Subimos o Mount Batur – Vulcão ativo em Bali.

Esse foi um dos passeios que marcou a nossa viagem, valeu cada segundo, cada gota de suor na subida, e todo o esforço no Trekking nível hard de 2 horas.

Sem dúvida é um dos passeios imperdíveis para se fazer em Bali. Mas o preparo físico tem que estar em dia. A subida não é fácil e o caminho é cheio de pedras, mas vale o sacrifício.

Pagamos US$ 30,00 dólares por pessoa para fazer esse passeio, ficou mais barato pois fechamos um pacote com vários destinos nesse mesmo dia.

O principal objetivo do passeio é ver o nascer do sol atrás do vulcão, e por conta disso e da distância de 40 km de Ubud até o início da subida, o passeio começa de madrugada, às 02h da manhã, quando a van da empresa veio nos buscar no hotel. Aqui vale a pena fazer uma constatação digna de aplausos: os balineses são britânicos com relação a horários, todos os horários marcados foram cumpridos pontualmente, com no máximo um ou dois minutos de atraso ou até antecedência.

Saímos do hotel, em uns 40 min de carro chegamos a um pequeno estacionamento onde ficam as vans das empresa, motos e também carros particulares, de pessoas que contrataram apenas o guia da subida e não o pacote completo.

Aqui no estacionamento ainda de madrugada foi onde conhecemos o nosso guia, que iria nos levar até o topo do vulcão e recebemos as instruções. Infelizmente eu esqueci de anotar o nome do guia, nos guiou com maestria até o topo do vulcão, muito prestativo e atencioso.

DCIM202GOPRO

Dica:  As pessoas não vão pra Bali preparadas para o frio. Se você não está bem agasalhado, o estacionamento é o lugar para alugar uma blusa. É sua última chance de não passar muito frio no topo. Na subida você irá suar por causa do esforço, mas no topo o frio é intenso. Se possível leve uma camisa para trocar lá no topo, a camisa da subida vai ficar ensopada de suor.

Ainda na escuridão da noite, guiados apenas pelas lanternas que o nosso guia forneceu,  começamos a subida. Começa fácil ao longo de um caminho de terra, mas rapidamente começam as curvas acentuadas, 0 caminho é sobre pedras escorregadias e areia solta, o frio da madrugada rapidamente desaparece e começa o suor. A trilha é nível hard. A cada 20 ou 30 minutos o guia faz uma parada para água e descanso, mas se você se cansar antes é só pedir para parar um pouco. E depois de longas 2 horas, enfim o topo do Mont Batur é alcançado! A primeira coisa que você percebe é que a temperatura está perto dos 10°C.

Uma vez no topo, você é recebido em uma pequena cabana, onde os guias de turismo oferecem café, frutas e panquecas para o café da manhã. Você escolhe um ponto ao longo da borda da montanha, e se prepare para ver o nascer do sol . Momento mágico, e fomos abençoados com um lindo dia.

Quando começa a clarear a linda paisagem começa a ser revelada. Um lago, o Mont Agung bem em frente e lá longe dá pra ver o vulcão que fica em Lombok. E logo o céu começa a ser tingido com cores alaranjadas, sinalizando que o sol vem aí! É só apreciar o espetáculo e agradecer.

Após apreciarmos o belo nascer do sol, o guia nos levou para explorar o topo do vulcão. Nos mostrou a entrada de várias grutas e em uma delas saia vapor que nos esquentou um pouco. O topo do vulcão é habitado por um grupo de macacos, aproveitei para brincar um pouco com os bichinhos.

Com as energias renovadas, barriga cheia e pernas descansadas, chega a hora de fazer todo o caminho de volta. É incrível ver todo o percurso que antes foi percorrido só com a luz de lanternas, eu passei toda a descida pensando “eu subi mesmo tudo isso?”. Aquela famosa frase que diz que para baixo todo santo ajuda não funciona muito bem aqui, a descida também não é das mais fáceis.

A parte de cinzas em que você não saia do lugar quando estava subindo é completamente o contrário para descer, em um passo você desliza 1 ou 2m para baixo, cuidado para não atropelar quem vai na sua frente! As pedrinhas que escorregavam na subida são ainda piores na descida e mesmo os guias que fazem isso todo dia deram algumas derrapadas.

O Mont Agung e o lago são muito fotogênicos e cada curva merece uma nova foto, já que na ida era impossível vê-los.

Os últimos quilômetros são planos e fáceis, mas é aquele momento em que você se pergunta a cada minuto “será que falta muito?”. Depois de trocar uma noite de sono por um belo trekking, partimos para as piscinas de Toya Devasya Natural Hot Spring. Afinal, são 10h da manhã e o dia só estava começando!

Em outro post, vamos passar mais detalhes sobre Toya Devasya Natural Hot Spring.

DCIM203GOPRO

Boa Viagem e divirta-se.

Melhor época para ir ao Monte Batur.

O melhor momento para fazer a subida ao Monte Batur é durante a estação seca de Bali, de abril a setembro. Enquanto a temperatura permanece quente o ano todo, ele pode ficar bastante úmido durante a estação chuvosa. Note que o pico da época turística em geral, vai de julho a início de setembro, bem como de dezembro a meados de janeiro.
Não tente escalar o Monte Batur durante a estação chuvosa, as trilhas estarão enlameadas e escorregadias.

Informações úteis.

Dica: Leve agasalhado para fazer esse passeio (Calça e casaco), para não passar frio no topo. Na subida você irá suar por causa do esforço, mas no topo o frio é intenso. Se possível leve uma camisa para trocar lá no topo, a camisa da subida vai ficar ensopada de suor.

O Monte Batur é um vulcão ativo, o que significa que é propensa a terremotos e tremores freqüentes. Algumas áreas do vulcão são mais explosivas que outras e, mesmo que o vulcão não esteja em erupção, bolsas de vapor, lava e gases sulfurosos podem ser liberados a qualquer momento. Os turistas devem estar cientes disso e certifique-se que saber o estado do vulcão antes de subir. Caminhadas com guia turístico registrado ajudará a garantir que se mantém nas zonas seguras.

Existem várias agências de turismo em praticamente qualquer lugar em Bali, mesmo de tão longe como Nusa Dua, no sul. Espere pagar em qualquer lugar de 400.000 para 1,3 milhão de rúpias (aproximadamente US $ 40 à  US $ 150) por pessoa, dependendo de quão longe o seu hotel é de Batur, para o transporte até o vulcão e uma visita guiada.

Nossas fotos no Vulcão.

 

 

 

Boa viagem.

Planeje a sua viagem com nossos parceiros.

Comece agora reservando seu hotel em Ubud no Booking.com

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro que tenha o melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Boa viagem

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Compartilhar
Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.
São várias as maneiras de compartilhar:
  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário ! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Compartilhar
Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.
São várias as maneiras de compartilhar:
  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Bali ? Então, leia também as nossas outras dicas sobre a Indonésia.

Nosso roteiro de 18 dias na Indonésia

Ubud – Dia 1

Ubud – Dia 2

Ubud – Dia 3

Bali – Templo Pura Tanah Lot

Sagrada Floresta dos Macacos

Bali – Templo Taman Ayun

Luwak coffee ou Kopi Luwak

Bali – Barong & Keris Dance

Museu de Arte Agung Rai (ARMA)

logo-menor

Siga Ela Terra Eu Mar no Instagran.

Inscreva-se no nosso Canal de Vídeos no Youtube.

15 comentários sobre “Subimos o Mount Batur – Vulcão ativo em Bali.

  1. Muito legal, Rodrigão!
    Sua abordagem com detalhes menos conhecidos do turista padrão traz pontos interessantes para quem planeja conhecer a região.
    Bali é um destino que, apesar de famoso, conserva história e tradições que a torna bastante atraente.
    A região é cheia de locais paradisíacos. Vale muito a pena conhecer!
    Obrigado por compartilhar sua experiência!

  2. Oie!
    Eu e meu namorado estamos indo pra Bali em dezembro. Vamos fazer a escalada do vulcao mas to com medo. haha Eh perigoso? A gente chega perto da cratera do vulcao?
    Ah, qual o nome da empresa que fez o trajeto do hotel ate la, e tambem o guia pra subida?
    Se puderes me ajudar com essas informacoes, ficarei super grata!
    Thanks!

    1. Olá Claudia,
      Vocês vão adorar fazer esse Trekking, foi um dos passeios que eu mais gostei de fazer em Bali. A subida é um pouco cansativa, mas você vai no seu ritmo, os guias vão fazendo algumas paradas, para hidratar e descansar. A vista lá do topo é incrível. Leve máquina fotográfica. Depois do nascer do sol o guia dá uma volta perto da cratera e tem até um ponto onde você poderá ver o vapor que vem do vulcão. Mas tudo muito tranquilo, tem um monte macacos lá em cima, é diversão garantida. Eu marquei esse passeio com uma agência que fica bem na frente do hotel onde ficamos hospedados em UBUD. Tem aqui nesse post os dados do hotel: https://elaterraeumar.com/2017/02/05/ubud-dia-3/ . Passei um e-mail para o hotel pedindo as informações da Agência do guia para esse passeio. Você pode tentar também, o e-mail é info@sahadewaresortubud.com

      Como eu fechei o passeio com essa agência do hotel, o guia já estava no pacote.

      Dica: Leve uma camiseta e um casaco na mochila, lá em cima é muito frio. Vocês vão suar muito na subida, quando chegar lá em cima vista a roupa seca que vocês levaram.

      Um abraço e boa viagem

    2. Bom dia Claudia, consegui o contato da agência de Turismo. O hotel respondeu.
      “Dear Mr Rodrigo

      Warmest greetings from Sahadewa Resort & Spa
      Thank you for your good feedback on your blog, we really appreciated it.
      Here is contact person of our tour agency, +6281339822664 and the name is Komang Parta. Tour name is Hanoman Tourist Service.

      Once again we thank you so much for your nice blog.

      Best regards

      Yoga”

      Um abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: