Mergulhamos no Shark Ray Alley, em Belize.

O MELHOR SNORKELING DO BELIZE !

Assim que nós chegamos na ilha de Caye Caulker, eu me informei no hotel sobre o passeio para mergulhar no famoso ponto Shark Ray Alley. Nas proximidades do hotel tínhamos duas opções de agências que levavam os turistas para fazer o mergulho, já marquei para o dia seguinte.

Quando eu comecei a criar o nosso roteiro por Belize, esse lugar não poderia ficar de fora. Passeio imperdível para quem gosta de mergulhar e ter um contato mais próximo com tubarões e raias.

Não precisa ter medo. Os tubarões lixa e as raias que lá habitam têm uma grande tolerância para os mergulhadores e parecem apreciar a interação humana. Os raias, que têm uma “extensão de asa” de 1,5 metro, nadam diretamente para os mergulhadores, convidando-os a esticar e a acariciar suas asas (embora seja melhor não tocá-las). Algumas também nadam em círculos ao nosso redor, como um gato esfregando contra nossas pernas. O gentil tubarão lixa (Nurse Sharks) tem uma média de 1,5 metros de comprimento, e os guias de mergulho geralmente os alimentam com pedaços de peixes pequenos.

Esta é uma aventura verdadeiramente inesquecível. Mergulhadores iniciantes também podem desfrutar deste encontro com a natureza. Certifique-se de visitar Shark-Ray Alley durante a sua estadia em Caye Caulker. Eu gostei tanto desse mergulho, que fiz o passeio duas vezes.

O local do mergulho é raso, com uma profundidade de uns 1,6 metros o que é perfeito, e fica nas águas rasas e cristalinas dentro do recife de Shark-Ray Alley.

Assim que o barco chega no lugar, as arraias e os tubarões são atraídos pelo barulho do motor e nadam em direção ao barco. Entre na água o mais rápido possível para aproveitar ao máximo a visão. Você só precisa colocar sua cabeça debaixo da água para ver os tubarões e arraias indo e vindo entre os barcos. Você pode se aproximar facilmente deles, mas eles vão se afastar se você fizer gestos bruscos. Algumas arraias são bastante “táteis”, mas não se esqueçam de que elas têm um ferrão e que podem causar sérios ferimentos.

Algumas fotos que eu tirei no Shark Ray Alley.

Um pouco da história do lugar.

Durante vários anos, os pescadores locais costumavam limpar os peixes no Shark Ray Alley, localizado dentro do recife, ao sul de Ambergris Caye. Quando os pescadores perceberam que sua atividade atraiu Nurse Sharks (Tubarão lixa) e várias Arraias, eles relataram essa informação às operações de mergulho em Caye Caulker, que enviaram alguns mergulhadores para investigar. O que eles encontraram foi uma abundância de vida marinha, e “Shark-Ray Alley” rapidamente se tornou um ponto de mergulho muito popular.

Shark Ray Alley  faz parte da Reserva Marinha de Hol Chan e lá estão os pontos de mergulho / snorkeling mais populares em todo o Belize. Isto é devido à proximidade de Caye Caulker, a grande quantidade de vida e peixes encontrada em Hol Chan é acessível para os snorkelers e mergulhadores iniciantes, a diversidade da vida marinha encontrada nas 4 zonas do parque e a emoção e novidade de nadar com um grande número de tubarões e raias.

SHARK RAY ALLEY –  faz parte da Zona D da reserva marinha de Hol Chan.

Este ponto de mergulho recentemente foi selecionado como um dos sete melhores “mergulhos com vida marinha” no Caribe pela revista SKIN DIVER MAGAZINE.

Shark Ray Alley oferece-lhe a rara oportunidade de fazer snorkel ao lado de arraias, tubarões e tartarugas. Prepare sua câmera. Esta será uma oportunidade para fotografar tubarões que você definitivamente não pode perder. Até os fotógrafos amadores (meu caso) farão fotos espetaculares.

Na ponta sul de Ambergris Caye, a reserva marinha mais antiga do Belize, a Reserva Marinha Hol Chan. Hol Chan em maia significa “pequeno canal“. A reserva foi formada principalmente como uma iniciativa comunitária devido à preocupação com o alto nível de atividades de pesca e mergulho descontroladas, muitas vezes destrutivas na área.

Mais detalhes sobre o passeio completo.

A primeira para do passeio é no recife de corais bem em frente a ilha de Caye Caulker, e que faz parte da Reserva de Hol Chan. Mergulho incrível, aqui você encontrará um diversidade de corais, uma abundância de vida marinha. Tartarugas, moreias, peixes, lagostas, tubarões e se tiver sorte até os peixes boi.

Algumas fotos que tirei durante o mergulho.

Dá uma olhada aí nos vídeos desse mergulho.

Shark Ray Alley é a segunda parada no passeio que parte de Caye Caulker. Imperdível.

A terceira parada é próximo ao mangue, onde você poderá observar os cavalos marinhos e os tarpões.

Como fazer o Tours para mergulhar no Shark Ray Alley

Para ir até a reserva marinha de Hol Chan e a Shark Ray Alley o jeito mais comum é fazer um tour. Há várias empresas em Caye Caulker oferecendo o serviço. De Caye Caulker o passeio é chamado de ful day (dia inteiro), mas, na verdade, dura das 10:30 às 15:00 horas. O preço é meio tabelado entre as agências e custa em média 130 Dólares de Belize (US$65). No preço está incluído o guia, o transporte, o lanche, as nadadeiras, a máscara e o snorkel. Há dois tipos de barcos: lancha e veleiro. A lancha é mais rápida e tem a vantagem de ficar mais tempo nos locais. Já o veleiro, apesar de ser mais lento, é bem mais confortável e tem mais espaço para sentar e deitar, além de ter banheiro. O preço do veleiro é um pouco superior ao da lancha. Fomos de lancha e gostamos muito! Os barcos param em três lugares: recife de corais, Shark Ray Alley e Hol Chan. Na lancha vão menos pessoas na hora de mergulhar isso fará diferença, os animais ficaram mais próximo do seu grupo.

Fizemos o passeio com a agência ANWAR TOURS, fica bem próximo ao hotel Enjoy onde ficamos hospedados. A equipe foi super atenciosa, a lancha muito confortável e ficamos tempo suficiente nos pontos de mergulho. Nas fotos tem as outras opções de passeios, na próxima irei fazer o encontro com os manatees. (Peixe boi). Site da operadora com mais informações sobre os passeios.

>Dicas:

  • Pague o tour em dinheiro, pois pagando com cartão haverá um acréscimo de 10%.
  • É possível pagar em Dólares americanos, ele é amplamente aceito em Belize.
  • Se fizer o passeio de Caye Caulker, a primeira parada é no recife de corais e você ficará uns 40 minutos por lá. Se você não tiver um bom preparo físico, nade mais devagar ou vá para o mar de colete salva-vidas, senão quando chegar na parte dos tubarões você estará cansado e não aproveitará tanto.
  • Algumas agências de turismo alugam câmeras fotográficas subaquáticas. Vale a pena alugar, pois é um momento único e precisa ser registrado!

Uma outra opção de agência é a Hicaco Tours, também fica bem perto do hotel Enjoy. Mais opções de hotéis clique aqui.

Boa viagem

Planeje a sua viagem com nossos parceiros.

Reserva de Hotéis

Comece agora reservando seu hotel em Caye Caulker no Booking.com

Cadastre-se no Airbnb através desse LINK e ganhe R$100 de desconto em sua primeira viagem.

Seguro Viagem

Imprevistos em viagem acontecem. Faça seu seguro de viagem aqui e viaje tranquilo

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro com o melhor preço e as coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui as melhores seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online, simples e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher bem o seguro viagem (Clique aqui). Item indispensável para viagens internacionais.

Venda de Ingressos

Garanta os ingresso para suas excursões e passeios com o nosso parceiro Get Your Guide

Aluguel de Carros

Alugue seu Carro com a RentCars

Boa viagem

Se você tem alguma dúvida, escreve aqui nos comentários, terei o maior prazer em poder ajudá-lo(a).

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Este post contém links para sites afiliados e parceiros.

Compartilhar

Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.

São várias as maneiras de compartilhar:

  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Cancun? Então,leia também as nossas outras dicas sobre o México.

Caye Caulker o paraíso em Belize. Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho no Great Blue Hole, Belize.

Mergulho no Half Moon Caye Wall, em Belize.

Ela terra Eu mar nas redes sociais.

logo-menor

Siga Ela Terra Eu Mar no Instagran.

Inscreva-se no nosso Canal de Vídeos no Youtube.

Um comentário sobre “Mergulhamos no Shark Ray Alley, em Belize.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: