Dicas para visitar o Parque Natural Xel-Há, no México.

Durante nossa viagem para Cancun e Playa del Carmen, um dos passeios que mais gostamos foi a visita ao parque natural Xel-Há, do grupo Xcaret.  O parque natural oferece diversas atividades ligadas à natureza, como trilhas, áreas para mergulho, um tobogã gigante, um grande rio, cenotes e uma bela enseada junto ao mar do caribe mexicano. Neste post farei um relato da nossa visita ao parque, com algumas dicas que poderão facilitar a sua vida e ajudá-lo a conhecer bem este  incrível parque, um local maravilhoso e imperdível.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Dica:  Acorde cedo para chegar lá no horário de abertura do parque, e aproveitá-lo ao máximo. O parque é muito grande, então reserve um dia inteiro para aproveitar todas as atrações do parque.

Após a entrada, já comece o dia com um reforçado café da manhã no parque. Afinal vamos aproveitar o all-inclusive :))) Você só irá parar para descansar um pouco perto do horário do almoço e na saída.

O parque é muito grande, por isso recomendamos um pouco de organização logo na chegada. Você terá direito a um armário (lockers) para guardar os seus pertences, existem vários distribuídos por cores pelo parque. Escolha um armário em uma localização mais central no parque, perto da grande enseada. Caso você precise pegar alguma coisa no armário, não irá precisar fazer uma longa caminhada até os seus pertences.

Guarde todos os seus pertences que não podem ser molhados, passe bastante protetor solar biodegradável (único permitido na reserva), lá geralmente o sol é muito forte, e siga para retirar seu equipamento de mergulho. Para retirar esse material de mergulho, será necessário identificar os dados da sua pulseira (Leitor de códigos de barras), lembre-se de devolver o equipamento no mesmo lugar após o uso. O ideal nesse momento é pegar uma bicicleta ou um trenzinho, e seguir até o final do parque, bem no início do rio. Lá retire a sua boia e se jogue na correnteza nas águas cristalinas, essa é uma das melhores formas de começar a explorar o parque. O caminho é super agradável, aproveite para tirar algumas fotos.

Você pode também deixar os seus pertences no quiosque que tem perto da entrada do rio. Deixe tudo em uma sacola lacrada, os funcionários irã guardar a sacola e você receberá tudo sequinho no final da descida do rio. Então nem precisa se preocupar em voltar para retirar os seus pertences. Esse serviço é gratuito e não tivemos nenhum problema. Ao longo do rio existem algumas atrações. Há tirolesa, lugares para saltos e etc.
Dê uma volta em todo o parque, no sentido horário, passando pela “Ponte Flutuante”.
Aproveite o tobogã gigante que fica no caminho da ponte flutuante, que na verdade é um farol.

DCIM102GOPROG0173975.JPG
Parque Xel-Há

O Farol Panorâmico é uma construção que emula um farol tradicional e cumpre a função de ser uma referência para a navegação marítima. Mas, conceitualmente, vai muito além, já que permite aos visitantes do Xel-Há subir em uma plataforma localizada a 40 metros de altura para apreciar uma vista incomparável da maravilha natural da área.

Farol do parque Xel-Há

Farol do parque Xel-Há
Farol do parque Xel-Há – fonte Google

O farol tem uma vista incrível da magnífica enseada de Xel-Há, uma enseada de mais de 34 hectares que tem uma entrada de 70 metros de frente para o mar do Caribe. Este é um lugar muito especial porque é alimentado pela água doce que vem dos rios subterrâneos, por um lado, e por outro lado, pela água morna e salgada do mar.

Além disso, a visão de 360 ​​graus das alturas permite aos visitantes apreciar mais de 148 hectares de floresta e, claro, o deslumbrante oceano azul. Mas isso não é tudo. O Farol Panorâmico foi projetado para oferecer experiências inesquecíveis a seus visitantes, já que descer das alturas será o mais divertido. Emulando a pintura tradicional dos faróis, em formato de bastão bicolor, o farol do Xel-Há possui um tobogã com quatro canais descendo ao redor do farol, em alta velocidade, para terminar em uma piscina refrescante.

O parque é belíssimo, com uma beleza natural sem igual. O contato com a natureza é enorme e você poderá ver muitos animais e peixes. Para quem gosta deste contato é imperdível. Camera fotográfica a prova d’água, tipo uma GOPRO, é fundamental se você quiser registrar alguns momentos.

No final da tarde não deixe de relaxar no redário na sombra das palmeiras.

Algumas fotos que eu fiz das várias Araras do Parque Xel-Há

Ingressos para o Parque Xel-há

A entrada para o Parque Xel-Há não custa muito barato, mas considerando que será um passeio que vai durar o dia inteiro e que você não irá precisar desembolsar nada com comida e bebida o dia todo, achamos que compensou o gasto x diversão.

No Parque Xel-Há o ingresso é baseado em um sistema all-inclusive. Você paga um único valor para conhecer a reserva, utilizar boias, toalhas, armários, equipamentos de mergulho, alimentação buffet e bebidas, inclusive alcoólicas, tudo livre durante todo o dia. Em nossa viagem, em Agosto de 2017, pagamos cerca de U$ 80,00 por adulto, hoje está custando em torno de U$ 90. Criança de 6 a 11 anos paga meia entrada e até 5 anos é gratuito. Existem algumas atividades extras que são cobradas a parte caso você queira experimentar, como, por exemplo, o nado com os golfinhos, o mergulho autônomo e a o Sea Trek, um barco com o fundo de vidro e um mergulho com os peixes boi.  Nesse Link você poderá comprar os ingressos diretamente no site do Xcaret. Foi o que nós fizemos com antecedência.

Alimentação

Existem dois restaurantes dentro do parque Xel-Há. E todos são gratuitos. O principal chama-se Chula Vista fica próximo a entrada e está localizado próximo aos armários. Ao seu lado está o La Terraza, que serve refeições rápidas.

Nós comemos nos dois restaurantes.  A comida é boa, com muito fast food, mas há de tudo um pouco. Saladas, carne, frango, frutos do mar e muitas opções de sobremesas.

Essas são as atividades que farão parte do seu ingresso

  • Bebidas sem álcool ilimitadas e open bar nacional.
  • Café da manhã Continental de 9:30 a 11:30.
  • Buffet à partir de 11:30 até 18:00.
  • Faro-Miradouro com vista 40 m de altura e tobogã.
  • Meliponário e o Viveiro.
  • Mundo das Crianças.
  • Passeio por jardins e trilhas da selva.
  • Snorkel no rio e na enseada.
  • Acesso a bilheteria preferencial por comprar on-line.
  • Áreas de descanso com redes e camas de praia.
  • Coletes salva vidas, boias gigantes e bicicletas.
  • Uso do equipamento de snorkel com tubo de presente (depósito reembolsável de 300 MXN).
  • Uso de armários, vestiários e uma toalha.
  • Estacionamento.
  • Seu Tour incluirá transporte somente se agregado ao momento da compra.
  • Outros serviços (Wi-fi, caixas eletrônicos e loja).

Dica: Comprando os ingressos com 21 dias de antecedência, você terá 15% de desconto. Foi o que nós fizemos. No site do Grupo Xcaret você ainda poderá comprar um pacote e economizar ainda mais. Nós incluímos o transporte no nosso pacote, valeu muito, pois a viagem na volta quando você estará cansado do dia inteiro de atividades, foi dormindo até a porta do nosso hotel. O ônibus é muito confortável e a organização é muito boa. Tudo dentro do horário previsto.

Atividades opcionais extras

Se a sua intenção for participar de algumas dessas atividades extras, o ideal é efetuar a reserva logo na entrada do parque, pois muitas acontecem em horário marcado, como é o caso do nado com os golfinho e os peixes boi. Falando em nado com os animais, o parque oferece duas experiências, uma de 30 minutos e outra de 60 minutos. O preço pode variar dependendo do período do ano e da antecedência da compra do ingresso. Nós incluímos o nado com os peixes boi no site mesmo, e lá na entrada apenas marcamos o horário. O parque é muito grande, então lembre-se do horário e de ficar perto do lugar onde você participará das atividades extras. Senão você poderá correr o risco de não chegar a tempo.

Recomendações

  • Todas as fotos de sua experiência a um preço especial! Ao incluir sua Foto Pase antes da sua visita, você terá um preço exclusivo. Para mais informações e detalhes, clique aqui.  Nós compramos esse foto pase, mas sinceramente não valeu muito a pena. Se você tiver uma GOPRO será o suficiente, basta pedir para as pessoas tirarem uma foto pra você.  No parque você irá cruzar com vários fotógrafos e na saída poderá comprar apenas as fotos que ficaram boas.
  • Lembre-se de trazer impresso o comprovante de compra de seu ingresso ao Parque.
  • Use roupa cômoda de praia e roupa de banho, trazer uma troca de roupas extra.
  • Se o tour é com transporte incluso, confirmar a hora e o lugar de saída.
  • Seu protetor solar e seu repelente de insetos deverão ser livres dos seguintes químicos para poder usa-los dentro do Parque: Benzofenona, Etilhexila, Homosalato, Octil Metoxicinamato, Octil Salicilato, Octinoxato, Oxibenzona, Butil Metoxidibenzoilmetano. Caso este requisito não seja cumprido, em nossos módulos de informações sera entregue uma amostra do produto livre de químicos em troca do seu protetor ou bronzeador; cujo qual sera devolvido na saída.
  • Levar dinheiro ou cartão para comprar souvenir, realizar alguma atividade opcional ou comprar as fotos de sua visita.

Informações Importantes

Horario
Horário
Aberto das 8:30 a.m. às 18:00 p.m. o ano todo.

Menores
Menores
De 4 anos entram gratuitamente.

niños 50%
Crianças
De 5 a 11 anos pagam metade*.

É indispensável apresentar documento de identificação nas bilheterias do Parque.

  • Crianças maiores a 1,40m que sejam menores de 12 anos, deverão apresentar identificação para comprovar sua idade.
  • As reservas canceladas com 15 dias ou mais de antecedência da data de chegada, estarão sujeitas a uma taxa de 20%; de 14 a 4 dias, será aplicada uma taxa de 50%. As reservas canceladas com 3 dias ou menos de antecedência da data de chegada, ou no caso de não presença, não haverá reembolso.
  • Não é possível fazer troca de data no mesmo dia da visita.
  • O equipamento de snorkel pode ser retirado em qualquer um dos cinco módulos bastando nada mais que escanear seu bracelete. Ao terminar de usar, o equipamento deverá ser devolvido no mesmo módulo que foi retirado e com isso desbloqueie seu bracelete.

Como ir de Playa del Carmen para o parque Xel-Há ?

Playa del Carmen está há apenas uns 50 min de carro, de distância do Xel-Há. Para chegar lá você terá algumas alternativas:

  • Transfer combinado com o ingresso, no próprio site oficial do grupo Xcaret, foi a nossa escolha e recomendamos pelo conforto e praticidade. No site do Grupo Xcaret você poderá comprar o ingresso e incluir o transfer.
  • Alugar um carro para fazer esse e outros passeios ao redor de Playa del Carmen. O estacionamento no Xel-Há é gratuito. Nosso parceiro Rent Cars oferece os melhores preços, faça um orçamento.
  • Pegar um ônibus da empresa ADO, a partir da rodoviária de Playa del Carmen (1 hora de trajeto, 50 pesos – R$9,00).

Nossa viagem foi em Agosto de 2017, por isso consultem os preços com antecedência.

Nossa experiência no parque Xel-Há

No dia anterior choveu bastante, por isso a água da enseada não estava tão cristalina, como de costume. Mas isso não foi nenhum empecilho para aproveitarmos o parque. Apenas as atividades opcionais do nado com os golfinhos e o SeaTrek estavam fechados, por causa das condições da água.  Fizemos duas atividades extras, o Zip-Bike e o nado com os Manatees (Peixe-boi).

Adoramos as duas atividades, no Zip-Bike você pedala com uma espécie de carrinho suspenso por trilhos e cabos de aço, através da mata e passa sobre rios, lagos e por dentro de um cenote.

Nossas fotos no Zip-Bike no parque Xel-Há

Nosso vídeo durante o passeio de Zip-Bike

No encontro com os manatees, nós ficamos cerca de 30 minutos nadando com eles e em alguns momentos interagindo com os animais. O parque Xel-Há possui um programa de preservação e reprodução dos manatees. Antes de iniciar as atividades com os Manatees, os guias do parque passam uma séria de informações e como se comportar na presença dos animais.

Nossas fotos no encontro com Manatee, o nosso peixe-boi.

Olha aí o vídeo do nosso encontro com os Manatees.

Mergulho na Enseda do parque

Eu sou apaixonado por mergulho, então aproveitei muito para fazer snorkeling pela enseada do parque. Encontrei vários cardumes e muitas águas-vivas de mangue no fundo da Enseada.  Não se preocupe, essas águas vivas ficam bem no fundo a uns 3 a 4 metros de profundidade, não tem perigo de você pisar em uma delas.   Curti bastante os mergulhos, pena que no dia anterior choveu bastante. Por isso a água em alguns pontos estava um pouco turva.

Nossas fotos andando pelo parque

Nossa Conclusão

Adoramos o parque Xel-Há é belíssimo e com uma natureza exuberante por todos os lados. Nos deparamos com vários iguanas, aves e peixes, mergulhei o dia todo. O dia estava lindo e tudo ficou ainda mais bonito e divertido.

Para quem gosta de praticar snorkeling é imperdível. Esqueça todos os outros lugares e vá para o Xel-Há, que você não irá se arrepender. Valeu muito a pena!

Não fizemos o nado com os golfinhos, mas pareceu ser muito legal, principalmente para as crianças.

E você, já foi ao parque Xel-Há? O que mais gostou?  Recomenda? Conte aí pra gente nos comentários como foi a sua experiência!

Valeu Xel-Há até a próxima.

Planeje a sua viagem com os nossos parceiros.

Na lateral direita existem vários banners dos nossos parceiros (com descontos exclusivos), você não pagará nada a mais pelo serviço e ainda ajuda o nosso blog. Desde já nós agradecemos.

Booking normalmente tem os melhores preços de hotéis e pousadas, uma variedade enorme, avaliações feitas por hóspedes reais, e algumas opções tem cancelamento grátis. Comece agora reservando seu hotel no Booking.com

Um outro recurso é o Airbnb. Ele permite que você alugue casas, sítios, apartamentos, quartos e até embarcações, tem opções para todos os bolsos e gostos, de quartos simples em casas de família até mansões cinematográficas.

O legal do Airbnb, além do preço, é que ele é seguro, tanto para o proprietário como para quem está locando, é possível ver as avaliações de outros hóspedes e você paga no cartão de crédito no ato da reserva, podendo inclusive parcelar, e o proprietário recebe apenas 24 horas após sua entrada.

Já reservei hospedagem para as minhas viagem e consegui uma economia de cerca de 60%, vale muito a pena.

Cadastre-se no Airbnb através desse LINK e ganhe R$130 de desconto em sua primeira viagem.

Seguro Viagem – Garanta uma viagem SEGURA

Para viajar bem tranquilo e sem dor de cabeça, não se esqueça de fazer o seu seguro viagem! Já precisamos de atendimento médico durante nossas viagens pelo mundo a fora e felizmente tínhamos o seguro para cobrir as despesas. Sugerimos sempre fazer uma busca nas opções do site da Seguro Promos

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro que tenha o melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Esse post pode contem links de afiliados. Isso significa que, ao fazer uma reserva a partir desses links, você ajuda a manter o nosso blog e não pagará nada a mais por isso. Nós agradecemos seu apoio!

Sempre confirme datas, preços e informações com antecedência. 

Compartilhar

Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.

São várias as maneiras de compartilhar:

  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Cancun? Então,leia também as nossas outras dicas sobre o México.

As Ruínas Maias de Tulum, México.

As Ruínas Maias de Cobá, México.

As Ruínas Maias de Chichén Itzá, passeio imperdível no México.

Ilha Holbox, como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho com tubarões baleia na Ilha Holbox, México.

Cozumel – Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Caye Caulker o paraíso em Belize. Como chegar, onde ficar e o que fazer.

Mergulho no Great Blue Hole, Belize.

Ela terra Eu mar nas redes sociais.

Descubra mais sobre Ela terra Eu mar

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading