As Ruínas Maias de Cobá, México.

Cobá é o tipo de lugar que muita gente nem sabe que existe. Fica localizada a 44 km de Tulum e é uma ótima sugestão de passeio para fazer junto com as ruínas de Tulum. Foi o que nós fizemos partimos de Tulum para Cobá. Se você estiver em Cancun a distância é bem maior, são 173 Km.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Cobá significa “água abundante” e o sítio arqueológico está localizado entre duas lagoas  cercadas por uma selva exuberante.  O local possui umas das maiores pirâmides do México (Nohoch Mull) que pode ser escalada. Nós subimos e a vista da selva lá de cima é espetacular! A Pirâmide é bem alta possui 42 metros de altura e são 129 degraus até o topo. Mas é tranquila a subida e ainda tem uma corda de segurança para auxiliar. A cidade data da era pré-colombiana maia. A maior parte foi construída entre os anos 500 e 900 depois de Cristo.

Da entrada da zona arqueológica até à pirâmide dá uns 20 minutos, que é possível fazer a pé. Mas, para quem não quer se cansar, ainda há a opção de você alugar uma bicicleta por 35 pesos.

Hoje, o sítio arqueológico cobre uma área de 6 km². Ou seja, o espaço é bem grande e você até pode fazer a pé, mas não é recomendável.

Eles oferecem um serviço de ‘bike táxi’ que custa 100 pesos por uma hora e o próprio aluguel das bicicletas que custa 35 pesos . Nós fomos com o ‘bike táxi’, mas recomendo a a bicicleta para os mais animados. Mas já aviso que o calor é insuportável e por mais que Cobá fique no meio da selva, isso não significa que o lugar é mais fresquinho.

DCIM102GOPROG0343095.JPG
Nossa limousine em Cobá

Uma coisa um tanto chata em Cobá é a insistência dos guias. Em teoria, você pode entrar no sítio arqueológico e visitar tudo por conta própria com seu guia impresso que você pega na entrada, mas prepare-se para uma abordagem constante dos guias que irão te falar que só com eles você entenderá como era a vida em Cobá. Acho até interessante, não fosse o valor de U$50. Não sei se vale a pena. O guia impresso já te ajuda bastante a identificar os lugares.

Passear pelos caminhos Maias também é um ótima experiência, você pode além de apreciar as belezas naturais do local, observar lagoas; descer cenotes de rapel para nadar em cavernas escondidas; aproveitar uma caminhada pela mata para conhecer como era o ambiente Maia, entre muitos outros.

Nossas fotos lá em Cobá

Um pouco sobre o famoso Jogo de Pelotas, um combate mortal.

“Chamado de “pok-ta-pok” pelos maias, de “ullamaliztli” pelos astecas e de “juego de pelota” pelos conquistadores espanhóis, o jogo de bola mesoamericano foi o mais importante esporte ritualístico das antigas civilizações da Mesoamérica. Podia durar dias terminando, quase sempre, com o sacrifício do capitão ou de toda a equipe.”

Fonte http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/jogo-de-bola-combate-mortal/ – Blog: Ensinar História – Joelza Ester Domingues. No blog da Joelza Ester tem tudo bem explicado e vale muito a leitura, para já chegar bem informado as ruínas.

Vídeo de uma apresentação do grupo XCaret.

Terei algumas fotos da quadra do jogo de pelotas de Cobá.

Como chegar nas Ruínas de Cobá

Quem não está de carro tem a opção de visitar o sítio arqueológico através de passeios vendidos pelas agências de turismo locais ou então utilizando o transporte público. A companhia de ônibus ADO oferece linhas que partem dos terminais rodoviários de Cancun e Playa del Carmen com destino à Tulum e Cobá. Os preços e horários podem ser encontrados no site da empresa.

Outras empresas: Tio Nenê Tours (Empresa brasileira)

Nosso parceiro Get yor Guide oferece passeios para as melhores atividades turísticas em todo o mundo. Tulum e Cobá

Nosso parceiro, a empresa Viator  também oferece diversos passeios em Cobá.

Tour do Grupo Xcaret: o grupo Experiências Xcaret (dos parques Xcaret, Xel-Há e Xplor) oferece alguns tours pelos sítios arqueológicos. É uma empresa renomada e o conforto desses tours geralmente é maior que nas demais agências de Cancun e Playa del Carmen.

Contato (Site oficial: Zona Arqueológica de Cobá)

Acesso

Da cidade de Cancún ou Playa Del Carmem basta seguir a estrada federal “carretera federal número 307”, até o povoado de Tulum, onde você deverá seguir pela estrada federal 109 em direção Nuevo Xcan e percorrerá uns 47 km até encontrar Cobá. Uma outra opção é por transporte público. Nós fomos através de uma agência o que é bem mais cômodo.

Serviços disponíveis lá na entrada da Zona Arqueológica.

Possui estacionamento para muitos carros, sanitários, bilheteria, loja de artesanato regionais e lanchonetes. Na entrada é possível contratar alguns guias (Mas não é obrigatório) e alugar bicicletas. (A área é muito grande, recomendo a utilização das bicicletas)

Horário de funcionamento

Segunda à domingo de 08:00 a 17:00 horas (último acesso às 16:30 hrs.).

Valor do Ticket: 70 pesos por pessoa

Contato

Centro INAH Quintana Roo. Insurgentes 974, Colonia Forjadores, Chetumal, Quintana Roo. C.P. 77025.
Tels. 01 (983) 837 24 11 y 837 0796, ext. 318002 y 318003.
Zona arqueológica de Cobá. Tel. 01 (984) 206 7166

Recomendações

Respeitar o patrimônio cultural do sítio histórico e a natureza ao redor.

Use roupas leves e confortáveis, bem como tênis ou sandálias, protetor solar e leve bastante água.  A visita é bem agradável, o lugar é bem arborizado. Utilizar as bicicletas ou trici táxis para aproveitar melhor o passeio.

Boa viagem

Se você tem alguma dúvida, escreve aqui nos comentários, terei o maior prazer em poder ajudá-lo(a).

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Este post contém links para sites afiliados e parceiros.

Planeje a sua viagem com nossos parceiros.

Booking normalmente tem os melhores preços de hotéis e pousadas, uma variedade enorme, avaliações feitas por hóspedes reais, e algumas opções tem cancelamento grátis. Comece agora reservando seu hotel no Booking.com

Um outro recurso é o Airbnb. Ele permite que você alugue casas, sítios, apartamentos, quartos e até embarcações, tem opções para todos os bolsos e gostos, de quartos simples em casas de família até mansões cinematográficas.

O legal do Airbnb, além do preço, é que ele é seguro, tanto para o proprietário como para quem está locando, é possível ver as avaliações de outros hóspedes e você paga no cartão de crédito no ato da reserva, podendo inclusive parcelar, e o proprietário recebe apenas 24 horas após sua entrada.

Já reservei hospedagem para as minhas viagem e consegui uma economia de cerca de 60%, vale muito a pena.

Cadastre-se no Airbnb através desse LINK e ganhe R$130 de desconto em sua primeira viagem.

Seguro Viagem – Garanta uma viagem SEGURA

Para viajar bem tranquilo e sem dor de cabeça, não se esqueça de fazer o seu seguro viagem! Já precisamos de atendimento médico durante nossas viagens pelo mundo a fora e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas. Sugerimos sempre fazer uma busca nas opções do site da Seguro Promos

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro que tenha o melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Esse post pode contem links de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter nosso blog e não paga nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Sempre confirme datas, preços e informações. 

Na lateral direita existem vários banners dos nossos parceiros (com descontos exclusivos), você não pagará nada a mais pelo serviço e ainda ajuda o nosso blog. Desde já nós agradecemos.

Compartilhar

Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.

São várias as maneiras de compartilhar:

  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Cancun? Então,leia também as nossas outras dicas sobre o México.

As Ruínas Maias de Tulum, México.

Ilha Holbox, como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho com tubarões baleia na Ilha Holbox, México.

Cozumel – Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Caye Caulker o paraíso em Belize. Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho no Great Blue Hole, Belize.

Ela terra Eu mar nas redes sociais.

logo-menor

Siga Ela Terra Eu Mar no Instagran.

Inscreva-se no nosso Canal de Vídeos no Youtube.

 

Os comentários estão desativados.

Descubra mais sobre Ela terra Eu mar

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading