Olá viajante, que bom que você chegou até aqui no nosso roteiro em Cairns, já adianto que o post é longo e cheio de boas dicas. Seja bem vindo e siga as nossas aventuras no instagram @elaterraeumar.
Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!Neste post, montei um itinerário perfeito para passar 6 dias em Cairns. Há muito o que ver por aqui. Por isso, recomendo fazer um planejamento para que você possa encaixar o máximo possível de atividades na sua viagem. Na próxima vez eu ficarei mais dias, uns 10 dias pelo menos. Qualquer dúvida que você tiver é só pergunta nos comentários desse post. Terei o maior prazer em ajudá-la(o).
Eu sou mergulhador e, o meu principal objetivo nessa viagem era mergulhar na Grande Barreira de Corais. Por isso que 4 dias do meu roteiro eu curti em um liveaboard e apenas 2 dias em terra. Mas Cairns tem mais a oferecer, como os Planaltos de Atherton e a Floresta Tropical Daintree, isso se mergulho não for a sua preferência. Tem muitas atrações para crianças também.
Cairns
Cairns é uma das cidades mais importantes do estado australiano de Queensland, localizado no nordeste da Austrália. Não é apenas a porta de entrada para um dos recifes mais bonitos do mundo (a Grande Barreira de Corais da Austrália) uma das 7 maravilhas naturais do mundo. Cairns também abriga a Floresta Daintree, que na verdade é a floresta tropical mais antiga do mundo. Você pode se deparar com crocodilos, cachoeiras e ilhas tropicais enquanto se aventura por aqui no norte de Queensland e, uma coisa que não vai faltar é aventura. Fornecendo uma experiência particularmente tropical e uma experiência diferente do resto que a Costa Leste tem para oferecer, não é de admirar que seja um destino popular em um itinerário da Costa Leste da Austrália. Cairns é frequentemente o ponto de partida / chegada para mochileiros que fazem as suas rotas pela Austrália.
Como uma das maiores cidades turísticas da Austrália, Cairns é vibrante e, com muitos restaurantes e cafés, nós aproveitamos bastante. Você pode passear à noite e ter muito o que fazer, e os dias são preenchidos com uma enorme quantidade de opções para explorar as regiões vizinhas.
O que você precisa saber antes de viajar para Cairns?
Não vá na expectativa de encontrar belas praias, embora Cairns seja banhada pelo mar de corais. A região perto da costa é repleta de águas-vivas que podem causar queimaduras graves e, em alguns casos podem ser letais. O norte da cidade de Cairns é bem tranquilo, pra não dizer o contrário, nem pense em nadar por lá. Nas praias você poderá encontrar crocodilos de água salgada que habitam os estuários da floresta tropical. Esses crocodilos são gigantes, os nossos jacarés parecem umas lagartixas perto desses bichos.
A praia do centro é bem lamacenta e não vale a pena arriscar um mergulho.
Mas não se preocupe, a melhor opção é fazer os diversos passeios de barcos que levam os turistas para as ilhas próximas e para a grande barreira de corais a quilômetros de distância da costa, com água cristalina e sem esses perigos.
Os morcegos Flying Foxes de Cairns. A maior atração turística que os Australianos não querem que você conheça.
Um amigo que já havia visitado Cairns, me avisou sobre esses morcegos e, confesso que só aumentou a minha vontade de conhecer essa cidade. A primeira coisa ,que eu fiz, logo após me acomodar no hotel foi procurar esses morcegos pela cidade. E para minha sorte eu fiquei hospedado bem próximo das árvores do centro, onde esses ilustres moradores passam o dia de cabeça para baixo. Eles ficam nas árvores do centro no caminho para o aquário de Cairns. Tomam conta das árvores de uma praça e, em determinadas épocas o caminho de acesso a praça fica fechado, pois os pedestres podem ganhar uns presentinhos que caem das copas das árvores (fezes e urina dos morcegos).
O curioso nessa história é que o pessoal de Cairns não gosta muito desses morcegos, conversei com vários moradores e até com o motorista do ubber. Não é sempre que um motorista do Ubber diz que a maior atração turística da cidade é algo que ninguém no departamento de turismo quer que os turistas conheçam.
A maioria das reclamações estão relacionadas com a questão do barulho, sujeira que eles fazem no centro da cidade e, como são frutíferos atacam as plantações das áreas rurais próximas da cidade. O nome científico da espécie de raposas voadoras mais abundante em Cairns é Spectacled Flying foxes.
Em certas épocas do ano, também é possível encontrar um pequeno número de raposas voadoras vermelhas. Existem 44 locais com poleiros conhecidos em toda a área de Cairns, dos quais seis estão listados como poleiros de importância nacional. Os poleiros dos morcegos são sazonais, com os números e a composição mudando constantemente. O poleiro perto da biblioteca da cidade de Cairns é o único que é ocupado durante o ano todo.
Algumas fotos e Vídeos dos morcegos que eu fiz lá em Cairns.
Como chegar a Cairns?
Como a Austrália é enorme, uma boa alternativa pode ser chegar a Cairns de avião. A cidade possui conexão com Brisbaine, Sydney, Melbourne, Darwin e Townsville. As principais companhias aéreas da Austrália que voam para a cidade são a Virgin Australia, Qantas e a Jetstar, essa última é uma companhia low cost. Se for utilizar a JetStar preste muita atenção no peso da bagagem, senão o barato sairá caro.
Nós voamos pela Qantas no dia 03/12/2018. Voo de ida QF922 e o de volta foi o QF923. Partimos de Sydney, que utilizamos com nossa base na Austrália.
O Aeroporto de Cairns fica bem próximo do centro da cidade e nós utilizamos um Ubber tanto na chegada, quanto na partida. O aeroporto é pequeno e você irá estranhar um pouco o lugar onde as bagagens são retiradas, fica bem no saguão do aeroporto, bem perto da porta de saída pra rua. Assim que chegar na parte externa o ponto para pegar um Ubber fica bem a direta e sinalizado. No mapa logo abaixo eu marquei a posição.
Mais informações aqui no site do Aeroporto de Cairns.
Já na cidade, saiba que o centro é pequeno o suficiente para não ser necessário alugar um carro; uma boa caminhada é o bastante. Aluguel de carro somente se você buscar atrações nas redondezas e não estiver em algum tour.
Se for alugar um carro no aeroporto, lembre-se que na Austrália o trânsito segue a mão inglesa, ou seja, o volante do carro fica do lado direito. O macete é se guiar dessa forma “direita curta e esquerda longa”. Você pode alugar carros lá em Cairns com o nosso parceiro RentCars pagando em reais.
O que fazer em Cairns?
1 – Caminhar pela Cairns Esplanade
Passear pela Cairns Esplanade e aproveitar a Esplanade Lagoon, que tem água salgada e é uma ótima opção para um dia de calor. A piscina pública é bem grande e não é necessário pagar nenhum valor para utilizá-la. Ao seu redor há área gramada para fazer churrasco, trechos de areia que fazem as vezes de praia e chuveiro. É um lugar super legal para curtir um dia com a família ou dar um mergulho breve para renovar as energias. Uma excelente opção e alugar uma bicicleta e pedalar pela orla de Cairns. Nos finais de semana eles fazem diversos shows e atividades ao ar livre na Esplanade.
Mais informações nesse site de Cairns.
Fotos da nossa caminhada pela Cairns Esplanade.
2 – Visitar o Aquário de Cairns
Aproveitamos o primeiro dia em Cairns para visitar o incrível aquário da cidade e, assim já fomos conhecendo as principais espécies marinhas que iríamos avistar nos mergulhos na grande barreira de corais. Aqui nesse outro post tem tudo detalhado sobre a nossa visita ao aquário, com fotos e vídeos.
3 – Mergulhar na Grande Barreira de Corais
Cairns é a melhor base para visitar a Grande Barreira de Corais. Visitar Cairns e não mergulhar na Grande Barreiras de Corais é , como visitar o Rio de Janeiro e não conhecer o cristo redentor. Sem dúvida a maior atração dessa cidade está no mar de corais da Grande Barreira. Eu sou suspeito para falar, realizei um sonho de menino mergulhando nesse paraíso. Para ajudar outros mergulhadores eu escrevi outro post bem detalhado contando tudo sobre o nosso liveabord na Grande Barreira de Corais da Austrália. Aproveite para assistir os diversos vídeos dos mergulhos, espero que você goste.
Clieque aqui > Dicas para mergulhar na Grande Barreira de Corais.
Você pode chegar nos corais da maneira que for mais conveniente: alugando um hidroavião ou helicóptero (para incríveis imagens aéreas), contratando um liveaboard ou ainda um pequeno barco com chão de vidro. De Cairns chega-se a uma das diversas ilhas de corais tomadas por resorts ou ao balneário de Port Douglas, outra região de fácil acesso aos recifes.
4 – Visitar a vila de Kuranda
Kuranda é uma vila Aborígene, muito interessante, que atrai muitos turistas. A vila oferece vários tipos de demonstrações da cultura Aborígene, passeios radicais, lindas cachoeiras, lojas de artesanato, hotéis, restaurantes, santuário de borboletas, centro de resgate e reabilitação de animais selvagens, parque de répteis e santuário de coalas e etc. Kuranda fica a uns 25 km de Cairns e é rodeada pela floresta tropical e muito perto do parque Nacional Barron Gorge. Kuranda recebe anualmente milhares de turistas, que utilizam na maioria das vezes, a Kuranda Senic Railway ou o teleférico Skyrail Rainforest.
Escrevi outros posts contanto tudo bem detalhado, sobre a nossa experiência em Kuranda.
Kuranda Senic Railway
O Kuranda Scenic Railway é um trem turístico que liga as cidades de Kuranda e Cairns, em Queensland na Austrália. Essa é uma das atrações mais famosas da região, caso você visite Kuranda, faça um dos trechos (ida ou retorno) no trem.
É um programa simples, mas muito gostoso, porque o caminho que o trem faz é cercado por muita vegetação e é possível até ver algumas cachoeiras durante o percurso. Para quem quer fazer algo bem tranquilo e com um pouco de contato com a natureza, esse passeio deve fazer parte do seu roteiro.
Skyrail Rainfores
O teleférico Skyrail se estende por 7,5 km da estação Smithfield até Kuranda, parando em duas estações no caminho. A skyrail possui quatro estações diferentes, Terminal de Smithfield, Red Peak, Barron Falls e Terminal de Kuranda. O teleférico passa sobre o dossel de uma das principais florestas tropicais da Austrália, no Barron Gorge National Park.
E você tem uma vista aérea incrível da Floresta Tropical, do Rio Barron e das famosas Cataratas Barron. A área de floresta tropical da Austrália é a mais antiga do mundo e costumava cobrir todo o país. Atualmente, porém, cobre apenas um milésimo da área total do país.
Santuário de Borboletas da Austrália
O Australian Butterfly Sanctuary está em operação há mais de 20 anos e é o maior santuário de borboletas da Austrália. Mais de um milhão de visitantes já desfrutaram do Santuário de Borboletas Australiano desde a sua inauguração. O borboletário do Australian Butterfly Sanctuary foi projetado para recriar o habitat tropical natural das borboletas.
5. Visitar o Cairns Zoom and Wildlife Dome
Essa atração fica bem no centro da cidade, no topo do The Reef Hotel Casino. Fomos caminhando pela Esplanade até o cassino. Ideal para levar as crianças é uma atração cheia de trilhas suspensas por cordas. Logo na entrada é possível tirar fotos abraçando um coala, assistir a apresentações interativas da vida selvagem australiana e conhecer o gigante crocodilo de água salgada, Goliath de 4 metros de comprimento. Nesse outro post tem tudo bem detalhado sobre a nossa visita ao Wildlife Dome.
Reserve os seus passeios com o nosso parceiro GetYourGuide
6 – Visitar o Tjapukai Aboriginal Cultural Park
Em nossas viagens sempre aproveitamos para aprender um pouco da cultura do povo nativo do países por onde passamos. No parque Tjapukai podemos explorar a rica história da cultura viva mais antiga do mundo, com mais de 40.000 anos, os Aborígines. Tjapukai é uma atração turística muito popular em Cairns. É uma das excursões aborígines mais autênticas disponíveis na Austrália. Quer você visite o parque de dia ou de noite, desfrutará de uma experiência cultural única com performance, dança, comida e artes. Uma visita a Tjapukai é a maneira perfeita de obter uma compreensão mais profunda da diversificada herança aborígine da Austrália. Site oficial do parque Tjapukai
7 – Visitar a pequena Green Island
Green Island fica a 45 minutos de barco de Cairns, uma ótima opção para ter o primeiro contato com a Grande Barreira de Corais. Chegue bem cedo para aproveitar ao máximo o mergulho de snorkel e assistir à Grande Barreira de Corais acordar.
Chegando bem cedo garanto que você irá superar as multidões que optam por uma manhã na cama em vez de madrugar na marina de Cairns, para uma viagem de 45 minutos para o paraíso. Para os mais aventureiros existe um passeio de barco para os melhores pontos de mergulho a 1,5 km da ilha. Para mais informações acessem o site da Great Adventures.
8 – Visitar o Jardim Botânico de Cairns
O Jardim Botâncio fica a apenas quatro quilômetros do centro da cidade de Cairns, o Jardim Botânico é um oásis tropical. São 38 hectares de jardins exuberantes, e muitas plantas encontradas por lá não podem ser vistas em outras partes do mundo. A entrada para o Jardim Botânico de Cairns é gratuita, no entanto, caixas de coleta são colocadas ao redor dos jardins para que as pessoas façam doações e ajudem o parque a existir no futuro. Esta é uma atração de férias familiar acessível para quem está de férias em Cairns ou no norte de Queensland na Austrália. O jardim botânico foi criado em 1886. O Jardim Botânico possui uma flor tropical conhecida como Amorphophallus Titanum, que pesa até 70 kg com uma única folha de quase 7 metros de diâmetro. A planta exótica da floresta tropical é apenas uma das duas encontradas na Austrália.
Não deixe de experimentar os pratos do restaurante e café do Jardim Botânico fizemos um lanche por lá no final do passeio.
Informações para sua viagem
Seguro viagem – Item indispensável em qualquer viagem, em se tratando de mergulho e atividades com esportes radicais o seguro é importantíssimo. Consulte as melhores opções com os nosso parceiros da Seguro Promos e World Nomads.
Idioma – Inglês, embora os funcionários das operadoras de mergulho e das embarcações liveaboard falam vários idiomas.
Moeda – O dólar australiano. Cartões de crédito são aceitos em quase todos os lugares.
Principais Aeroportos – Os Aeroportos de Cairns, Brisbane, Gold Coast e Townsville recebem voos internacionais. Pequenos aeroportos regionais servem as pequenas cidades e ilhas do recife.
Eletricidade e Internet – Eletricidade é executada em 240 volts, 50Hz. O acesso à Internet é disponível em quase todos os lugares.
Onde hospedar-se em Cairns ?
Nós ficamos hospedados na guesthouse Mad Monkey Backpackers Waterfront bem no centro de Cairns, localização perfeita e custo benefício excelente. Dificilmente você encontrará uma estadia barata e tão bem localizada em Cairns. Você fará tudo a pé. Tem mercado, restaurantes (O restaurante que fica na entrada da Mad Monkey é incrível), o aquário é próximo, bem perto da piscina pública e de frente para o mar e a praça onde ficam os morcegos é bem na rua de trás. Nessa área está concentra a maior parte das lojas, baladas, bares e restaurantes, por isso essa é a parte mais agitada da cidade tanto de dia, como de noite. Além disso, ali você encontrará a marina, que é de onde saem os barcos para os passeios nos corais. As opções de hospedagem também são mais variadas e estão presentes em maior quantidade nessa parte de Cairns. Elas vão desde os hostels mais simples e baratos, como foi a nossa escolha (Mad Monkey Backpackers ), até porque iríamos passar o dia inteiro em diversos passeios. No centro também têm hotéis caros e luxuosos.
Resorts nas Ilhas Próximas
Na próxima viagem para Cairns vamos ficar no Green Island Resort para aproveitar mais os mergulhos ao redor da ilha.
Nas ilhas próximas a Cairns é possível encontrar alguns resorts luxuosos ao longo da costa, de onde é possível chegar nos corais a nado para ver tartarugas e até mesmo tubarões de recife. Esses são resorts exclusivos Fitzroy Island Resort, ou então o incrível Green Island Resort, ambos hotéis únicos em pequenas ilhas.
Aqui nesse link você encontrará mais ofertas de hotéis em Cairns, o melhor lugar é próximo a Esplanade e próximo a piscina pública. Já coloquei o mapa logo abaixo com a indicação da Esplanade.
Melhor época para visitar
Agosto é o melhor mês para visitar, com clima quente e sol, baixa umidade e a alta temporada chegando ao fim.
Valeu Cairns até a próxima
Boa viagem
Se você tem alguma dúvida, escreve aqui nos comentários, terei o maior prazer em poder ajudá-lo(a).
Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.
Este post contém links para sites afiliados e parceiros.
Compartilhar
Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.
São várias as maneiras de compartilhar:
- Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
- Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.
Reserve pelo blog com os nossos parceiros
Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos links dos meus parceiros, você está ajudando o Blog? Nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas, descontos e ajuda o ElaTerraEuMar a produzir mais posts de qualidade.
Então, bora reservar?
Nós agradecemos muito o seu apoio para continuar trabalhando nesse meio.
E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos seus favoritos para quando for planejar sua viagem.
Muito obrigado pela visita, e volte sempre que precisar de algumas dicas ou ajuda para organizar a sua viagem.
Hospedagem
Nós sempre utilizamos o site do Booking.com, pois normalmente tem os melhores preços de hotéis e pousadas, uma variedade incrível de opções, avaliações feitas por hóspedes reais e algumas opções com cancelamento grátis.
Descobrimos o Agoda quando viajamos para Indonésia. Com sede em Singapura , este sistema é o mais usado por estes lados da Ásia. É, de longe, o mais utilizado no sudeste asiático. Pelo Agoda já encontramos quartos excelentes de casal por menos de 6 dólares, enquanto as opções mais baratas do Booking começavam em 12 dólares. Costuma ter promoções relâmpago. Vale a pena dar sempre uma comparada nos preços entre o Booking e o Agoda.
O legal do Airbnb, além do preço, é que ele é seguro, tanto para o proprietário como para quem está locando, é possível ver as avaliações de outros hóspedes e você paga no cartão de crédito no ato da reserva, podendo inclusive parcelar, e o proprietário recebe apenas 24 horas após sua entrada.
Já reservei hospedagem para as minhas viagem e consegui uma economia de cerca de 60%, vale muito a pena.
O Airbnb possui um sistema de convites remunerados, onde você pode convidar um amigo e ganhar até R$98 reais quando ele fizer a primeira reserva. E seu amigo vai ganhar até R$179 reais de bônus por ter entrado com o seu convite. Se convidar vários amigos, é possível HOSPEDAR-SE DE GRAÇA usando o AirBnb. Uma vez cadastrado no site, você pode enviar seu convite para todos os seus amigos. E o melhor: se você conhecer alguém que tem um quarto livre em casa, pode convencê-lo de alugar aquele quarto pelo AirBnb. Neste caso, o crédito que você receberá será de R$ 290 reais!
Cadastre-se agora no Airbnb através desse LINK e ganhe até R$179 reais de desconto em sua primeira viagem.
Com acomodações e experiências únicas, o Airbnb é uma excelente maneira de viajar. Ao se cadastrar, você ganhará um desconto de R$130 na reserva de uma acomodação que custe R$250 ou mais e R$49 para reservar uma experiência que custe R$165 ou mais. Os cupons expiram um ano após a data de cadastro. Garanta o seu desconto através desse LINK ou clique na imagem logo abaixo.
Seguro Viagem – Garanta uma viagem SEGURA
Para viajar bem tranquilo e sem dor de cabeça, não se esqueça de fazer o seu seguro viagem! Já precisamos de atendimento médico durante nossas viagens pelo mundo a fora e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas. Sugerimos sempre fazer uma busca nas opções do site da Seguro Promos.
Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5
Chip Internacional de dados e voz para sua Viagem
Aluguel de Carros
A RentCars possui o site ideal pra quem quer comparar preço entre as locadoras de todo mundo. Pode ser utilizado em viagens nacionais ou internacionais!
Passagens Aéreas
Criar alertas de preço e pesquisar com antecedência são algumas das formas de encontrar passagens mais baratas. Mas uma das dicas mais importantes é acompanhar os preços no site, pois só assim é possível ter certeza de que aquele trecho está com o preço mais baixo.
A melhor dica é: antes de reservar suas férias, faça pesquisas de diversas datas no Passagens Promo. Dessa forma é mais fácil de encontrar passagens aéreas baratas, já que você não fica limitado em datas específicas. Um dia pra frente, ou um dia antes, pode fazer muita diferença no valor da passagem.
Indenizações por problemas com companhias aéreas
A LIBERFLY é a primeira empresa da América Latina a se comprometer exclusivamente com os direitos dos passageiros. Buscamos mediar os conflitos entre passageiros e companhias aéreas. Somos responsáveis por toda a burocracia e nos comprometemos em resolver o problema em busca de uma compensação financeira de forma ágil, transparente sem que o passageiro precisar sair do conforto de sua casa.
Cancelamentos e atrasos de voo, dano ou extravio de bagagem, overbooking… Bom, quem nunca sofreu problemas aéreos ou conhece alguém que já sofreu?
Essa é a nossa dica, compartilhe com os seus amigos que passaram por alguns desses problemas na viagem.
A Resolvi é uma startup criada em 2017, que desenvolveu uma plataforma on-line que facilita o pagamento de indenizações para passageiros que tiveram problemas com companhias aéreas como longos atrasos em voos, cancelamentos, overbooking e extravios de bagagens. O mais legal é possibilidade de consultar o valor de indenização para cada caso diretamente na plataforma.
Ingressos para os seus passeios
Vai viajar para o exterior? Garanta ingressos para as melhores atividades turísticas em todo o mundo. Compre online os seus ingressos e não enfrente filas. No Get Your Guide, você encontra ingressos para atrações do mundo todo!
A TIQETS é outra excelente opção para comprar os seus ingressos e não enfrentar as filas . A missão da TIQETS é tonar a cultura mais acessível, ajudando as pessoas a descobrir e abraçar experiências culturais. Estão criando a maior e mais eficiente plataforma do mundo para a compra de bilhetes de entrada.
Esse post contém links de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter o nosso blog e não pagará nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!
Sempre confirme datas, preços e informações com antecedência.
Compartilhar
Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.
São várias as maneiras de compartilhar:
- Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
- Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.