Mergulho no Half Moon Caye Wall, em Belize.

Após o mergulho no Blue Hole, nossa próxima parada foi na ilha Half Moon Caye. Fizemos uma parada para o almoço e descanso.  Aproveitamos para caminhar e explorar um pouco da ilha. Dá uma olhada aqui no google (clique aqui)

Belize é o segundo menor país da América Central, e o menos populoso, oferece o que há de melhor em mergulho no continente.

Um pouco sobre o a Ilha Half Moon Caye

O Monumento Natural Half Moon Caye está localizado na parte sudeste do Atol de Ligththouse Reef. O Atol Ligththouse Reef é o mais distante do continente dos três atóis de Belize e um dos únicos quatro atóis do Hemisfério Ocidental. O atol é uma plataforma de borda assimétrica, inteiramente cercada por um recife de corais que afloram para a superfície. Dentro deste recife de corais existe uma lagoa conhecida por sua alta densidade e diversidade de corais e peixes.

Sob a Lei do Sistema de Parques Nacionais de 1981 Half Moon Caye, composta por 41,5 hectares, foi designada Monumento Natural em 4 de março de 1982, juntamente com 9.658,5 hectares de suas águas circundantes. Foi a primeira área protegida em Belize a ser designada de acordo com esta legislação.

O Comitê do Patrimônio Mundial das Nações Unidas adotou formalmente sete áreas marinhas protegidas ao longo da Barreira de Belize e seus atóis adjacentes como Patrimônio da Humanidade sob a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência ea Cultura (UNESCO) em uma reunião em Mérida, México, em 4 de dezembro. 1996. Half Moon Caye Natural Monument faz parte do  Belize Barrier Reef Reserve System Patrimônio Mundial da Humanidade.

Muito bacana essa consciência de preservação que eu pude acompanhar de perto lá em Belize.

Características de Half Moon Caye Wall

O Half Moon Caye Wall é um conhecido site de mergulho descrito como “6.000 pés de abismo vertical”. Este muro requintado é incomparável com qualquer outro lugar do mundo e oferece uma oportunidade única de mergulho. Os mergulhadores poderão ver uma diversidade de vida marinha em canyons, incluindo corais, enguias de jardim e algumas das formações de esponja mais espetaculares. Os pelágicos maiores, como arraias , tartarugas marinhas e tubarões são vistos nadando no azul.

A floresta litorânea composta principalmente da árvore Ziricote com uma flor laranja, encontrada na parte ocidental da ilha, representa um habitat pequeno, em perigo e frágil, que cresce de acordo com o tipo de solo e a altura acima do nível do mar. Ele apóia o que é considerado a única colônia de Booby Red-footed de reprodução no oeste do Caribe. A colônia Booby suporta a estabilidade da floresta, fornecendo guano como fertilizante. A colônia pode ser vista a partir de uma plataforma de observação localizada na floresta.

Tirei algumas fotos por lá.

A floresta da ilha também fornece um habitat valioso para outras aves e répteis. O Gecko endêmico da Ilha (também conhecido como o Gecko do Atol de Belize) e Anole de Allison são duas espécies de lagartos de especial interesse devido às suas distribuições muito restritas.

Consegui registrar um Gecko, foi muita sorte pois esse bichinho fica muito camuflado.

 

A parte sudeste da ilha é um importante terreno de nidificação de tartarugas marinhas. Todos os anos, as tartarugas Cabeçuda, de pente e a verde, todas espécies ameaçadas, desembarcam na  ilha para colocar os seus ovos. A estação de nidificação e incubação de tartarugas marinhas começa em maio e geralmente termina em novembro. Durante este período, o terreno de nidificação é demarcado para evitar o distúrbio do ninho.

Nossa chegada na Ilha

Chegamos na ilha para descansar e almoçar. Após o almoço começamos a explorar a ilha. Essa ilha é paradisíaca e com certeza um dos lugares mais remotos e preservados que eu tive o privilégio de visitar. Esse passeio é imperdível para quem for conhecer Belize.

Explorando a ilha Half Moon Caye

Half Moon Caye oferece acomodações básicas

Frigate quarters:  O edifício Miller está localizado na praia em Half Moon Caye, com uma vista impressionante do oceano. Pode acomodar catorze (14) pessoas. Três quartos consistem em dois (2) beliches cada, e um (1) quarto com cama de casal.

Osprey quarters: Os  quartos Osprey podem acomodar oito (8) pessoas. Tem dois (2) quartos e é composto por três beliches e uma (1) cama de casal. Tem uma cozinha equipada com fogão, mini frigorífico e utensílios básicos de cozinha.

Área de Camp: Para campistas, há um campo de acampamento designado em Half Moon Caye. As instalações de acampamento incluem uma cozinha equipada com fogão e utensílios básicos de cozinha. Há também uma casa de banho e um banheiro composto. As comodidades adicionais incluem mesas de piquenique e churrasqueira.

Todas as instalações são alimentadas por energia solar.

REGRAS para acessar o parque, consulte o Guia de Melhores Práticas para o Monumento Natural Blue Hole e Half Moon Caye  (clique aqui).

Como nós chegamos na Ilha Half Moon Caye

Chegamos na ilha através da contratação de um pacote de mergulhos na operadora Frenchie’s Diving em Caye Caulker. Tem mais detalhes aqui nesse outro post.

DSC_0161

Frenchie’s Diving (Não ganho nada por divulgar, é que fomos muito bem tradados nessa operadora). Fiz todo o contato por e-mail e reservei as nossas vagas pelo site da operadora. Embarcação confortável, equipe super atenciosa e bem capacitados. Toda a operação foi muito bem organizada, e são super atentos aos cuidados com a preservação dos locais de mergulho. Não tocar nos animais e não tocar nos corais. Trazer apenas lembranças, fotos e vídeos dos mergulhos.

Na próxima vez que eu for para Caye Caulker, vou contratar um pacote onde ficaremos 2 dias e 1 noite na Ilha Half Moon Caye. Dessa forma teremos tempo para mergulhar em todos os pontos de mergulho do Atol e aproveitar mais a estadia na ilha. Explorar a ilha com calma e acompanhar o por do sol.

Bom vamos ao mergulho no Half Moon Caye Wall

Um dos mergulhos mais espetaculares que eu já fiz, lugar completamente preservado. É incrível a quantidade de corais e vida marinha ao nosso redor. Uma paredão de corais belíssimo, corais e esponjas enormes. Bom não tenho como descrever em palavras a beleza desse lugar. Por isso eu filmei todo o mergulho. A minha parceira de mergulho foi uma garoupa que me acompanhou durante uns 30 min durante o mergulho.

Assista aqui um pouco desse mergulho.

Outros pontos de Mergulho dentro do Monumento Natural de Half Moon Caye e do Atol Ligththouse Reef.

Half Moon Caye Wall
O Half Moon Caye Wall é um conhecido site de mergulho descrito como “6.000 pés de abismo vertical”. Este muro requintado é incomparável com qualquer outro lugar do mundo e oferece uma oportunidade única de mergulho.

Angelfish Wall
Este ponto de mergulho recebeu o nome devido a abundância de Angelfish Grey presentes na área. Os mergulhadores terão uma diversidade de vida marinha, como o peixe papagaio, o cavalo-marinho, as arraias e um tubarão ocasional.

Elkhorn Forest
Localizado ao sul da costa ocidental de Half Moon Caye, os corais chifres de alces bonitos crescem nas águas rasas. Aqui, entre as formações de coral, você provavelmente encontrará todos os tipos de peixes coloridos. Elkhorn coral é um dos principais construtores de recifes de coral do Caribe.

Tarpon Caves
Esponjas de tubo verde, o coral mesa em forma de placas, as árvores de corais negros e as esponjas de barril monstruosas no tamanho que se projetam das pequenas bordas e muitos peixes, incluindo alguns grandes garoupas negras, fazem deste um mergulho fabuloso. Tarpon Caves pode ser um mergulho raso em 30 a 50 pés de água ou um mergulho profundo ao longo da parede de 60 a 130 pés. O nome vem dos entalhes profundos cortados no topo do recife, saindo a cerca de 80 pés. As áreas de areia são ricas em enguias de jardim, peixe-papagaio da meia-noite, navalha e arraias do sul.  Os Tarpões patrulham a borda interna do recife.

Eagle Landing
A ponta do sudeste do Atol é um lugar ideal para quem quer desfrutar de um mergulho raso que oferece uma visão espetacular. Peixes tropicais de recife são abundantes, bem como Queen Conch (Uma concha gigante com um molusco) e arraias deslizando pelo fundo arenoso. Há uma série de sinais subaquáticos, que descrevem grupos de corais, esponjas e gorgônias que você encontrará ao longo da crista de coral. Depois de passar a crista, você pode contemplar uma grande parede vertical que cai no abismo azul.

Dica: Leve repelente caso for passar a noite na ilha.

Da uma olhada aqui na Ilha pelo maps do google.

Outros pontos de mergulho em Belize

Ambergris Caye, essa pequena Ilha localizada ao sul do país, que já foi homenageada por Madonna na música Las Isla Bonita, e aonde está localizado o parque Hol Chan, aonde você poderá mergulhar com muitos corais saudáveis, garoupas, barracudas entre outros animais marinhos! E não para por ai, após o mergulho você pode visitar o Shark Ray Alley e fazer snorkel em um berçário natural de Raias e Tubarões!

O Blue Holevocê provavelmente já viu uma foto do famoso Blue Hole de Belize, afinal é uma das imagens mais emblemáticas na imprensa de mergulho mundial e a foto de abertura desta página! Com 300 metros de diâmetro e 135 metros de profundidade esse buraco em um recife de coral pode ser visitado em uma expedição de mergulho de um dia, partindo dos principais operadoras de Belize. Nele você poderá encontrar incríveis formações de recifes de coral, e toda a vida que eles trazem junto, com tubarões cabeça chata e com incríveis formações de estalactites e estalagmite! (Mais detalhes aqui)

elaterraeumar-bluerole8
Great Blue Role

O cotovelo, Atol Turneffe, este ponto de mergulho isolado irá te fornecer interações com grandes criaturas marinhas e recifes de corais de cair o queixo. Este é um ponto de mergulho excelente para fazer um mergulho em correnteza que trás cardumes de peixes como xáreu branco e xaréu-olhão, e durante o seu deslizamento pelo paredão de fundo azul você pode avistar caranhas, barracudas, peixes-espada do atlântico e diversas espécies de tubarão.

elaterraeumar-atol
Atol Turneffe

 

Long Caye wall, Atol de Glovers, aqui você encontrará uma grande exuberância de recifes de coral, além disso, você encontrará uma grande variedade de gorgônias, esponjas tubulares além de diversos cardumes. Olhe com atenção e você poderá ver diversos peixes espada atlântico, bem como indo ao fundo arenoso você terá grande chance de ver muitas raias e claro um grande jardim de enguias.

 

elaterraeumar-gloveratol

 

Isso tudo para citar somente alguns dos pontos de mergulho que se destacam em Belize.

map-belize

Boa viagem

Planeje a sua viagem com nossos parceiros.

Reservas de Hotéis

Comece agora reservando seu hotel em Caye Caulker no Booking.com

Cadastre-se no Airbnb através desse LINK e ganhe R$100 de desconto em sua primeira viagem.

Seguro Viagem

Imprevistos em viagem acontecem. Faça seu seguro de viagem aqui e viaje tranquilo

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro com o melhor preço e as coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui as melhores seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online, simples e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher bem o seguro viagem (Clique aqui). Item indispensável para viagens internacionais.

Venda de Ingressos

Garanta os ingresso para suas excursões e passeios com o nosso parceiro Get Your Guide

Aluguel de Carros

Alugue seu Carro com a RentCars

Boa viagem

Se você tem alguma dúvida, escreve aqui nos comentários, terei o maior prazer em poder ajudá-lo(a).

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Este post contém links para sites afiliados e parceiros.

Compartilhar

Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.

São várias as maneiras de compartilhar:

  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Cancun? Então,leia também as nossas outras dicas sobre o México.

Ilha Holbox, como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho com tubarões baleia na Ilha Holbox, México.

Cozumel – Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Caye Caulker o paraíso em Belize. Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho no Great Blue Hole, Belize.

Ela terra Eu mar nas redes sociais.

logo-menor

Siga Ela Terra Eu Mar no Instagran.

Inscreva-se no nosso Canal de Vídeos no Youtube.

3 comentários sobre “Mergulho no Half Moon Caye Wall, em Belize.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: