Pura Besakih o templo mãe da ilha de Bali.

Após nos fartarmos no almoço no Restaurante Grand Puncak Sari (mais detalhes nesse post) em Kintamani, partimos para o maior templo de Bali. O Pura Besakih, a viagem demorou uns 40 minutos, tempo suficiente para um cochilo revigorante no carro. Afinal de contas o nosso dia tinha começado às 02:00 da madrugada, quando iniciamos a subida no vulcão Batur (mais detalhes aqui).

DCIM204GOPRO

 

Considerado o templo mãe de Bali, Pura Besakih é o maior, o mais sagrado e o principal templo da ilha. Localiza-se no interior, bem próximo ao vulcão Gunung Agung. Mais do que um simples templo, é um complexo de 22 templos, alinhados paralelamente, que se distribuem em 7 níveis a cerca de 1000 metros de altura construídos na colina e são acessados por escadarias e corredores murados. Imperdível.

dsc_0277

Aos visitantes, é importante mostrar respeito ao entrar então recomenda-se que vá de Batik (roupa própria para ocasiões religiosas), ou calça comprida, ou alugue um sarong  (canga) para cobrir as pernas, nas lojas em frente ao templo. Não é permitido a entrada em algumas partes dos templos sem um guia. Particularmente acho que se você estiver desacompanhado, é provável que não será barrado em nenhum lugar pois o controle é meio difícil em função da circulação de muitas pessoas ao mesmo tempo. Porém o custo de um guia local é barato, mesmo porque não há um preço fechado, você define. Eles sugerem um valor, mas se você disser que irá pagar menos, eles aceitam sem problema.

Há muitos anos que este templo é uma referência para o hinduísmo. A primeira referência registada de sua existência que remonta a 1007 AD. No século 8, um monge Hindustani visionava construir casas para as pessoas durante o seu isolamento. Durante esse processo, muitos de seus seguidores morreram devido a doenças e acidentes. Por essa razão começou a ser chamado de ‘Basuki’, em referência à divindade dragão ‘Naga Besakian’, que acreditam habitar o Monte Agung. Desde aí o nome evoluiu para ‘Besakih’.

dsc_0228

O Pura Besakih foi feito o principal templo durante a conquista de Bali pelo Império Majapahit em 1343. Desde então, o Pura Besakih teve várias restaurações graças a terremotos (1917) e erupções (a última em 1963). A última erupção fez com que o fluxo de lava passasse pelo Pura Besakih e acredita-se ser um sinal milagroso das divindades que embora demonstrassem todo o seu poder, não destruíram completamente o complexo que os seus devotos havia construído em sua homenagem.

Este complexo é o expoente máximo da crença hindu conhecida como Tri Hita Kirana, que significa que a vida na Terra deve ser vivida e mantida em equilíbrio e harmonia entre os Homens, entre o Homem e Deus e entre o Homem e o ambiente que o envolve.

Reparem nas cores predominantes – o branco, o vermelho e o preto – a Trindade Hindu.

A bandeira branca é dedicada ao templo de Shiva – o destruidor (Pura Penataran Agung), a bandeira vermelha é para o templo de Brahma – o criador (Pura Kiduling Kreteg), enquanto a bandeira negra é para o templo de Vishnu – o preservador (Pura Batu Mandeg).

dsc_0270

Caminhe até o lance de escadas que o levarão ao Pura Penataran Agung ou o “Grande Templo de Estado”, o centro do complexo do templo.

Após subir 6 níveis, dado que o 7º fica no sopé da montanha a cerca de 3km de distância, vai ter a possibilidade de ver o quão alto está. O oceano está logo ali e a vista é absolutamente arrebatadora. Explore cada tempo, ouça cada história e delicie-se com as explicações das várias simbologias místicas que circundam cada esquina.

O Pura Besakih é o único templo aberto a todos os devotos de quaisquer grupos de castas. Isto deve-se à sua importância como o centro primordial de todas as atividades cerimoniais.

Há pelo menos 70 cerimônias e celebrações religiosas realizadas todos os anos aqui. Cada santuário tem o seu próprio aniversário, com base no sistema de calendário de Bali Hindu de 210 dias.

Nossas fotos caminhando pelo complexo de templos.

Planeje a sua viagem com nossos parceiros.

Comece agora reservando seu hotel em Ubud no Booking.com

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro que tenha o melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Boa viagem

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Compartilhar
Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.
São várias as maneiras de compartilhar:
  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Bali ? Então, leia também as nossas outras dicas sobre a Indonésia.

Nosso roteiro de 18 dias na Indonésia

Ubud – Dia 1

Ubud – Dia 2

Ubud – Dia 3

Bali – Templo Pura Tanah Lot

Sagrada Floresta dos Macacos

Bali – Templo Taman Ayun

Luwak coffee ou Kopi Luwak

Bali – Barong & Keris Dance

Museu de Arte Agung Rai (ARMA)

Subimos o Mount Batur – Vulcão ativo em Bali.

Bali – Piscinas Termais de Toya Devasya em Kintamani.

Kintamani – Restaurante Grand Puncak Sari.

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário ! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

logo-menor

Siga Ela Terra Eu Mar no Instagran.

Inscreva-se no nosso Canal de Vídeos no Youtube.

6 comentários sobre “Pura Besakih o templo mãe da ilha de Bali.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: