Gili Trawangan – Dia 1, como chegar, onde ficar e o que fazer.

Acordamos cedo em Amed e nos despedimos da praia de Jemeluk. Partimos por voltas das 9:00 da manhã para o nosso próximo destino, a paradisíaca Ilha Gili Trawangan, onde ficamos por 4 dias.

Achamos o paraíso aqui na Indonésia nas Gili Islands.

DSC_0784

No dia anterior em Amed, eu já tinha comprado os tickets para o barco que nos levaria para Gili Trawangan. O trajeto de Amed para as Ilhas Gili é o mais curto. Se você tem problemas de enjoos em barcos, essa é a melhor opção. Utilizamos a empresa Eka Jaya Express, compramos os tickets na operadora de mergulho Adventure Divers Bali em Amed.

Gili Islands são na verdade 3 pequenas ilhotas chamadas Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air. Elas ficam a noroeste de Lombok, ainda na Indonésia, e todas as praias tem areia branquinha e água em vários tons de azul, super transparente e na temperatura ideal.

11-les-iles-gili-lombok

Gili Trawangan é a maior das 3 ilhas, e a mais próxima a Bali, com mais estrutura e cheia de opções de hospedagem para todos os bolsos – hostels super baratos, guesthouses perfeitas para casais ou hotéis de luxo. Lá é onde está toda a agitação noturna, festas até altas horas da noite e também drogas que rolam soltas. Vale lembrar que drogas são absolutamente proibidas no país e o porte delas significa pena de morte, mas não existe polícia em Gili e elas são anunciadas publicamente nas placas dos bares e nas ruas.

Gili Air é a mais perto de Lombok, uma opção mais tranquila, também com boa estrutura e cheia de opções de hotéis, pousadas e restaurantes, mas sem a badalação noturna de Gili Trawangan. Se você quer paz e sossego, esse é o seu lugar.

Gili Meno é a menos estruturada das 3, existem sim restaurantes e hospedagem na ilha, mas eles são mais escassos, porém é considerada a mais bonita de todas.

O que você precisa saber antes de ir para as ilhas Gilis ?

A estrutura nas ilhas não é a mesma de uma cidade grande como Bali. Entenda isso antes de ir para não criar falsas expectativas.

As ilhas são exclusivamente focadas no turismo, isso quer dizer hospedagem, restaurantes, tours e pequenos comércios. Não espere muito luxo porque você não vai encontrar isso, e lembre-se você está no sudeste asiático!

Não há fonte de água na ilha (a não ser o próprio mar) e toda água doce é trazida de fora, por barcos, assim como todos os suprimentos. Isso quer dizer que você vai pagar mais caro por qualquer coisa, se comparado aos preços de Bali, por exemplo, principalmente na alta temporada – julho e agosto (mas ainda assim você está na Indonésia e tudo é barato se comparado aos preços brasileiros).

O transporte dentro das ilhas será você mesmo, prepare-se para andar. Não se assuste, em 2 horas de caminhada você dá a volta completa em Gili Trawangan, que é a maior ilha. Em 1 hora você conhece todas as praias de Gili Meno (São ilhas pequenas). Caso esteja cansado ou tenha muita bagagem para carregar, a opção são as charretes. Em Gili Trawangan também é possível alugar bicicletas, mas não vi nenhuma delas em Gili Meno (e não passei por Gili Air, a não ser para mergulhar).

Como estávamos com várias malas e equipamentos de mergulho, optamos por uma charrete para levar-nos até o hotel. Em Gili Trawangan as ruas são repletas de charretes para todos os lados.

Em Gili não é permitido o uso de veículos motorizados, não existe serviço de água doce encanada (prepare-se para escovar os dentes com água salgada), atendimento hospitalar. Justamente este charme rústico e ainda pouco explorado (em comparação com o movimento frenético de Bali) é o que faz destas ilhas um destino imperdível para quem visita a Indonésia.

O meio de transporte em Gili Trawangan.

Como a água doce é escassa, muitas das hospedagens tem apenas água salgada em suas torneiras – isso inclui a água que você vai tomar banho. Algumas tem aquecedor solar, mas a maioria é apenas banho frio, o que não é um grande problema no calor que faz por lá.

Onde nos hospedamos em Gili Trawangan

Nós ficamos no hotel The Trawangan Resort, muito bem localizado na ilha. Fica longe do agito noturno, mas está a uma curta distância dos restaurantes, você vai a pé tranquilamente. Em Gili o agito noturno é grande, existem vários bares e boites com música ao vivo a noite toda. Os quartos do hotel são super confortáveis, com banho quente, café da manhã espetacular, bem em frente ao melhor ponto de praia de Gili Trawangan.

Dá uma olhada aqui no maps para ver a localização do hotel. Veja aqui no maps a praia na frente do hotel.

Almoçamos vários dias no excelente restaurante do hotel.

Nossas fotos na praia em frente ao hotel

Passeando pelo centro da ilha, você irá encontrar várias pousadas bem baratas.
Os bares, restaurantes, escolas de mergulho, spas e bons hotéis estão todos concentrados no caminho a beira-mar que circunda a ilha. Mas existe uma outra Gili quando você resolve levar sua bicicleta para passear nas ruas do “interior” da ilha. Ali você conhecerá a realidade da população local e encontrará homestays super em conta para se hospedar. Para quem não busca luxo a melhor opção é se afastar do burburinho da orla e buscar alojamento nas casas do lado não-turístico da ilha.

Religião

Ao contrário da ilha de Bali, onde a religião predominante é o hindu, em Gili Trawangan os locais são muçulmanos. Em Gili Trawangan tem uma mesquita que pode ser barulhenta no período do ramadã, exatamente na alta temporada. A religião diz que as mulheres devem andar cobertas, mas em uma região de praias é praticamente impossível conseguir isso dos turistas, porém não é difícil ver as mulheres trabalhando com aquelas roupas que cobrem todo o corpo e os panos na cabeça (mesmo no calor absurdo que faz por lá).

O que fazer na sua estadia em Gili Trawangan.

Além da exaustiva e sacrificante tarefa de aproveitar o mar e ficar à toa só aproveitando o clima tranquilo da ilha e mergulhando na praia em frente ao hotel, recomendamos as seguintes atividades na ilha:

Alugar uma bicicleta e dar uma volta na Ilha.

Tem vários lugares na ruazinha principal que alugam bicicletas por um preço bem barato, por isso é uma atividade imperdível por lá. Sair pedalando e dar uma volta na ilha toda (leva cerca de uma hora), parando nos muitos pontos das praias lindas para mergulhar e fotografar.

DCIM221GOPRO

Tour de barco pelas outras ilhas Gili, os famosos Glass Boats. (Imperdível)

Várias agências oferecem passeios de barco para conhecer as ilhas Gili Meno e Gili Air, e fazer esse tour é praticamente uma obrigação, porque as outras ilhotas também são lindas demais. Isso sem falar no fato de que esses passeios de um dia também têm ótimas paradas para mergulho em apneia, as agências possuem equipamentos básicos de mergulho. Mas levamos os nossos equipamentos. Pagamos Rp$ 700.000,00 para alugarmos um barco exclusivo. Eu queria parar em vários pontos de mergulho e fazer o meu tempo.

Mergulhar com cilindro nos diversos pontos ao redor das ilhas.

GiliScuba_Gili_Dive_Map

O mar nos arredores das Ilhas Gilis  é mundialmente famoso por suas águas muito claras e os recifes de corais cheios de arraias, tartarugas e tubarões, um ambiente perfeito para mergulho com cilindro, com visibilidade de até 20m. Se você tem curiosidade para começar a mergulhar, lá é o lugar ideal, com muitas agências de mergulho e preços bem acessíveis.

Snorkeling
Para os amadores que não têm certificado de mergulho, a ilha oferece diversos snorkeling tours com duas saídas pela manhã e pela tarde. Os barcos passam pelos melhores pontos de snorkeling das 3 Gilis e existe uma alta possibilidade de dar de cara com uma das enormes tartarugas que rondam o litoral.
Turtle Point, ponto de snorkeling ao norte de Gili Trawangan

Assistir o pôr do sol no sunset point.

Sem dúvida este é um dos principal programa nas ilhas Gili. Seja qual for o estilo da sua viagem, todos os turistas têm um objetivo em comum por volta das 5 da tarde: buscar o melhor local para ver o pôr-do-sol. A boa notícia é que existe um lado inteiro da ilha dedicado a isso: o sunset coast. Em qualquer ponto deste lado da ilha é possível ver o sol desaparecendo detrás do vulcão Kintamani em Bali. Se o céu estiver limpo, garanto que esta será um das experiências mais incríveis da sua viagem! Simplesmente fabuloso. Procure pelo bar Ombak Sunset.

Visitar o Berçário de tartarugas

Existe um pequeno projeto em Gili Trawangan para proteger os ovos das tartarugas que são deixados nas areias da praia. Os ovos são coletados pelos locais e ao invés de serem vendidos em mercados são colocados em incubadoras. Quando nascem, as tartaruguinhas são colocadas em tanques localizados no berçário do restaurante Pak Dino. Sim, há um tanque com tartaruguinhas bem no meio do restaurante! Quando estão grandinhas as tartarugas são levadas ao mar, embora a grande maioria morra quando chega no seu habitat natural… A visita ao berçario no Pak Dino é gratuita.

Foto no balanço no sunset point

O cartão postal de Gili Trawangan. Não dá para visitar a ilha sem fazer uma foto em um dos balanços localizados na praia do hotel Ombak Sunset. Evite ir muito cedo pois a maré está baixa e todas as pedras ficam visíveis. O horário mais concorrido é durante o pôr do sol, quando é possível conseguir o efeito de silhueta na fotografia.

Night Market

E por falar em comer, o Night Market, que acontece todos os dias perto do píer de Gili Trawangan, é uma experiência imperdível. São várias barraquinhas vendendo comidas típicas bem baratas, como espetinhos de frango, camarão e carne acompanhados de arroz, tofu, molho de amendoim e outras iguarias típicas da região. Vale muito a pena se aventurar por lá!

Cinema ao ar livre

Encontramos 2 restaurantes na rua principal fazendo cinema ao ar livre. Um cobrava entrada, era barato mas não lembro agora o valor exato. O outro era de graça, mas você tinha que consumir alguma coisa no restaurante. Achei muito legal a ideia, nada mal pegar um cineminha ao ar livre depois de um dia de praia, não é mesmo?

Aula de Ioga

Se você gosta de acordar cedo e aproveitar o sol da manhã para atividades mais tranquilas, fazer aula de yoga é um programa imperdível, que pode ser combinado em alguma das agências e hotéis da ilha.

Onde comer bem em Gili Trawangan.

Apesar de ser mais cara, é possível comer bem e muito barato no em Gili Trawangan no Night Market. As comidas começam a ser preparadas depois do por do sol, não deixe para ir muito tarde para pegar alimentos mais frescos. São vários carrinhos vendendo comidas típicas – nasi goreng (arroz frito), mie goreng (macarrão frito), peixes, espetinhos etc. Geralmente os pratos vêm com acompanhamentos – frango, ovo frito, vegetais, frituras etc. Se você tem estômago fraco ou tem nojo de comida de rua, nem perca seu tempo, os padrões de higiene não passaram pelo certificado da Anvisa – mie goreng com frango e ovo frito por 1 dólar (sim! 1 dólar) e  espetinhos de frango e carne com arroz e 3 acompanhamentos a escolha por 2 dólares – A comida é preparada na sua frente!

REGINA’S PIZZA
Essa pizza foi indicação do dono da nossa pousada e agora eu indico aqui também. Pizza super saborosa e preço muito bom. A primeira vez que comemos lá pedimos duas pizzas porque não sabíamos o tamanho exato, mas a pizza é bem grande. Sem dúvidas 1 pizza é suficiente para duas pessoas. Em torno de IDR $70.000 cada pizza

TRATTORIA
Comemos mais de uma vez nesse restaurante. A comida não é maravilhosa, mas sabe aqueles lugares que não tem muito o que errar? Pois é, lá tem aquele tipo de comida que todo mundo gosta.Uma média de IDR $ 230.000 (para duas pessoas)

COMER DE FORMA ROMÂNTICA
KO-KO-MO RESORT
Além de hospedagem também tem um restaurante que apesar de ficar na rua principal, está um pouco mais afastado da muvuca. Tudo impecável. Atendimento sensacional, comida deliciosa e ambiente maravilhoso. TOP, TOP! Mas é bem mais caro.

Como Chegar na Ilha ?

É bem simples chegar em qualquer uma das ilhas Gilis saindo de Bali. É preciso contratar um o serviço em uma das várias empresas de Speed boat + transfer terrestre. De qualquer lugar onde você estiver em Bali, é preciso pegar uma van até Padang Bai, ou Serangan, ou Sanur, ou Amed. São os lugares de onde partem os barcos para as  Gilis. A empresa que fez todo o nosso trajeto foi a Eka Jaa Express. O percurso de barco leva cerca de 1 horas e é bem tranquilo, os assentos são confortáveis (apesar de um pouco apertados) e tem TV passando filmes ou dá para fazer o trecho na parte de cima do barco, tomando sol e apreciando a paisagem para já chegar no clima. Eles vendem cerveja durante o percurso. É possível já comprar ida e volta.

Bali-to-Gili-Trawangan-800x545

Dica: Negocie o valor antes de comprar. É muito fácil comprar esse pocote em qualquer agência ou banquinha turística no meio da rua vende! O preço inicial para o bilhete com retorno é de cerca de Rp 1.000.000 (1 milhão de rúpias) o que equivale a mais ou menos 85 dólares e vi muita gente que conseguiu negociar por Rp 700.000 (60 dólares) e ficou feliz.

Transitar entre as ilhas é mais simples ainda. Todos os dias partem barcos que passam pelas 3 Gilis e por Lombok, são 2 horários por dia – um de manhã e um a tarde. Isso significa que você pode pegar o barco de manhã, conhecer uma das ilhas e voltar a tarde para a ilha que você está hospedado.

Empresas que fazem o translado entre as Ilhas nos Fast Boats.

Empresa 1: Wahana Gili Ocean

Website: www.wahanagiliocean.com

E-mail: info@wahanagiliocean.com ou wahanagiliocean@yahoo.com

Endereço: Rama St, Klungkung- Bali, Indonésia.

Telefones: 0366-5596044 ou 0366-5596045

Empresa2 : Blue Water Express

Website: http://www.bluewater-express.com/

E-mail: info@bluewateriexpress.com

Telefones: +62 361 8951111

Empresa3: Eka Jaya Express (Foi a que utilizamos)

Website: http://ekajayafastboat.com/

E-mail: indotraveline@gmail.com  / indotraveline@yahoo.com

Telefones: (62) 8123 7745 789

O que levar na sua mala.

Supermercados são bem escassos e oferecem apenas o básico a preços exorbitantes para os padrões da Indonésia, afinal toda a mercadoria chega por via marítima de Lombok. Por isso, não deixe de acrescentar estes itens da sua mochila:

Repelente: Teoricamente, assim como todo o território de Lombok, as ilhas Gili são zonas de transmissão de malária. Os turistas que vistam Gili não estao nem aí pra isso. Mas melhor prevenir do que estragar sua viagem com uma doença que pode ser muito, mas muito chata.

Protetor solar: O comércio local que não é besta nem nada aproveita para meter a faca nos turistas cobrando preços exorbitantes neste item imprescindível. Leve o seu de casa e evite gastar dinheiro sem necessidade.

Water shoes: Calçados próprios para uso na praia são essenciais se você quiser desfrutar do mar das ilhas Gili. Isso porque as praias estão repletas de corais (razão pela qual as ilhas são adoradas por mergulhadores) e é praticamente impossível entrar na água sem estes sapatos. Existe a possibilidade de comprá-los ali mesmo, mas acredito que no seu país de origem seja mais barato.

Remédios: Levamos um kit com remédios para dor de cabeça, problemas estomacais, problemas intestinais e um kit básico de primeiros socorros.

Dinheiro em espécie: As máquinas da ATM nas ilhas Gili são escassas e não existe nenhuma agência bancária por lá. Além disso, os lugares mais simples não aceitam cartão. Leve seu dinheiro em espécie se não quiser arriscar.

Mapa das Ilhas

Você pode fazer o download do mapa das Ilhas clicando aqui. (Mapa).

Tem muita informação nesse site http://www.gili-paradise.com

freemap-thum

Segurança e cuidados médicos

Há uma clínica nova que funciona 24 horas no hotel Vila Ombak em Gili Trawangan. Tem um médico e uma enfermeira que poderão tratar ferimentos, e outros problemas menores. Podem também prescrever alguns medicamentos e organizar o translado do paciente para um hospital em Lombok ou Bali, caso seja necessário.

Nossas fotos no primeiro dia em Gili Trawangan

É isso aí pessoal! Curtiram as nossas dicas? Não deixem de visitar esse paraíso  quando estiverem de férias pela Indonésia!

Já visitou essa Ilha? Conta aí pra gente nos comentários como foi a sua experiência.

Valeu Gili até a próxima

Planeje a sua viagem com nossos parceiros.

Reserva de Hotéis

Booking normalmente tem os melhores preços de hotéis e pousadas, uma variedade enorme, avaliações feitas por hóspedes reais, e algumas opções tem cancelamento grátis.

Comece agora reservando seu hotel em Gili Trawangan no Booking.com

Comece agora reservando seu hotel em Gili Meno no Booking.com

Comece agora reservando seu hotel em Gili Air no Booking.com

Um outro recurso é o Airbnb. Ele permite que você alugue casas, sítios, apartamentos, quartos e até embarcações, tem opções para todos os bolsos e gostos, de quartos simples em casas de família até mansões cinematográficas.

O legal do Airbnb, além do preço, é que ele é seguro, tanto para o proprietário como para quem está locando, é possível ver as avaliações de outros hóspedes e você paga no cartão de crédito no ato da reserva, podendo inclusive parcelar, e o proprietário recebe apenas 24 horas após sua entrada.

Já reservei hospedagem para as minhas viagem e consegui uma economia de cerca de 60%, vale muito a pena.

Cadastre-se no Airbnb através desse LINK e ganhe R$100 de desconto em sua primeira viagem.

Seguro Viagem

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro que tenha o melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Boa viagem

 

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Compartilhar
Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.
São várias as maneiras de compartilhar:
  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Bali ? Então,leia também as nossas outras dicas sobre a Indonésia.

Nosso roteiro de 18 dias na Indonésia

Amed – Dia 1, onde ficar e o que fazer.

Amed – Dia 2, curso de mergulho e mergulho no Naufrágio USAT Liberty em Tulamben.

Amed – Dia 3, mergulhar e relaxar na praia de Jemeluk.

Amed – Dia 4, mergulhos no Naufrágio do USAT Liberty Glo, na praia de Tulamben.

Amed – Dia 5, relaxar na praia de Jemeluk e assistir o por do sol na colina.

Ela terra Eu mar nas redes sociais.

logo-menor

Siga Ela Terra Eu Mar no Instagran.

Inscreva-se no nosso Canal de Vídeos no Youtube.

15 comentários sobre “Gili Trawangan – Dia 1, como chegar, onde ficar e o que fazer.

  1. Cara, as suas dicas sobre a Indonésia são sensacionais! Eu e meu marido estamos planejando nossa viagem e o blog de vocês tem nos ajudado incrivelmente. Visitamos o site bem no começo quando ainda era só uma ideia, e agora que estamos chegando mais perto da viagem voltamos várias vezes para pegar mais informações.
    Obrigada por descrever tudo tão detalhado, esses pequenos detalhes fazem toda diferença para quem está planejando e não tem nem noção por onde começar.
    Parabéns pelas fotos, são surreais e só dá ainda mais vontade de conhecer esse paraíso.
    Abraços!

    1. Olá Liliane, muito bom e importante esse seu feedback. Eu que agradeço a sua visita. Se vocês tiverem alguma dúvida é só perguntar por aqui mesmo nos comentários dos posts. Dessa forma eu respondo e a resposta pode servir para outros amigos. Passamos 18 dias incríveis na Indonésia, lugar fantástico, vocês vão adorar. O povo é muito simpático e com uma cultura completamente diferente da nossa, eles são bem religiosos e seguem as suas tradições. Não deixe de fazer o trekking no vulcão Batur e ver o nascer do sol lá do topo.
      Nesse momento estamos em Playa del Carmen aqui no México, vamos passar o mês de Agosto por aqui mergulhando e visitando vários lugares. Em breve eu vou postar o nosso roteiro aqui no Blog.

      Se puder e tiver e tempo, dá uma esticada para Austrália. Passamos 2 meses lá na terra dos cangurus.

      [] Rodrigo

      Obrigado e uma excelente viagem pra vocês.

  2. Acabei de descobrir o site e estou amando as dicas de Bali (estou indo dia 1/10 para lá) e já mudei minha programação de Ubud depois das dicas de vocês.
    Uma ajuda: quanto tempo levou a viagem de barco de Amed para Gili?
    Depois que comprei a passagem me arrependi igual a vocês por não ficar um dias em Singapura. Busquei passagens e achei uma com preço super bom. Ai fiz assim (meio doido mas não podia perder essa oportunidade já que tenho bastante dias em Bali): saio de São Paulo vou para Ubud, depois Singapura e volto para Bali e quero ir ir direto para as Gilis. Mas estou em dúvida se vou de Amed ou de Padang. (Desculpa o textão, mas vai me ajudar muito a decidir).
    Beijos e obrigada.

    1. Bom dia Anna Carolina, Muito bom que você irá conhecer Singapura, me arrependi muito por não ter parado por lá por uns 4 dias. Quantos dias você irá ficar em Singapura? Tenho um amigo que morou em Singapura por 3 anos, posso ver com ele algumas dicas de passeios por lá. Mas vamos as suas perguntas, O percurso de Barco de Amed para Gili dura em torno de uma hora e meia, a rota por Amed é a mais curta. Se você enjoa em barcos, aconselho a tomar um remédio pra viagem não ficar desconfortável. Um remédio bom pra isso é o VONAU FLASH que você encontrará fácil nas farmácias aqui no Brasil. Como você irá chegar em Bali e ir direto para Gili, o porto de Padang fica mais próximo do aeroporto de Depensar, eu partiria por Padang. Amed fica distante do Aeroporto, 1 hora ou mais de carro, e dependendo do trânsito pode ser mais demorado. Gili é espetacular, não deixe de fazer o passeio de Glass Boat para conhecer o mar das outras ilhas Gili Meno e Gili Air. Eu não fiz, mas na próxima farei com certeza, de Gili tem um passeio para conhecer a Ilha de Comodo, famosa pelos maiores lagartos do mundo, os Dragões de Comodo e também um excelente lugar para mergulhar. A Indonésia é fascinante lugar mágico, um dos passeios que eu mais curti em Bali foi o trekking para subir no Vulcão Batur e ver o nascer do sol lá do topo, é uma experiência incrível.
      Boa Viagem e se tiver mais dúvidas vai postando por aqui que eu te ajudo. Quando retornar da viagem, volta aqui no blog e conta pra nós como foram as suas aventuras por lá.

      Terima kasih

    1. Obrigado, qualquer dúvida é só entrar em contato aqui pelo post. Estamos na Austrália agora, acompanhe as nossas stories no Instagram @elaterraeumar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: