Amed – Dia 4, mergulhos no Naufrágio do USAT Liberty Glo, na praia de Tulamben.

Esse dia foi fantástico e inesquecível, no dia anterior eu já tinha reservado uma vaga na operadora Adventure Divers Bali , no grupo que faria dois mergulhos no famoso naufrágio USAT Libety na praia de Tulamben. Escolhi participar do primeiro grupo, que partiria para o naufrágio às 04:30 da manhã (madrugada), isso mesmo é o melhor horário. Diariamente mais de 200 mergulhadores visitam esse naufrágio. Geórgia ficou dormindo na pousada.

Saímos da operadora por volta das 5:00 da manhã, um grupo com 4 mergulhadores e um dive master local que conhecia todos os pontos do naufrágio. Quando chegamos em Tulamben não tinha ninguém na água, o naufrágio era nosso. Acompanhar o nascer do dia nessa praia tão famosa e histórica, é uma experiência que eu levarei para o resto da vida. Sonho realizado, dei a volta ao mundo para conhecer esse naufrágio.

Em Bali esse naufrágio é parada obrigatória para mergulhar, é um dos mais famosos naufrágios do mundo, USAT Liberty Glo (Navio Cargueiro Americano torpedeado pelos japoneses em 11 de janeiro de 1942 na segunda guerra mundial).

Tulamben está situada a aproximadamente quatro horas de distância do Aeroporto de Denpasar. O caminho é muito bonito e você poderá ver os famosos campos de arroz, o templo de Goa Lawah e o magnífico Water Palace. Mais detalhes nesse post (Tirta Gangga).

Foto do USAT Liberty Glo em atividade.

uss_liberty_in_better_days

A estrutura do naufrágio atrai grandes barracudas, peixes-napoleão e cangulos-pavão, peixes papagaios entre uma variedade de outros habitantes marinhos, se você gosta de fotografia macro, aqui é o lugar. Cheio de nudibrânquios e o famoso cavalo marinho pigmeu.

Segundo a História, o cargueiro americano de 190 metros foi torpedeado pelo submarino japonês I-166 à sudoeste do Estreito de Lombok. Um destroyer americano e um destroyer holandês buscavam rebocá-lo até Singaraja (Porto Holandês ao Norte de Bali). No entanto, muita água entrou no navio e ele teve que ser atracado na Praia de Tulamben para poder salvar a carga de peças de estrada de ferro e borracha. Em 1963 em virtude dos tremores associados à erupção do Vulcão Agung (Monte Agung) o navio afundou e está apenas 50 metros de distância da praia entre 9 e 33 metros de profundidade.

Devido a presença do Vulcão Agung (Monte Agung), o fundo do mar é formado por pedras vulcânicas lisas, arredondadas e negras; a água é quente (28º) e transparente; a vida marinha é vasta (de minúsculos cavalos marinhos pigmeus de menos de 1 cm até grandes Mola-molas de quase 2 metros); o relevo geográfico também colabora de forma fantástica: um abismo se abre a apenas alguns metros da praia. Ou seja, temos um verdadeiro paraíso para nós mergulhadores.

Assista os vídeos que eu gravei dos dois mergulhos.

Mergulho 1 – Exploramos a parte externa do naufrágio. Ainda estava amanhecendo em Tulamben.

Depois voltamos para praia e fizemos uns 40 minutos de tempo de superfície. Fomos recebidos pelo staff da operadora com um café da manhã, servido de panquecas de banana, suco fresco de melancia e manga, chá gelado ou quente. O grupo aproveitou muito bem o café da manhã. Logo começamos a nos equipar novamente para o segundo mergulho. No segundo mergulho já tínhamos a companhia de mais uns 15 mergulhadores de outras operadoras que haviam chegado a praia.

Mergulho 2 – Exploramos a parte interna do naufrágio.

Mergulhar no USAT em Tulamben é muito tranquilo. Não há correntes fortes e é muito próximo da praia. A parte mais complicada é entrar e sair da água, o fundo de pedras dificulta bastante, pois são rochas arrendondadas e escorregadias. A dica é utilizar nadadeiras abertas com botas de neoprene.

Pessoal, visitar Bali é uma experiência encantadora, Mergulhar no USAT Liberty é algo inesquecível.  Considerado um dos top 10 melhores mergulho em naufrágios do mundo, vale a pena cada minuto neste paraíso! Pena que passa rápido!

Tulamben, até a próxima!

Dicas úteis

Operadora Adventure Divers Bali é a escolha certa, serviço espetacular. Na volta dos mergulhos somos recebidos com um delicioso almoço. Toda a operação, a simpatia e profissionalismos dos funcionários e o excelente Dive Master que nos acompanhou, foi tudo perfeito. Se você está em dúvida, dá uma olhada no Trip Advisor.

 

divebali

Uma outra dica interessante é pegar o mergulho o mais cedo possível! Devido a grande procura, o naufrágio as vezes está muito cheio.  Peguei o mergulho das 05:30 e logo depois já tinham mergulhadores na água. É impressionante a diferença entre os mergulhos da manhã e os da tarde com muito mais suspensão na água.  Ou seja, pegue o mergulho bem cedo e à tarde/noite curta os outros pontos de Tulamben!

Em Tulamben há três pontos de mergulho: USAT Liberty Glo, Koral Garden e Drop off. Todos os mergulhos são Shore dives (estão acessíveis da terra), o que torna tudo bem mais barato. Uma simples caminhada leva você diretamente a eles. Os dive masters (em sua maioria) são locais e sabem exatamente onde estão as melhores coisas para se ver.

Site da operadora (Clique aqui)

Boa Viagem.

Planeje a sua viagem com nossos parceiros.

Comece agora reservando seu hotel em Amed no Booking.com

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro que tenha o melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Boa viagem

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Compartilhar
Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.
São várias as maneiras de compartilhar:
  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Bali ? Então,leia também as nossas outras dicas sobre a Indonésia.

Nosso roteiro de 18 dias na Indonésia

Amed – Dia 1, onde ficar e o que fazer.

Amed – Dia 2, curso de mergulho e mergulho no Naufrágio USAT Liberty em Tulamben.

Amed – Dia 3, mergulhar e relaxar na praia de Jemeluk.

Ela terra Eu mar nas redes sociais.

logo-menor

Siga Ela Terra Eu Mar no Instagran.

Inscreva-se no nosso Canal de Vídeos no Youtube.

6 comentários sobre “Amed – Dia 4, mergulhos no Naufrágio do USAT Liberty Glo, na praia de Tulamben.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: