Cozumel – Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Ficamos 20 dias passeando pela Riviera Maia no México. Entre Cancun, Playa del Carmen, Tulum e Cozumel. Fizemos Playa del Carmen como base, pois era mais central, e facilitava para fazer diversos  passeios e conhecer as ruínas Maia. Reservamos 5 dias para ficar em Cozumel. Na próxima vez vou ficar mais tempo, pelo menos uns 7 dias. Vou passar aqui no post, algumas dicas para você aproveitar ao máximo essa ilha espetacular.

Essa ilha é um destino especial para quem curte praia, mar e natureza: San Miguel de Cozumel, mais conhecida apenas por Cozumel. É uma ilha mexicana que fica a 35 minutos de ferry boat de Playa del Carmen.

A ilha atrai muitos turistas, principalmente os mergulhadores (meu caso :)). Foi declarada um dos melhores destinos de mergulho do mundo por ninguém menos que o meu amigo Jacques Custeau em 1961. Mas mesmo que você não seja um mergulhador certificado, vale muito a pena conhecer esse lugar, as praias são belíssimas.

Cozumel Atualmente é muito procurada por mergulhadores, devido as suas águas claras e quentes e a grande concentração e diversidade de vida marinha.

Ao sul da ilha fica a segunda maior barreira de corais do mundo (perdendo apenas para a australiana), que unida à visibilidade do mar que em média é de 30 metros, qualquer mergulho por mais raso que seja, ou até mesmo de snorkel, rende uma visão espetacular.

O Sistema mesoamericano de barreiras de recifes fica ao longo das costas do México, Belize, Guatemala e Honduras se estende um importante sistema de recifes de corais por mais de mil quilômetros. Em sua extensão estão diversas áreas de preservação ambiental, como o Parque Nacional de Arrecifes de Cozumel, a Barreira de Corais de Belize, a Reserva Marinha de Hol Chan, a biosfera de Sian Ka’an e o Parque Marinho de Cayos Cochinos. São cerca de 60 espécies de corais, 500 tipos de peixes e 350 diferentes moluscos que convivem em harmonia. O sistema disputa com as Lagoas da Nova Caledônia o posto de segunda maior concentração de corais do mundo. A posição das duas diverge conforme as diferentes fontes.

Dá uma olhada nas nossas fotos.

A ilha em nada se parece com Cancun em termos de infra estutura, mesmo vivendo quase que exclusivamente de turismo também. A grande diferença está no clima de cidade do interior, que se percebe logo na chegada com a diferença das ruas (agora estreitas), do comércio (praticamente todo em lojas de rua), dos restaurantes (quase todos típicos) e da menor quantidade de hotéis e resorts vistos no trajeto ao hotel.

Localizada 60 quilômetros ao sul da agitação de Cancun, a ilha de Cozumel ficou famosa não só pela sua beleza natural, mas também pelo clima de cidade do interior.

A localidade, que possui 75 mil habitantes sortudos, tem uma infraestrutura simples, mas ainda assim conta com resorts e hotéis com sistema all-inclusive, além de excelentes restaurantes.

As duas principais atrações da ilha são suas praias de água cristalina e a famosa barreira de coral. Considerada a mais bela de todas no México, a praia do Parque Chankanaab é a principal atração local em terra. Margeada por um mar a “la Caribe” com areia branca, ela também é famosa pelos milhares de pequenos e coloridos peixes que nadam entre os banhistas. Para quem não é muito fã de calor e sol, a dica é conhecer o interior do Parque Chankanaab e sua rica fauna e flora.

Já para quem prefere mergulhar, a ilha é o destino perfeito e os melhores pontos para curtir as belezas do fundo do mar são as áreas de Colômbia, Palancar e Cielo. Com uma visibilidade debaixo d´água que varia entre 30 e 60 metros, estes pontos de mergulho são os mais disputados pelos turistas. Durante as imersões é possível ver de perto tartarugas-marinhas, estrelas-do-mar e milhares de peixes multicoloridos, que transformam a água esverdeada num arco-íris vivo.

Como chegar em Cozumel ?

Há várias opções para chegar em Cozumel. A mais comum é pelos ferries que partem de Playa del Carmen que levam cerca de 35 minutos para fazer a travessia. As empresas que prestam esse serviço são a Ultramar, Barcos Caribe e a México Water Jets, com ferries a cada hora e às vezes com horários intercalados. Como tivemos a oportunidade de usar o serviço prestado pelas duas empresas, eu recomendo a Ultramar, pois, o ferry é mais confortável, balança menos e a wi-fi funcionou perfeitamente durante todo o trajeto. O valor cobrado pela travessia é de 280 pesos mexicanos ida e volta (em torno de R$40). Dica para não passar mal: viaje no segundo andar e sente-se no meio.

Um pouco da nossa travessia de Playa del Carmen para Cozumel.

Site da Ultramar (Clique aqui)

Site da México Water Jets (Clique aqui)

Site da Barcos Caribe (Clique aqui)

Tirei essas fotos no terminal de Cozumel bem cedinho, pois partiríamos para Belize.

Playa del Carmen é uma boa opção para quem quer unir um pouco da badalação de Cancun, com praias de livre acesso e preços mais acessíveis. A cidade não é muito grande, mas tem diversas opções de hospedagem, alimentação e lazer para todas as idades. E você pode fazer o passeio de um dia (bate e volta) em Cozumel e retornar para Playa del Carmen.

As outras formas para se chegar a Cozumel são em cruzeiros que chegam todos os dias (menos aos domingos) na ilha e de avião. A quantidade de navios na cidade é muito grande, a cada dia ancoram em média quatro cruzeiros pela manhã e partem no inicio da noite, já os aviões são em sua maioria de vôos fretados vindos dos EUA e Europa, mas também possui a MayAir que faz voos de Mérida e Cancun para Cozumel .

Afinal, qual é a melhor época para viajar para Cozumel?

Abril e Maio: ao meu ver são os melhores meses para visitar Cozumel. Chove muito pouco, após a Páscoa é baixa temporada (os preços estão mais baixos) e as temperaturas estão boas.

Fevereiro e Março: poucas chuvas. Os preços são da alta temporada.

Junho e Julho: são meses quentes. Junho chove um pouco mais. Julho é um bom mês, a chuva dá uma trégua e embora seja o começo da temporada de furacões é raríssimo que ocorra um nesse mês.

Agosto, Setembro e Outubro: apesar de serem meses quentes é a pior época, já que as chuvas são mais constantes e são os meses com a maior incidência de tempestades e furacões. É o período mais barato.

Novembro: chove menos que Setembro e Outubro. O risco de tempestades e furacões é menor.

Dezembro e Janeiro: são meses da alta temporada, com chuvas médias e temperaturas menos quentes. Os preços estão mais caros.

Outros fatores que devem ser analisados:

Alta temporada em Cozumel e região: a alta temporada em Cancún ocorre no período do inverno (do Natal à Páscoa), quando muita gente escapa do frio do hemisfério norte. Os picos dos preços altos são o Natal e o Réveillon.

Baixa temporada em Cozumel e região: vai da Páscoa até o Natal, período com preços mais baratos para viajar. Os meses de verão são de baixa temporada, porque coincidem com a época de mais chuvas e com a temporada dos furacões.

Nesse site você pode ver a distribuição da incidência de chuvas na região de Cancún.

Quantos dias ficar em Cozumel?

Se for mergulhar (meu caso), recomendo de 5 a 7 dias. Se for apenas conhecer e não for mergulhador, de 3 a 5 dias serão suficientes.

Qual moeda levar para Cozumel e região?

Ao meu ver a moeda que mais compensa levar desde o Brasil é o dólar. Ao comprar pesos mexicanos aqui no Brasil provavelmente o valor do câmbio será muito desfavorável. Vale a pena levar dólares daqui e fazer o câmbio para pesos lá no México.

Valor do câmbio em Play del Carmen e região? Na época da minha viagem, Agosto de 2017, o valor do câmbio comercial era 1 dólar = 19,30 pesos mexicanos (dificilmente você conseguirá comprar pesos pelo valor comercial). Nas casas de câmbio em Cancún, Playa del Carmen, Cozumel e região a cotação girava em torno de 1 dólar = 17,15 pesos mexicanos.

Vale a pena usar dólar ou peso mexicano na região?

A moeda oficial é o peso mexicano, mas o dólar norte-americano é aceito na maioria dos estabelecimentos turísticos: lojas, restaurantes, atrações turísticas, agências de passeios, parques, etc. A boa notícia é que muitas vezes a cotação nesses estabelecimentos é melhor do que nas casas de câmbio. Analise bem: como eu disse acima, na época da minha viagem a cotação nas casas de câmbio girava em torno de 1 dólar = 17,15 pesos mexicanos.Vale a pena pagar com dólar em muitos estabelecimentos (lojas, restaurantes, agências, parques, etc.) a cotação estava 1 dólar = 18,50 pesos, 17,50 pesos, 17,80 pesos e vi até por 19,00 pesos. Nesses casos usar o dólar era mais vantajoso.

Vale a pena pagar com pesos em outros estabelecimentos a cotação estava 1 dólar = 16,00 pesos, 15,00 pesos e tinha até por 12,00 pesos. Nesses casos usar pesos era mais vantajoso.A maioria dos estabelecimentos possui uma placa ou um aviso com o valor do câmbio. Muitos restaurantes trazem a conta com o valor nas duas moedas. E caso não haja o valor da cotação, você pode perguntar qual é a taxa de câmbio. É normal fazer essa pergunta por lá, não se preocupe. Até a sua viagem o peso mexicano pode ter se valorizado ou desvalorizado.

>> O ideal é sempre ter em mãos dólares e pesos.

A estratégia que eu usei foi sempre ter as duas moedas em mãos, verificar o valor do câmbio no estabelecimento e pagar com a moeda que mais estava compensando.

>> Sempre tenha pesos mexicanos.

Alguns locais, como o ticket de entrada das zonas arqueológicas (Chichén Itzá, Tulum, Cobá, etc.), não aceitam pagamento em dólares, somente em pesos mexicanos.

Andei de táxi em Cozumel, Cancun e Play del Carmen, os taxistas faziam um câmbio muito ruim para pagar em dólares. Pagar os táxis com pesos mexicanos era muito mais vantajoso.

Como comprar dólar barato?

Recentemente eu descobri uma ferramenta sensacional para encontrar a casa de câmbio com a cotação mais barata do Dólar, Euro, Libra e demais moedas.

Dinheiro e cartão pré-pago, o bacana é que além de dinheiro vivo (em espécie) também dá para ver a melhor taxa de câmbio no cartão pré-pago (como o Visa Travel Money e o Cash Passport Mastercard). Compre a moeda certa antes de pesquisar a cotação mais barata você deve saber qual é a melhor moeda para levar no seu destino. Quase sempre é uma dessas três: Dólar, Euro ou Libra.

O Melhor Câmbio é uma ferramenta que compara os preços de várias casas de câmbio nas principais cidades.

Simples, prático e fácil visualizar qual casa de câmbio na sua cidade que está oferecendo o preço mais barato da moeda que você deseja comprar.

>> Importante: dê a sua oferta. O recurso mais bacana é a possibilidade de você fazer uma oferta com um valor ainda mais barato para comprar a moeda.

Sobrou dinheiro da última viagem? Uma boa notícia é que além das cotações para comprar o Melhor Câmbio também compara o valor para você vender a sua moeda.

Site da ferramenta Melhor Câmbio (Clique aqui)

Onde ficar em Cozumel?

Há algum tempo, o blog Ela Terra Eu Mar fechou uma parceria com o site Booking.com .

E como funciona essa parceria?

Toda vez que fizerem uma reserva através de um link do Booking.com, através de alguma caixa de pesquisa no final da postagem, ou da caixa de pesquisa que fica na barra lateral direita aqui do blog, ganhamos uma porcentagem do valor da sua reserva.

Mas e o valor final para você, como fica?
Posso te garantir que você não pagará nada a mais por isso!! Você pode até fazer um teste, pesquise um hotel através do link do Booking.com aqui do blog e abra uma aba independente do blog, acesse o site Booking.com, e pesquise o mesmo hotel. Garanto que o valor será o mesmo!! Você não paga nada a mais por isso.

Então, se o valor é o mesmo, por que não dar uma ajudinha aqui para o blog? 

Desde já nós agradecemos e assim você nos ajuda a continuar compartilhando as nossas dicas.

Mapa de Cozumel cozumel

Maps (Clique aqui)

Como a maior parte dos turistas que vão a Cozumel são passageiros dos cruzeiros, o preço da hospedagem é bem abaixo dos valores cobrados em Cancun. Os hotéis da ilha também são no sistema all-inclusive, permitindo que o hóspede fique todo o tempo que quiser no hotel sem se preocupar com alimentação e lazer, já que está tudo incluído.

Todo o transporte é feito basicamente em taxis e que não possuem taxímetro, ou seja, você combina antes o valor da corrida (pergunte na recepção do hotel o preço). Também é possível alugar jipes e motos do tipo scooter para andar por todos os lugares. Dependendo do hotel em que você se hospedar (se for mais próximo do centro) é possível fazer tudo a pé mesmo.

Para facilitar a sua escolha vamos dividir a ilha em regiões e vou explicar um pouco sobre cada uma delas, além de indicar os melhores e mais procurados hotéis de cada região.

Centro perto do terminal dos ferry

Se você pretende conhecer atrações que estão no continente (ruínas maias, parques da rede Xcaret, cenotes) considere dividir a hospedagem entre Cozumel e alguma cidade no continente (Playa del Carmen ou Tulum). Não creio que vale a pena ir até essas atrações a partir de Cozumel. A travessia de ferry-boat (ida e volta) tomará um bom tempo do seu dia.

San Miguel de Cozumel é a única cidade, e fica no centrinho da ilha próximo ao terminal do ferry. É o lugar ideal para quem deseja ficar junto à estrutura comercial, de transporte e de serviços. E também do agito noturno (bares, restaurantes, baladas). O bom de ficar no centrinho é que você estará próximo dos shoppings, lojas, locadoras de carros, agências de passeios, do terminal do ferry-boat, do aeroporto, etc.

O ruim de ficar no centrinho de Cozumel é que não há praia. Mas não vejo isso como um problema, já que na minha opinião o interessante é explorar a ilha e não se fixar em um ponto. Se o perfil da sua viagem é passar o dia explorando as praias da ilha e/ou fazendo mergulho creio que ficar no centrinho seja uma excelente opção:

No centrinho fica o maior número de hotéis (muitos são econômicos). Você se hospedará no local que concentra a principal estrutura turística, comercial e de serviços. O centrinho é o principal ponto de agito noturno. São poucas as opções de hotéis de frente para o mar no centrinho de Cozumel. Um deles é o all inclusive Cozumel Palace, que é um dos melhores e mais imponentes da ilha. O Hotel Cozumel & Resort fica do outro lado da avenida, mas possui uma estrutura de frente para o mar com uma prainha artificial.

Muitos estabelecimentos ficam nas proximidades da praça principal e do terminal de ferry-boat de passageiros, o ponto mais movimentado do centrinho. Na avenida beira-mar estão o Casa Mexicana, o Hotel Boutique Vista del Mar, o Safari Inn e o Suites Bahia. Distantes menos de 100 metros da avenida beira-mar ficam o Flamingo Hotel, o Plaza Cozumel e o Suites Colonial.

Entre os hotéis no centrinho veja o Beds Friends, o Kovky Villa e o 2Tank Dive. Também econômicos são o Hotel Posada Edem e o Hotel Mary Carmen. Um no sistema All inclusive Cozumel Palace-All Inclusive. Um hotel boutique Hotel B Cozumel-Boutique by the Sea

Mais opções de hotéis (Clique aqui)

Do centro para sul da ilha. (Local que escolhemos)

No caminho entre o centro e o sul da ilha fica a maioria dos resorts e grandes hotéis de Cozumel, que apesar de ficarem mais distantes do centrinho, estão mais próximos das melhores praias e beach clubs da ilha.

Eu considero essa região uma boa opção para quem deseja ficar em um hotel com boa estrutura e dividir a estadia em: alguns dias curtindo o hotel / alguns dias fazendo mergulhos ou explorando a ilha. A maioria dos grandes hotéis possuem uma operadora de mergulho, mas geralmente os passeios/aluguel de equipamentos são mais caros que nas agências do centrinho. Para se deslocar você terá que alugar um carro, uma moto ou usar táxis. Um detalhe importante é que muitos dos hotéis e resorts dessa região não possuem praia com faixa de areia, embora fiquem de frente para o mar (alguns com a avenida beira-mar em frente).

Essa região entre o centro e o sul da ilha possui 3 áreas distintas:

  1. Perto do terminal de cruzeiros (bem próximo do centrinho).
  2. Centro-Sul da ilha(um dos melhores locais para snorkel e onde ficamos hospedados).
  3. Sul da ilha (as melhores praias e beach clubs).
  4. Perto do terminal de cruzeiros (onde há uma estrutura com lojas, bares e restaurantes). É uma localização interessante: perto do centrinho, perto do terminal de cruzeiros e no caminho para o sul da ilha.

Não há praia com faixa de areia (algum hotel pode ter uma prainha artificial).

Perto do terminal de cruzeiros ficam os hotéis:

Blue Angel Resort (onde ficamos hospedados, apesar do nome é um hotel pequeno).

Blue Angel Resort
Carretera Costera Sur Km. 2.2
Cozumel, Quintana Roo, 77600, Mexico

Nossa experiência na hospedagem no Blue Angel Resort

Ficamos 5 dias em Cozumel. Adoramos o hotel, o serviço, o quarto é amplo com ar-condicionado,tv à cabo, frigobar, cofre, suíte com chuveiro e todos virados para o mar. Os quartos são limpos diarimente. Gostamos tanto do restaurante do hotel que só fizemos as refeições no próprio hotel.  Como é um hotel pequeno, não tem aquela muvuca para o café da manhã, almoço e jantar. Você poderá utilizar a estrutura do hotel tranquilamente.

A equipe Blue Angel foram muito educados e prestativos. Boa loja de equipamentos de mergulho. Muito confortáveis. Bom restaurante ao ar livre serve 3 refeições e lanches. Bar de serviço completo. Fica a 2 km do centro da cidade. Eles têm tudo o que você precisa. Alugar uma scooter e tour na ilha!

No jantar todos os dias tinha um música ao vivo, se o barulho te incomoda, peça um quarto distante do bar. Na frente do hotel é possível fazer snokel. Eu aproveitei e mergulhava até durante a noite.

Está em dúvida, dá uma olhada nas avaliações no TripAdvisor.

Figura ilustre do hotel é a gatinha Baguira. Minha companheira. Enquanto eu estava escrevendo o post no hotel, ela ficava pedindo carinho e ficava deitada ao meu lado.

DSC_0003

Nossas comilanças no hotel, o regime foi pro espaço.

Um  pouco mais da estrutura do hotel

 

Outras opções. VillaBlanca Garden Beach Hotel e bem perto do terminal de cruzeiros estão o Casa Del Mar Hotel & Dive Resort, o all inclusive Grand Park Royal Cozumel e o hotel El Cid La Ceiba Beach (colado à estrutura de lojas e restaurantes do terminal de cruzeiros).

Mais opções de hotéis (Clique aqui)

No centro-sul da ilha

Esses hotéis ficam num trecho sem faixa de areia, mas que é considerado um dos melhores para snorkel em Cozumel. Mais distantes do centrinho, eles ficam em pontos isolados, sem muita estrutura ao redor. Mais próximos do sul, o acesso é fácil às melhores praias, beach clubs e parques da ilha.

Nessa região ficam os hotéis:

Presidente InterContinental (um dos mais sofisticados de Cozumel, possui prainha com faixa de areia).

The Landmark (perto do The Money Bar Beach Club, excelente ponto para snorkel).

Fiesta Americana (um dos melhores all inclusive).

The Explorean (um pequeno hotel all inclusive).

Mais opções de hotéis (Clique aqui)

No sul da ilha

Aqui ficam as melhores praias, beach clubs e parques de Cozumel. A desvantagem é que essa região é a mais distante do centrinho, uns 20 km. No sul da ilha predominam grandes resorts all inclusive localizados de frente para o mar em praias com faixa de areia. Se o seu sonho é um resort com uma praia caribenha em frente, aqui é o seu local em Cozumel.

Nessa região ficam o Sunscape Sabor, o Secrets Aura (só para adultos), o Allegro, o Occidental Grand e o Iberostar.

Mais opções de hotéis (Clique aqui)

Norte da ilha

Ao norte do centrinho também há algumas opções de hospedagem. A desvantagem aqui, na minha opinião, é que você estará no lado oposto das melhores praias, beach clubs e parques. Não fique nessa região.

Costa Leste

Todos os hotéis indicados até aqui ficam na costa oeste de Cozumel de frente para o continente, onde está toda a estrutura da ilha e também as melhores praias e pontos para mergulho. A costa leste de Cozumel é desabitada e possui praias selvagens, com o mar forte. Algumas praias possuem uma estrutura com bar ou restaurante (bem mais simples que os da costa oeste).

Na costa leste fica o Ventanas Al Mar, um pequeno hotel de frente para o mar que é um verdadeiro refúgio. Embora distante do centrinho, o acesso é por estrada asfaltada. Recomendo esse lado da Ilha apenas para quem gosta de lugares isolados. Um carro é essencial para se deslocar. A distância até o centrinho é de 20 km.

Mais opções de hotéis (Clique aqui)

O que fazer na Ilha de Cozumel?

cozumel

Mergulhos em Cozumel

Como eu já disse, em Cozumel fica a segunda maior barreira de corais do mundo e a ilha é um dos melhores locais para mergulho.

Para descobrir os segredos subaquáticos de Cozumel, o viajante pode escolher por mergulhos com snorkel ou com cilindro. Não pode faltar uma máquina a prova d’água para registrar todos os cenários e, claro, você neles.

São muitos os pontos de mergulho na ilha, mas os melhores se concentram ao sul da ilha, na famosa Parede de corais de Santa Rosa, com mais de 40 metros de profundidade e inúmeras espécies de peixes, anêmonas, lagostas, tartarugas e até tubarões. Paso del Cedral é outro paredão que requer um mergulho profundo, com a oportunidade de avistar peixes grandes, moreias, tartarugas, lagostas, tubarões e muitos outros animais marinhos.

Com visibilidade de até 70 metros de profundidade, jardins coralinos multicoloridos e cavernas, o Recife Palancar é outro ponto imperdível! Já para quem quer fazer snorkel apenas, o Parque Nacional Subaquático de Chankannab tem uma enorme lagoa que mais parece um aquário cheio de vida marinha.

São inúmeras a agências que oferecem passeios de barco com mergulho e/ou snorkel. A maioria dos passeios saem do píer no centrinho de Cozumel, mas também há passeios de barco que saem de Playa del Carmen e de outros pontos da Riviera Maya.

Na Viator dá para ter uma ideia dos preços e contratar um passeio de barco: Mergulho Cozumel

Minha experiência nos mergulhos em Cozumel.

Nós ficamos hospedados no Hotel Blue Angel Resort, o hotel já possui um dive center. (BADASSBlue Angel Dive Shop and Scuba School) Fechei um pacote de mergulhos lá no hotel mesmo. Saíamos do pier perto da piscina. A operação de mergulho foi fantástica. O dive master Andrew é muito experiente e conhece os melhores pontos de mergulhos. A estrutura do dive center é completa e a equipe é super profissional. Eu recomento utilizar esse dive center para organizar os seus mergulhos. Grande parte da beleza de Cozumel está em baixo d’água.

O dive center está aberto diariamente de 07:00 às 17:00.

Alguns pacotes

1 dive trip per diver: (2-Tank Boat Dive: $95 + Tax)

2 to 4 dive trips per diver: (2-Tank Boat Dive: $90 + Tax)

5 or more trips per diver: (2-Tank Boat Dive: $85 + Tax)

Available Services:

  • Twilight Dive (2-tank): $95 + Tax
  • Night Dive (1-tank): $55 + Tax
  • Snorkel Boat: $39 + Tax
  • Private Dive Master: $55 + Tax

Fotos do dive center, e esse de camisa branca ao meu lado, é o Andrew.

Assista os vídeos que eu gravei dos mergulhos nesse paraíso.  Passa lá no canal (Clique Aqui)

Atividades submarinas e aquáticas em Cozumel

Além de mergulhar em Cozumel é possível fazer diversas outras atividades relacionadas à vida marinha. Veja algumas delas (nos links dá para ver os preços e reservar as atrações):

Grande parte dos turistas que passam o dia na Ilha de Cozumel alugam um carro, jipe ou uma motinho para dar uma volta na ilha (rota em branco no mapa acima, percorrida em sentido anti-horário). Ao longo dessa rota está a maioria das principais atrações de Cozumel. Você pode partir de Playa del Carmen, atravessar com o ferry-boat, alugar um carro e dar a volta na ilha parando em algumas atrações pelo caminho.

Alugar um carro não é a única forma de aproveitar a ilha:

  • Você pode contratar um passeio de barco para fazer mergulho ou um passeio de escuna.
  • Se a sua intenção é passar o dia em apenas uma praia, bar de praia ou parque, talvez saia mais barato ir e voltar de táxi (em vez de alugar um carro).
  • Se você for para Cozumel em um cruzeiro veja quanto tempo o navio vai permanecer na ilha e se não é mais prático contratar os passeios oferecidos pelo próprio cruzeiro.

Mas se o seu desejo é circular pela ilha, conhecer várias praias e pontos turísticos eu recomendo alugar um carro (ou quem sabe uma scooter) e dar a volta na ilha.

Dirigir em Cozumel é muito fácil. Veja no mapa acima a rota (em branco) para dar a volta na ilha. As principais atrações que você pode visitar em Cozumel ficam ao longo dessa rota que tem cerca de 65 km e geralmente é percorrida no sentido anti-horário.A estradas são boas e relativamente bem sinalizadas. Há postos de combustíveis apenas no centrinho.

Locadora de carro em Cozumel

isis_rent
Página no Facebook

Rentadora Isis Cozumel (Página no Facebook). Essa Rentadora foi uma indicação que eu recebi no TripAdvisor. A Rentadora Isis está localizada no centrinho de Cozumel, distante uns 300 metros a esquerda do terminal do ferry-boat.

A proprietária é a Dona Margarita. Em Cozumel é comum o aluguel de fuscas conversíveis, Jeeps Wrangler e motos scooters.

Consulte as informações atualizadas no site da Rentadora Isis

Beach clubs, parques à beira mar e praias em Cozumel

São inúmeras as opções e para facilitar vou dividi por região:

  • Sul da ilha
  • Leste da ilha
  • Norte da ilha

Alguns beach clubs exigem um valor mínimo de consumação e outros funcionam no sistema all inclusive. Consulte nos links abaixo os preços, horários e mais detalhes.

Sul da ilha

O sul é a melhor parte da Ilha de Cozumel, onde estão as praias mais estruturadas da ilha. Há bares de praia simples, outros mais estruturados e parques com praia, atividades aquáticas e restaurantes.

Algumas praias e bares dessa lista não ficam exatamente no sul da ilha, mas eu coloquei aqui porque eles estão no caminho para o sul.

Sunset Beach Club: fica bem próximo do centrinho. Esse trecho onde está o Sunset (e os próximos beach clubs listados abaixo) é um dos melhores para snorkel em Cozumel, onde a barreira de corais fica junto à orla da ilha. Geralmente não há faixa de areia (praia), mas o visual de águas cristalinas é lindo. O Sunset não é muito grande, mas há opções de alimentação e estrutura para mergulho e snorkel. Mais informações: Sunset Beach Cozumel

The Money Bar: O The Money Bar é um ícone em Cozumel e tem um dos melhores locais para snorkel. Ele fica mais ao sul do Sunset Beach, já mais afastado do centrinho. Não há praia com faixa de areia, mas as espreguiçadeiras ficam de frente para um mar azul cristalino, muito lindo. O ambiente é muito bacana e tranquilo. Não há consumação mínima e os preços são justos. Recomendo. Mais informações: The Money Bar Cozumel

Playa Uvas Beach Club: possui pacotes all inclusive, open bar ou um ticket que vale apenas para fazer snorkel. Oferece passeios de barco, buggy, etc. Mais informações: Playa Uvas Beach Club Cozumel

Chankanaab Beach Adventure Park: um dos parques mais estruturados de Cozumel com praia, recifes de corais, estrutura para mergulho e snorkel, lagoa, tirolesa, nadar com golfinhos, entre outras atrações. Compre os tickets e veja mais informações na Viator: Chankanaab Beach Adventure Park Cozumel

Pesquise aqui no site da Cozumel Parks

Playa Corona Beach Club: beach club com estrutura mais simples onde é possível fazer um bom snorkel.

Skyreef Beach Bar: é o último bar do trecho onde os corais ficam junto à orla. O Skyreef possui um bar de praia e estrutura para snorkel. Mais informações: Skyreef Beach Bar Cozumel

Paradise Beach Club, San Francisco Beach Club e Carlos’ n Charlie’s Beach Club: estão localizados um ao lado do outro na Playa San Francisco. Nesses bares (e os listados mais abaixo) os recifes de corais estão um pouco mais distante da orla (mas geralmente dá para ir nadando para fazer snorkel) e a praia possui boa faixa de areia. Os 3 beach clubs reúnem uma boa estrutura com caiaques, jet skis, parasailing, banana-boat, brinquedos infláveis na água, etc. O Paradise e o San Francisco são maiores, oferecem mais atividades e possuem piscina. Mais informações: ParadiseSan Francisco e Carlos’ n Charlie’s.

Playa Mia Grand Beach & Water Park: grande estrutura com piscinas, toboáguas, praia, brinquedos infláveis na água, caiaque, etc. Compre os tickets e veja mais informações na Viator: Playa Mia Grand Beach & Water Park Cozumel.

Mr. Sancho’s Beach Club: é um clube de praia grande, com brinquedos infláveis na água, piscina e outras atividades. Há opções de pacotes all-inclusive. Compre os tickets e veja mais informações na Viator: Mr. Sancho’s Beach Club Cozumel.

Nachi Cocom Beach Club: esse é para quem busca algo mais tranquilo e confortável. O Nachi Cocom aceita no máximo 100 clientes por dia e funciona no sistema all-inclusive. Dá para reservar pelo site: Nachi Cocom Beach Club Cozumel

Alberto’s Beach Bar: para quem quer curtir uma praia com uma boa estrutura de bar/restaurante, mas sem tanta muvuca (já que não há muitas atividades). Mais informações: Alberto’s Beach Bar Cozumel

Playa Palancar: ranqueada como uma das praias mais lindas de Cozumel e com uma estrutura de bar/restaurante (sem muitas atividades).

Punta Sur Eco Beach Park / Papito’s Beach Club: o Punta Sur é o parque mais extenso da ilha, localizado no extremo sul dela. É preciso pagar para entrar e no parque há as seguintes atrações: Farol Celarain (dá para subir no farol e apreciar a linda vista), lagoa com crocodilos, torre de observação na lagoa, Museo de La Navegación, El Caracol (uma pequenina ruína maia) e o Papito’s Beach Club (um bar de praia/restaurante), que fica em uma praia deslumbrante, com mar azulzinho do Caribe. Eu indico apenas para quem estiver com carro alugado, já que as atrações do parque ficam distantes uma das outras e os acessos são por estrada de terra. Para entrar no parque tem uma taxa por pessoa.  O Papito’s não oferece muitas atividades e atrações, mas se o seu objetivo for ficar em um lugar tranquilo e sem muvuca, esse é o lugar certo. O recife de corais fica uns 300 metros Mais informações: Punta Sur Eco Beach Park Cozumel e Papito’s Beach Club.

Leste da ilha

A costa leste da Ilha de Cozumel é mais selvagem e tem o mar mais forte. Na volta da ilha é o trecho por onde se começa a voltar para o centrinho.

Ao longo da estrada que margeia o litoral leste não há urbanização, mas há praias, alguns bares e restaurantes rústicos e mirantes.

Se você for apenas passar o dia em Cozumel não recomendo fincar base em alguma praia da costa leste. Elas possuem mar forte e estrutura bem simples. Não há comparação em termos de beleza e estrutura com os bares e praias relatados acima (sul da Ilha). Mas é claro que é bacana parar em alguns pontos da costa leste para tirar fotos.

Alguns dos bares e praias no sentido sul-norte da costa leste: Freedom in Paradise Reggae Beach Bar/Bob Marley Bars (fica ao lado da entrada do Punta Sur Park), El Mirador, Playa San Martin, Playa Chen Rio, Punta Morena e Playa Oriente.

O El Mirador (que é um mirante de pedra onde dá para observar o mar bravo da costa leste, no local há uma prainha e um bar rústico) e a Playa Chen Rio, que é a mais interessante da costa leste, onde pedras formam lindas piscinas naturais. Há um bar/restaurante na Playa Chen Rio.

Norte da ilha

O norte da ilha de Cozumel fica fora do circuito da volta da ilha e possui menos atrações.

Isla La Pasion: isolada no norte de Cozumel a ilha tem uma linda praia, estrutura de bar/restaurante e algumas atividades. Para ir até lá o esquema é contratar um tour que inclui um passeio de barco e passar algumas horas na ilha. Mais informações: Isla La Pasion Cozumel

Buccanos Beach Club e Playa Azul Beach Club: dois beach clubs localizados no norte da ilha, próximos do centrinho de Cozumel. Mais informações: Buccanos e Playa Azul

Outros passeios em Cozumel

A ilha também oferece diversas atividades como passeios de barcobuggyjipebicicletaHarley-Davidson, etc.

Mais atrações em Cozumel

Para finalizar as dicas do que fazer em Cozumel veja mais algumas atrações que não são relacionadas ao mar:

Discover Mexico Park: parque temático com diversas atrações culturais, além de degustação de tequila e de cacau. Mais informações, preços e reservas na Viator: Discover Mexico Park Cozumel

Museo de La Isla: um pequeno museu no centrinho de Cozumel sobre a história e a geografia da ilha. Mais informações: Museo de La Isla

Ruínas San Gervasio: ruínas maias localizadas na região central da ilha. Interessante atração histórica, mas não chega perto de zonas arqueológicas maias que estão no continente como Chichén Itzá e Tulum. Como eu já disse, considero Cozumel um destino para praias e atividades relacionadas ao mar. Mais informações: Ruínas de San Gervasio

El Cedral: localizado mais ao sul da ilha é uma réplica de vilarejo típico com uma feirinha de artesanato.

Valeu Cozumel até a próxima.

Planeje a sua viagem com nossos parceiros.

Reserva de Hotéis

Booking normalmente tem os melhores preços de hotéis e pousadas, uma variedade enorme, avaliações feitas por hóspedes reais, e algumas opções tem cancelamento grátis.

Comece agora reservando seu hotel em Cozumel no Booking.com

Um outro recurso é o Airbnb. Ele permite que você alugue casas, sítios, apartamentos, quartos e até embarcações, tem opções para todos os bolsos e gostos, de quartos simples em casas de família até mansões cinematográficas.

O legal do Airbnb, além do preço, é que ele é seguro, tanto para o proprietário como para quem está locando, é possível ver as avaliações de outros hóspedes e você paga no cartão de crédito no ato da reserva, podendo inclusive parcelar, e o proprietário recebe apenas 24 horas após sua entrada.

Já reservei hospedagem para as minhas viagem e consegui uma economia de cerca de 60%, vale muito a pena.

Cadastre-se no Airbnb através desse LINK e ganhe R$100 de desconto em sua primeira viagem.

Seguro Viagem

Imprevistos em viagem acontecem. Faça seu seguro de viagem aqui e viaje tranquilo

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro com o melhor preço e as coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui as melhores seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online, simples e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vistaEscolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher bem o seguro viagem (Clique aqui). Item indispensável para viagens internacionais.

Venda de Ingressos

Nosso parceiro Get yor Guide oferece passeios para as melhores atividades turísticas em todo o mundo.

Nosso parceiro, a empresa Viator  também oferece diversos passeios em Cozumel.

Aluguel de Carros

Alugue seu Carro com a RentCars

Boa Viagem

Se você tem alguma dúvida, escreve aqui nos comentários, terei o maior prazer em poder ajudá-lo(a).

Boa viagem

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Compartilhar

Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.

São várias as maneiras de compartilhar:

  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Cancun? Então,leia também as nossas outras dicas sobre o México.

Ilha Holbox, como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho com tubarões baleia na Ilha Holbox, México.

Ela terra Eu mar nas redes sociais.

logo-menor

Siga Ela Terra Eu Mar no Instagran.

Inscreva-se no nosso Canal de Vídeos no Youtube.

4 comentários sobre “Cozumel – Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: