Mergulho com tubarões baleia na Ilha Holbox, México.

Chegamos em Holbox para mergulhar com os famosos visitantes, os gigantes tubarões baleia.  Por um curto período que vai de meados de maio até o início de setembro é possível mergulhar com o maior peixe dos mares nas proximidades de Holbox.

E assim começou a nossa aventura com tubarões baleia. Logo quando eu cheguei na pousada, já pedi informações para marcar o passeio para o dia seguinte, e como eu já tinha pesquisado, bem próximo da pousada ficava a melhor agência de Holbox para fazer esse passeio com conforto e segurança.

Agência Unexplored Experience

loog

e-mail: unexplored.experience@gmail.com          Visite o site da Unexplore Experience  

Tá em dúvida, dá uma olhada na avaliação deles aqui no TripAdvisor (Clique aqui)

Chegando na agência pode falar com o meu amigo Meno, esse simpático senhor, que está a minha esquerda na foto.

DSC_0287

A agência fica bem próximo da pousada Casa Lupita, onde ficamos hospedados. A agência é aquela na esquina de cor azul. Então não tem erro, saiu da pousada é só pegar a direita.

DSC_0139

O passeio começa com um café da manhã na agência por volta das 06:30 am, o Meno passa as informações sobre o nosso passeio e as regras para não tocar nos animais.

O passeio consiste em dois encontros com o tubarão baleia por dupla, só caem duas pessoas por vez junto com um guia que acompanha as pessoas que não possuam uma boa natação.  Mas é tudo muito tranquilo e organizado para não assustar o animal. Depois dos mergulhos com tubarões vamos para um outro ponto em frente a Ilha Cabo Catoche para mergulhar em ponto com muitos corais e peixes. Nesse ponto vocês poderão observar tartarugas, arraias, tubarões e muitos peixes. Cuidado com os corais fogo e as gorgônias, eles queimam.  Durante o mergulho o capitão do barco começa a preparar um delicioso Ceviche, ficamos uns 30 minutos nesse lugar. Depois partimos para a Ilha Cabo Catoche para degustar o delicioso ceviche. O passeio começa às 07:00 e retornamos para Holbox por volta das 13:30. Custa US$ 106,00 por pessoa.

Eu mergulhei 3 dias seguidos e fiz sete mergulhos com os tubarões baleia, segundo o próprio Meno, bati o recorde da ilha de mergulhos seguidos. No terceiro dia o Meno me deu um mergulho a mais de cortesia.

Nome científico do Tubarão Baleia da região de Holbox é  Rhincodon typus. O maior espécime conhecido e confirmado em registos foi um encontrado em Taiwan, supostamente com cerca de 20 m de comprimento e com um peso de 34 toneladas.

O animal é completamente inofensivo ao homem e alimenta-se de plâncton por filtração.

Dica: Faça o mergulho usando uma roupa de mergulho de neoprene, assim não é necessário utilizar os coletes e facilitará a sua natação junto ao tubarão. (Isso se você for um bom nadador). O tubarão parece lento de fora da água, mas para acompanhar o bicho se prepare para nadar bem rápido.

Dá uma olhada no vídeo que eu fiz mergulhando com esses gigantes. (Assistam em HD)

E aí ficou com vontade, então meu amigo(a) faça as malas e aproveite a próxima temporada. É uma experiência fantástica poder nadar ao lado do maior peixe dos oceanos. Esse animal é incrível e ter o privilégio de nadar ao seu lado e observar o seu comportamento pacífico já valeu a viagem.

A Ilha Cabo Catoche

Um pouco sobre os nossos mergulhos nos corais em frente a Ilha Cabo Catoche.   (Assistam em HD)

Essa ilha possui um passado histórico e a cultura também está presente, a igreja de Boca, convida a testemunhar o nascimento da religião no México, é dito ter sido a primeira igreja católica na América Latina, além disso os vestígios desta igreja estão próximos das ruínas de Ekab, Deixe ambos contar uma história maravilhosa.

Cabo Catoche foi o local do primeiro desembarque dos conquistadores europeus intencionais no atual do território mexicano durante a expedição de Francisco Hernández de Córdoba no início de março 1517 e marcou oficialmente a data da descoberta de Yucatán pelos espanhóis.

Não há consenso sobre esse ponto tocado primeiro na Península de Yucatán. Alguns autores afirmam que foi Isla Mujeres, enquanto outros, incluindo Bernal Díaz del Castillo, que fez parte da expedição, listou Cabo Catoche como o ponto de primeiro contato. Mais tarde, historiadores espanhóis concordam que a primeira população maia foi avistada Ekab ou Ecab, que atraiu muita atenção porque era muito maior para aqueles espanhóis que já estavam em Cuba. Lá, seus navios aportaram para percebe os nativos, e em canoas foram abordados e convidados a desembarcar.

O próprio Bernal Díaz del Castillo, narrando o que seria a História Verdadeira da Conquista da Nova Espanha, que analisou como eles abordaram os moradores, com um alegre e sinais de paz, convidando para a costa os espanhóis, dizendo “Cotoch cones” “Cotoch cones”, que significa “andar aqui na minha casa”.

Por esta razão, os espanhóis denominaram o local de Ponta Catoche, hoje Cabo Catoche. O chefe “Halach Uinik ” de Ekab ofereceu-se para voltar no dia seguinte com mais canoas para ajudar o desembarque dos espanhóis. Na manhã seguinte, mais uma vez se aproximou dos Maias para criar, mas Hernández preferia os seus próprios barcos.

As pessoas que tinham sido convidadas a visitar perto de Cabo Catoche foi Ekab para Diaz del Castillo chamado “El Grand Cairo” para obras importantes feitas com pedras que eles pudessem ver. Ao aproximar-se os espanhóis foram emboscados pelos Maias..

A expedição continuou em torno da península de Yucatán até Campeche em primeiro lugar, e depois Champotón onde tiveram fortes combates e sofreram pesadas baixas.

Mais tarde, em Cabo Catoche foi construída uma igreja católica, que é conhecida como Igreja Boca. Ambos Cabo Catoche como as ruínas de Ekab e Igreja Boca podem ser acessadas pelo mar.

Dá uma olhada nesse vídeo que conta um pouco dessa história.

Valeu Holbox até a próxima.

Se você tem alguma dúvida, escreve aqui nos comentários, terei o maior prazer em poder ajudá-lo(a).

Planeje a sua viagem com nossos parceiros.

Reserva de Hotéis

Booking normalmente tem os melhores preços de hotéis e pousadas, uma variedade enorme, avaliações feitas por hóspedes reais, e algumas opções tem cancelamento grátis.

Comece agora reservando seu hotel em Holbox no Booking.com

Um outro recurso é o Airbnb. Ele permite que você alugue casas, sítios, apartamentos, quartos e até embarcações, tem opções para todos os bolsos e gostos, de quartos simples em casas de família até mansões cinematográficas.

O legal do Airbnb, além do preço, é que ele é seguro, tanto para o proprietário como para quem está locando, é possível ver as avaliações de outros hóspedes e você paga no cartão de crédito no ato da reserva, podendo inclusive parcelar, e o proprietário recebe apenas 24 horas após sua entrada.

Já reservei hospedagem para as minhas viagem e consegui uma economia de cerca de 60%, vale muito a pena.

Cadastre-se no Airbnb através desse LINK e ganhe R$100 de desconto em sua primeira viagem.

Seguro Viagem

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro com melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Boa viagem

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Compartilhar

Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.

São várias as maneiras de compartilhar:

  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Cancun? Então,leia também as nossas outras dicas sobre o México.

Ilha Holbox, como chegar, onde ficar e o que fazer.

4 comentários sobre “Mergulho com tubarões baleia na Ilha Holbox, México.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: