Passeio na histórica ferrovia Kuranda Scenic Railway

Olá viajante, nesse post eu vou contar como foi o nosso passeio pela histórica ferrovia de Kuranda.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Fizemos esse passei em dezembro de 2018, você deve reservar pelo menos 1 dia para aproveitar o passeio de trem para subir até Kuranda, as atrações da cidade e depois fazer a descida pela Skyrail, nesse outro post eu conto como foi a nossa descida pela skyrail.

O Kuranda Scenic Railway é um trem turístico que liga as cidades de Kuranda e Cairns, em Queensland na Austrália. Essa é uma das atrações mais famosas da região, caso você visite Kuranda, faça um dos trechos (ida ou retorno) no trem.

É um programa simples, mas muito gostoso, porque o caminho que o trem faz é cercado por muita vegetação e é possível até ver algumas cachoeiras durante o percurso. Para quem quer fazer algo bem tranquilo e com um pouco de contato com a natureza, esse passeio deve fazer parte do seu roteiro. 

Um pouco sobre a ferrovia de Kuranda

A ferrovia de Kuranda foi inaugurada em 1891 e foi construída com o objetivo principal de transportar suprimentos para os trabalhadores das minas de ouro. A construção da ferrovia levou 5 anos, com muitas vidas perdidas devido às duras condições de trabalho que os homens tiveram que suportar para construir a ferrovia desde o nível do mar até 328 metros acima da Cordilheira Macalister.
Durante o passeio aprendemos sobre as adversidades enfrentadas pelos trabalhadores na construção da ferrovia que se estende por quilômetros, incluindo uma série complicada de túneis escavados a mão, na picareta. Em alguns momentos, as famílias moravam na linha do trem durante a construção. Acampamentos e municípios floresceram pelas áreas de construção do túnel.

Nossa experiência na Kuranda Scenic Railway

Quando a maioria das pessoas pensa em visitar a cidade de Kuranda, a histórica estrada de ferro panorâmica de Kuranda vem logo a mente. Esse é um passeio muito bom, pois o trem que leva até Kuranda percorre a densa floresta tropical Australiana listada como patrimônio mundial, oferecendo aos passageiros vistas deslumbrantes sobre ravinas íngremes, cachoeiras e o Parque Barron Gorge. Nós partimos da estação de Freshwater, veja aqui o mapa da ferrovia. Também é possível partir de Cairns.

Estação Freshwater

A viagem de trem leva pouco menos de 2 horas da estação Freshwater até Kuranda e passa por 15 túneis, por 93 curvas, por 37 pontes montadas a vários metros acima de ravinas e cachoeiras, incluindo a espetacular ponte em Stoney Creek Falls.

Além  de proporcionar uma vistas incrível das Cataratas Barron e da exuberante  floresta tropical antes de chegar em Kuranda. Os vagões do trem mantêm a sensação de uma época passada, com vagões rústicos restaurados para se parecerem com os originais, com um lindo trabalho em madeira polida e assentos no estilo cabine de couro. Os atendentes dentro do trem são muito simpáticos, e tentarão sempre realocar as pessoas nos diversos vagões para ficarem todos próximos as janelas. 

O trem parou e deixou os passageiros desembarcarem na estação de Barron Falls por uns 10 minutos, o que nos proporcionou um ponto de vista diferente das quedas. Considerando que estávamos na estação seca, não havia muito para ver naquele momento. No entanto, isso nos proporcionou um visual diferente das cataratas do que o que vimos na estação Barron Falls da Skyrail Rainforest Cableway

O trem desacelerou na ponte Stony Creek para os passageiros admirarem a cachoeira bem ao lado esquerdo da ferrovia. Foi rápido,mas podemos ter uma visão muito boa dessa cachoeira fluindo ao lado pela montanha. Na maior parte do percurso, a vista melhor fica sempre do lado direito da ferrovia, isso no sentido Cairns – Kuranda. Apenas nesse ponto da ponte Stony Creek que a cachoeira fica do lado esquerdo.

Estação seca a cachoeira não estava muito forte.

Como o trem anda devagar, é possível tirar várias fotos ao longo do trajeto. Nos pontos mais emblemáticos e com paisagens mais bonitas, o trem se movimenta mais lentamente para que todo mundo tenha a oportunidade de observar o visual. 

Os preços dos ingressos começam em US $ 50 por adulto e US $ 25 por criança. Há uma variedade de opções de pacotes, incluindo a entrada em uma variedade de atrações em Kuranda e uma viagem combinada com o Kuranda Skyrail. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente na Kuranda Scenic Railway. 

Nós optamos por um pacote que incluía varias atrações:  

Fechamos o pacote no dia anterior em Cairns, várias agências vendem esses pacotes para Kuranda. Os preços são meio tabelados, pesquisamos em algumas na cidade e os preços não tiveram variação. O nosso pacote incluía um transfer de ida e volta do nosso hotel. O teleférico Skyrail Rainforest é outra maneira fantástica de fazer a viagem para Kuranda.

Se puder, opte por ir a Kuranda com o teleférico e voltar com o trem (ou vice versa), assim você faz os passeios mais legais da região em um único dia. O melhor de tudo é que, se o seu período de férias for limitado, você poderá fazer tudo isso em apenas um dia.

Certifique-se de ter bateria suficiente para o smartfone ou da câmera fotográfica para tirar fotos incríveis.

Adoramos esse passeio e podemos assim conhecer um pouco mais sobre história dessa ferrovia.

Curiosidade sobre a pintura da Locomotiva da Railway de Kuranda

O trem é uma locomotiva da classe 1720 que puxa até 16 vagões históricos que datam do início do século XX.

Retratando a lenda aborígine de Buda-Dji criada pelo povo de Djabugay, a Carpet Snake ou cobra-tapete esta pintada no motor da locomotiva. 

O povo nativo de Djabugay acreditava que a paisagem do parque foi criada por essa Carpet Snake chamada Buda-dji, que usava seu corpo para esculpir o leito do rio entre as montanhas até a costa de Cairns. 

Campos de Girassóis perto da estação Freshwater

Bem próximo a estação de Freshwater da Kuranda Railway, já está virando uma atração na cidade, são os campos de Girassóis, a apenas cinco minutos a pé da estação. 

Aproveite para tirar lindas fotos.

Valeu Kuranda até a próxima.

Onde se hospedar em Cairns ? 

Nós ficamos hospedados na guesthouse Mad Monkey Backpackers Waterfront bem no centro de Cairns, localização perfeita e custo benefício excelente. Dificilmente você encontrará uma estadia barata e tão bem localizada em Cairns. Você fará tudo a pé, tem mercado, restaurantes, o aquário é próximo, bem perto da piscina pública e de frente para o mar.

Nas ilhas próximas a Cairns é possível encontrar alguns resorts luxuosos ao longo da costa, de onde é possível chegar nos corais a nado para ver tartarugas e até mesmo tubarões de recife. Esses são resorts exclusivos Fitzroy Island Resort, ou então o oincrível Green Island Resort, ambos hotéis únicos em pequenas ilhas.

Encontre mais ofertas de hotéis em Cairns, o melhor lugar é próximo a Esplanada e próximo a piscina pública.

Cairns: planeje sua visita

O que devo vestir?
Devido à sua localização próxima ao equador, o norte da Austrália é muito quente durante todo o ano. Não deixe de levar roupa fresca de algodão, mantenha-se hidratado e ande sempre com filtro solar e um boné ou chapéu.

Conselho sobre saúde e segurança que deveria saber?
Antes de sua viagem, consulte seu médico para saber se há necessidade de tomar alguma vacina. Se você for visitar a floresta tropical, não se esqueça de trazer repelente contra mosquitos (melhor adquiri-lo na Austrália, pois os cremes são mais adaptados ao clima local).

Achamos que o seguro de viagem é essencial! Se você ainda não obteve um seguro de viagem para sua tão sonhadas férias. Viaje protegido com os seguros oferecidos pelos nosso parceiros da Seguros Promo e Real Seguros.

Preciso de seguro para as atividades ao ar livre?
No caso dos esportes radicais, como rafting e mergulho, o seguro é essencial. Pode haver também limites de idade, portanto se você tiver menos de 18 anos, verifique com antecedência se há necessidade de estar acompanhado de um dos pais ou responsável.

Informações Úteis

Idioma: Inglês
Moeda: Dólar Australiano (AUD)
Horário local UTC (+10:00)
Código do país 61

Melhor época para visitar

Agosto é o melhor mês para visitar, com clima quente e sol, baixa umidade e a alta temporada chegando ao fim.

Boa viagem

Se você tem alguma dúvida, escreve aqui nos comentários, terei o maior prazer em poder ajudá-lo(a).

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Este post contém links para sites afiliados e parceiros.

Compartilhar

Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.

São várias as maneiras de compartilhar:

  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.
 

Reserve pelo blog com os nossos parceiros

Você sabia que se fizer qualquer reserva através dos links dos meus parceiros, você está ajudando o Blog? Nós ganhamos uma pequena comissão. Você não paga NADA a mais por isso, pelo contrário, ainda ganha dicas, descontos e ajuda o ElaTerraEuMar a produzir mais posts de qualidade.

Então, bora reservar? 

Nós agradecemos muito o seu apoio para continuar trabalhando nesse meio.

E se não for viajar agora, provavelmente vai precisar depois, então salva o link aí nos seus favoritos para quando for planejar sua viagem.

Muito obrigado pela visita, e volte sempre que precisar de algumas dicas ou ajuda para organizar a sua viagem.

Hospedagem

Nós sempre utilizamos o site do Booking.com, pois normalmente tem os melhores preços de hotéis e pousadas, uma variedade incrível de opções, avaliações feitas por hóspedes reais e algumas opções com cancelamento grátis.

Descobrimos o Agoda quando viajamos para Indonésia. Com sede em Singapura , este sistema é o mais usado por estes lados da Ásia. É, de longe, o mais utilizado no sudeste asiático. Pelo Agoda já encontramos quartos excelentes de casal por menos de 6 dólares, enquanto as opções mais baratas do Booking começavam em 12 dólares. Costuma ter promoções relâmpago. Vale a pena dar sempre uma comparada nos preços entre o Booking e o Agoda.

O legal do Airbnbalém do preço, é que ele é seguro, tanto para o proprietário como para quem está locando, é possível ver as avaliações de outros hóspedes e você paga no cartão de crédito no ato da reserva, podendo inclusive parcelar, e o proprietário recebe apenas 24 horas após sua entrada.

Já reservei hospedagem para as minhas viagem e consegui uma economia de cerca de 60%, vale muito a pena.

O Airbnb possui um sistema de convites remunerados, onde você pode convidar um amigo e ganhar até R$98 reais quando ele fizer a primeira reserva. E seu amigo vai ganhar até R$179 reais de bônus por ter entrado com o seu convite. Se convidar vários amigos, é possível HOSPEDAR-SE DE GRAÇA usando o AirBnb. Uma vez cadastrado no site, você pode enviar seu convite para todos os seus amigos. E o melhor: se você conhecer alguém que tem um quarto livre em casa, pode convencê-lo de alugar aquele quarto pelo AirBnb. Neste caso, o crédito que você receberá será de R$ 290 reais!

Cadastre-se agora no Airbnb através desse LINK e ganhe até R$179 reais de desconto em sua primeira viagem.

Com acomodações e experiências únicas, o Airbnb é uma excelente maneira de viajar. Ao se cadastrar, você ganhará um desconto de R$130 na reserva de uma acomodação que custe R$250 ou mais e R$49 para reservar uma experiência que custe R$165 ou mais. Os cupons expiram um ano após a data de cadastro. Garanta o seu desconto através desse LINK ou clique na imagem logo abaixo.

Seguro Viagem – Garanta uma viagem SEGURA

Seguros Promo Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Para viajar bem tranquilo e sem dor de cabeça, não se esqueça de fazer o seu seguro viagem! Já precisamos de atendimento médico durante nossas viagens pelo mundo a fora e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas. Sugerimos sempre fazer uma busca nas opções do site da Seguro Promos.

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5

Chip Internacional de dados e voz para sua Viagem

Aluguel de Carros

A RentCars possui o site ideal pra quem quer comparar preço entre as locadoras de todo mundo. Pode ser utilizado em viagens nacionais ou internacionais!

Passagens Aéreas

Criar alertas de preço e pesquisar com antecedência são algumas das formas de encontrar passagens mais baratas. Mas uma das dicas mais importantes é acompanhar os preços no site, pois só assim é possível ter certeza de que aquele trecho está com o preço mais baixo.

A melhor dica é: antes de reservar suas férias, faça pesquisas de diversas datas no Passagens Promo. Dessa forma é mais fácil de encontrar passagens aéreas baratas, já que você não fica limitado em datas específicas. Um dia pra frente, ou um dia antes, pode fazer muita diferença no valor da passagem.

Indenizações por problemas com companhias aéreas

A LIBERFLY é a primeira empresa da América Latina a se comprometer exclusivamente com os direitos dos passageiros. Buscamos mediar os conflitos entre passageiros e companhias aéreas. Somos responsáveis por toda a burocracia e nos comprometemos em resolver o problema em busca de uma compensação financeira de forma ágil, transparente sem que o passageiro precisar sair do conforto de sua casa.

Cancelamentos e atrasos de voo, dano ou extravio de bagagem, overbooking… Bom, quem nunca sofreu problemas aéreos ou conhece alguém que já sofreu?

Essa é a nossa dica, compartilhe com os seus amigos que passaram por alguns desses problemas na viagem.

Resolvi é uma startup criada em 2017, que desenvolveu uma plataforma on-line que facilita o pagamento de indenizações para passageiros que tiveram problemas com companhias aéreas como longos atrasos em voos, cancelamentos, overbooking e extravios de bagagens. O mais legal é possibilidade de consultar o valor de indenização para cada caso diretamente na plataforma.

Ingressos para os seus passeios

Vai viajar para o exterior? Garanta ingressos para as melhores atividades turísticas em todo o mundo. Compre online os seus ingressos e não enfrente filas. No Get Your Guide, você encontra ingressos para atrações do mundo todo!

TIQETS  é outra excelente opção para comprar os seus ingressos e não enfrentar as filas . A missão da TIQETS é tonar a cultura mais acessível, ajudando as pessoas a descobrir e abraçar experiências culturais. Estão criando a maior e mais eficiente plataforma do mundo para a compra de bilhetes de entrada.

Esse post contém links de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter o nosso blog e não pagará nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Sempre confirme datas, preços e informações com antecedência. 

Compartilhar

Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.

São várias as maneiras de compartilhar:

  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Descubra mais sobre Ela terra Eu mar

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading