Subimos o Mount Batur – Vulcão ativo em Bali.

Esse foi um dos passeios que marcou a nossa viagem, valeu cada segundo, cada gota de suor na subida, e todo o esforço no Trekking nível hard de 2 horas.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Sem dúvida é um dos passeios imperdíveis para se fazer em Bali. Mas o preparo físico tem que estar em dia. A subida não é fácil e o caminho é cheio de pedras, mas vale o sacrifício.

Pagamos US$ 30,00 dólares por pessoa para fazer esse passeio, ficou mais barato pois fechamos um pacote com vários destinos nesse mesmo dia.

O principal objetivo do passeio é ver o nascer do sol lá no topo do vulcão, e por conta disso e da distância de 40 km de Ubud até o início da subida, o passeio começa de madrugada, logo às 02:00  da manhã quando a van da empresa veio nos buscar no hotel. Aqui vale a pena fazer uma constatação digna de aplausos os balineses são pontuais com relação aos horários, todos os horários marcados foram cumpridos pontualmente, com no máximo um ou dois minutos de atraso ou até de antecedência.

Saímos do hotel, em uns 45 min de carro chegamos a um pequeno estacionamento bem ao pé do vulcão, onde ficam as vans das empresa, motos e também carros particulares, de pessoas que contrataram apenas o guia da subida e não o pacote completo.

Ali no estacionamento ainda escuro no meio da madrugada foi onde conhecemos o nosso guia, que iria nos levar até o topo do vulcão e recebemos as instruções de segurança. Infelizmente eu esqueci de anotar o nome do guia, nos guiou com maestria até o topo do vulcão, muito prestativo e atencioso.

DCIM202GOPRO

Dica:  As pessoas não vão para Bali preparadas para o frio. Se você não estiver bem agasalhado, o estacionamento é o lugar ideal para alugar uma blusa. Será sua última chance de não passar muito frio lá no topo, muito frio mesmo. Na subida você irá suar bastante por causa do esforço, mas no topo o frio é intenso. Se possível leve uma camisa reserva para trocá-la la no topo, a camisa da subida vai ficar ensopada de suor.  Bom, isso foi o que aconteceu comigo e eu não tinha uma camisa reserva, tirei a camisa suada e fiquei apenas com o casaco.

Ainda na escuridão da noite, guiados apenas pelas lanternas que o nosso guia forneceu, aquelas que ficam presas na cabeça, começamos a subida. Começa bem fácil ao longo de um caminho de terra, mas rapidamente começam as curvas acentuadas. São muitas pessoas e a trilha fica toda iluminada pelas luzes das lanternas, já é possível ver uma trilha de luzes pela encosta do vulcão. Muito bonito é impressionante.

0 caminho da subida é sinuoso e com algumas pedras escorregadias e areia solta, na escuridão fica difícil evitar as pedras, o frio da madrugada rapidamente desaparece e começa o suor intenso, a região é muito úmida e o meu preparo físico não é dos melhores. A trilha é nível hard e a cada 20 ou 30 minutos o guia faz uma parada para água e descanso, mas se você se cansar antes é só pedir para parar um pouco.  Depois de longas 2 horas, enfim conseguimos chegar ao topo do Mont Batur ! A primeira coisa que você percebe é que a temperatura está perto dos 10°C ou menos.

Uma vez lá no topo, você  é recebido em uma pequena cabana bem rudimentar, onde os guias de turismo preparam o café da manhã com chá, frutas e panquecas. Você escolhe um ponto para se sentar ao longo da borda da montanha do vulcão, e se prepare para o espetacular nascer do sol . Momento mágico, espetacular, e fomos abençoados com um lindo dia.  Aproveitei para agradecer a Deus por ter saúde para aguentar a subida e poder apreciar a beleza do lugar. Gratidão é o sentimento que eu trago dessa experiência.

Quando começa a clarear a linda paisagem começa a ser revelada. Um lago, o Mont Agung bem em frente e lá longe dá pra ver o vulcão que fica em Lombok. E logo o céu começa a ser tingido com cores alaranjadas, sinalizando que o sol vem aí! É só apreciar o espetáculo e agradecer.

Após apreciarmos o belo nascer do sol, o guia nos levou para explorar o topo do vulcão. Nos mostrou a entrada de várias grutas e em uma delas saia vapor que nos esquentou um pouco. O topo do vulcão é habitado por um grupo de macacos, aproveitei para brincar um pouco com os bichinhos.

Com as energias renovadas, barriga cheia e pernas descansadas, chega a hora de fazer todo o caminho de volta. É incrível ver todo o percurso que antes foi percorrido só com a luz de lanternas, eu passei toda a descida pensando “eu subi mesmo tudo isso?”. Aquela famosa frase que diz que para baixo todo santo ajuda não funciona muito bem aqui, a descida também não é das mais fáceis.

A parte de cinzas em que você não saia do lugar quando estava subindo é completamente o contrário para descer, em um passo você desliza 1 ou 2m para baixo, cuidado para não atropelar quem vai na sua frente! As pedrinhas que escorregavam na subida são ainda piores na descida e mesmo os guias que fazem isso todo dia deram algumas derrapadas.

O Mont Agung e o lago são muito fotogênicos e cada curva merece uma nova foto, já que na ida era impossível vê-los.

Aproveite para brincar com os macacos que habitam o topo do vulcão, já estão acostumados com os visitantes. Cuidado com óculos, brincos e qualquer objeto que ele possam pegar “roubar” para brincar.

A descida é por um outro lado do vulcão e bem mais fácil que a subida. Depois de trocar uma noite de sono por um belo trekking, partimos para as piscinas de Toya Devasya Natural Hot Spring. Afinal, ainda são apenas 10:00 da manhã e o dia só estava começando!

Em outro post, vamos passar mais detalhes sobre Toya Devasya Natural Hot Spring.

DCIM203GOPRO

Boa Viagem e divirta-se.

Melhor época para ir ao Monte Batur.

O melhor momento para fazer a subida ao Monte Batur é durante a estação seca de Bali, de abril a setembro. Enquanto a temperatura permanece quente o ano todo, ele pode ficar bastante úmido durante a estação chuvosa. Note que o pico da época turística em geral, vai de julho a início de setembro, bem como de dezembro a meados de janeiro.
Não tente escalar o Monte Batur durante a estação chuvosa, as trilhas estarão enlameadas e escorregadias.

Informações úteis.

Dica: Leve agasalhado para fazer esse passeio (Calça e casaco), para não passar frio no topo. Na subida você irá suar por causa do esforço, mas no topo o frio é intenso. Se possível leve uma camisa para trocar lá no topo, a camisa da subida vai ficar ensopada de suor.

O Monte Batur é um vulcão ativo, o que significa que é propensa a terremotos e tremores freqüentes. Algumas áreas do vulcão são mais explosivas que outras e, mesmo que o vulcão não esteja em erupção, bolsas de vapor, lava e gases sulfurosos podem ser liberados a qualquer momento. Os turistas devem estar cientes disso e certifique-se que saber o estado do vulcão antes de subir. Caminhadas com guia turístico registrado ajudará a garantir que se mantém nas zonas seguras.

Existem várias agências de turismo em praticamente qualquer lugar em Bali, mesmo de tão longe como Nusa Dua, no sul. Espere pagar em qualquer lugar de 400.000 para 1,3 milhão de rúpias (aproximadamente US $ 40 à  US $ 150) por pessoa, dependendo de quão longe o seu hotel é de Batur, para o transporte até o vulcão e uma visita guiada.

Nossas fotos no Vulcão.

Boa viagem.

Planeje a sua viagem com nossos parceiros.

Comece agora reservando seu hotel em Ubud no Booking.com

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro que tenha o melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Boa viagem

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Compartilhar
Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.
São várias as maneiras de compartilhar:
  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário ! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Compartilhar
Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.
São várias as maneiras de compartilhar:
  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Bali ? Então, leia também as nossas outras dicas sobre a Indonésia.

Nosso roteiro de 18 dias na Indonésia

Ubud – Dia 1

Ubud – Dia 2

Ubud – Dia 3

Bali – Templo Pura Tanah Lot

Sagrada Floresta dos Macacos

Bali – Templo Taman Ayun

Luwak coffee ou Kopi Luwak

Bali – Barong & Keris Dance

Museu de Arte Agung Rai (ARMA)

logo-menor

Siga Ela Terra Eu Mar no Instagran.

Inscreva-se no nosso Canal de Vídeos no Youtube.

Comments are closed.