para o proprietário como para quem está locando, é possível ver as avaliações de outros hóspedes e você paga no cartão de crédito no ato da reserva, podendo inclusive parcelar, e o proprietário recebe apenas 24 horas após sua entrada.

Já reservei hospedagem para as minhas viagem e consegui uma economia de cerca de 60%, vale muito a pena.

Cadastre-se no Airbnb através desse LINK e ganhe R$130 de desconto em sua primeira viagem.

Seguro Viagem – Garanta uma viagem SEGURA

Para viajar bem tranquilo e sem dor de cabeça, não se esqueça de fazer o seu seguro viagem! Já precisamos de atendimento médico durante nossas viagens pelo mundo a fora e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas. Sugerimos sempre fazer uma busca nas opções do site da Seguro Promos

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro que tenha o melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Esse post pode contem links de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Sempre confirme datas, preços e informações. 

Na lateral direita existem vários banners dos nossos parceiros (com descontos exclusivos), você não pagará nada a mais pelo serviço e ainda ajuda o nosso blog. Desde já nós agradecemos.

Compartilhar

Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.

São várias as maneiras de compartilhar:

  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Cancun? Então,leia também as nossas outras dicas sobre o México.

Ilha Holbox, como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho com tubarões baleia na Ilha Holbox, México.

Cozumel – Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Caye Caulker o paraíso em Belize. Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho no Great Blue Hole, Belize.

Ela terra Eu mar nas redes sociais.

logo-menor

Siga Ela Terra Eu Mar no Instagran.

Inscreva-se no nosso Canal de Vídeos no Youtube.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: