Pura Tirta Empul, o Templo da Água Sagrada.

Após visitarmos o  templo mãe de Bali, Pura Besakih (Mais detalhes aqui nesse post).  Partimos para conhecer o Templo da água sagrada. O Pura Tirta Empul, outra visita imperdível na ilha de Bali.

Entre os templos que visitamos consideramos esse um dos mais interessante e mais próximo da cultura hinduísta. O lugar é lindo, cheio de jardins e piscinas naturais para o banho de purificação. A água das piscinas é originária de uma piscina sagrada, onde é possível ver incríveis nascentes no fundo, o estado mais puro da água. Para entrar no banho sagrado é preciso usar um sarongue (pano que te ajuda a cobrir as pernas em sinal de respeito pela cultura e religião hindu; o pano deve ser usado por ambos os sexos), mas caso não tenha, você pode alugar um lá mesmo. Apesar da água fria é uma experiência única!

dsc_0310

O templo é dedicado a Vishnu, um dos nomes dados ao deus Hindu Narayana – que numa das interpretações significa água e em outra o “homem supremo”. Também conhecido como templo da água sagrada, o Pura Tirta Empul é procurado há mais de um século por almas sedentas de purificação. Além do templo em si – um dos mais importantes para os hindus – o tanque central é claramente o foco de todas as objectivas que por aqui circulam.

dsc_0375
Nele existem fontes que jorram água proveniente da fonte mãe, situada um pouco mais acima. Aqui se lavam males e se purifica a alma, o espírito e naturalmente o corpo. Se estás a pensar que também gostavas, podes trazer uma muda de roupa e experimentar sem problema. Atenção, não se mergulha nem se entra com roupa menos própria. Lembra-te, é um local sagrado e não uma piscina.
A fonte mãe do Pura Tirta Empul é a principal fonte do rio Sungai Pakerisan. Nela facilmente conseguirás ver a água a irromper pelo solo, formando um lago belíssimo onde mais parece um enorme espelho do céu.

dsc_0314

Do lado esquerdo do templo há um monte com uma casa muito mais moderna e que foge um pouco ao contexto. Ela foi construída para a visitas do presidente Sukarno em 1954 sendo agora usada como uma casa de repouso para os hóspedes mais importantes.

O templo é dividido em três seções: Jaba Pura (área frontal), Jaba Tengah (área central) e Jeroan (área interna). Jaba Tengah possui duas piscinas com trinta chuveiros que são chamados como: Pengelukatan, Pebersihan e Sudamala dan Pancuran Cetik (veneno).

A Lenda por trás do Templo Tirta Empul

Segundo reza a lenda, há milhares de anos, um rei que detinha poderes mágicos se deixou dominar pela cobiça e pela vaidade, transformando-se em uma pessoa que julgava ser mais importante do que os Deuses. Tanto que, para contestar o Hinduísmo, destruiu templos e imagens, com o intuito de impedir as pessoas de rezarem.

Diante da situação, Indra, o Deus da tempestade, não deixou barato veio à Terra e iniciou uma guerra contra o rei, cada lado com um exército a seu favor. Em dado momento, porém, o rei adentrou escondido no acampamento inimigo e criou uma fonte de água muito bonita, mas envenenada. Ao acordarem, os guerreiros beberam da água e morreram, um a um.

dsc_0304

Ao perceber o que havia ocorrido, o Deus Indra reverteu o feitiço e transformou a água em antídoto e fonte de purificação, que fez com que todo o exército revivesse para retornar à luta que durou até o momento em que o rei foi derrotado e a fé reinstalada. Hoje, acredita-se que essa mesma água é a que abastece o Tirta Empul.

Visita imperdível.

Boa Viagem.

Informações úteis

Valor da Entrada: Rp$ 15.000,00 por pessoa.

Obrigatório o uso do Sarong (pano que te ajuda a cobrir as pernas em sinal de respeito pela cultura e religião hindu; o pano deve ser usado por ambos os sexos).

Vista da entrada do Templo Maps

entrada-do-templo

Nossas fotos no Templo

Planeje a sua viagem com nossos parceiros.

Comece agora reservando seu hotel em Ubud no Booking.com

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro que tenha o melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Boa viagem

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Compartilhar
Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.
São várias as maneiras de compartilhar:
  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Bali ? Então, leia também as nossas outras dicas sobre a Indonésia.

Nosso roteiro de 18 dias na Indonésia

Bali – Templo Pura Tanah Lot

Sagrada Floresta dos Macacos

Subimos o Mount Batur – Vulcão ativo em Bali.

Bali – Piscinas Termais de Toya Devasya em Kintamani.

Pura Besakih o templo mãe da ilha de Bali.

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário ! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

logo-menor

Siga Ela Terra Eu Mar no Instagran.

Inscreva-se no nosso Canal de Vídeos no Youtube.

5 comentários sobre “Pura Tirta Empul, o Templo da Água Sagrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: