Pura Tirta Empul, o Templo da Água Sagrada.

Após visitarmos o  templo mãe de Bali, Pura Besakih (Mais detalhes aqui nesse post).  Partimos para conhecer o Templo da água sagrada. O Pura Tirta Empul, outra visita imperdível na ilha de Bali.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Entre os templos que visitamos consideramos esse um dos mais interessante e mais próximo da cultura hinduísta. O lugar é lindo, cheio de jardins e piscinas naturais para o banho de purificação. A água das piscinas é originária de uma piscina sagrada, onde é possível ver incríveis nascentes no fundo, o estado mais puro da água. Para entrar no banho sagrado é preciso usar um sarongue (pano que te ajuda a cobrir as pernas em sinal de respeito pela cultura e religião hindu; o pano deve ser usado por ambos os sexos), mas caso não tenha, você pode alugar um lá mesmo. Apesar da água fria é uma experiência única!

dsc_0310

O templo é dedicado a Vishnu, um dos nomes dados ao deus Hindu Narayana – que numa das interpretações significa água e em outra o “homem supremo”. Também conhecido como templo da água sagrada, o Pura Tirta Empul é procurado há mais de um século por almas sedentas de purificação. Além do templo em si – um dos mais importantes para os hindus – o tanque central é claramente o foco de todas as objectivas que por aqui circulam.

dsc_0375
Nele existem fontes que jorram água proveniente da fonte mãe, situada um pouco mais acima. Aqui se lavam males e se purifica a alma, o espírito e naturalmente o corpo. Se estás a pensar que também gostavas, podes trazer uma muda de roupa e experimentar sem problema. Atenção, não se mergulha nem se entra com roupa menos própria. Lembra-te, é um local sagrado e não uma piscina.
A fonte mãe do Pura Tirta Empul é a principal fonte do rio Sungai Pakerisan. Nela facilmente conseguirás ver a água a irromper pelo solo, formando um lago belíssimo onde mais parece um enorme espelho do céu.

dsc_0314

Do lado esquerdo do templo há um monte com uma casa muito mais moderna e que foge um pouco ao contexto. Ela foi construída para a visitas do presidente Sukarno em 1954 sendo agora usada como uma casa de repouso para os hóspedes mais importantes.

O templo é dividido em três seções: Jaba Pura (área frontal), Jaba Tengah (área central) e Jeroan (área interna). Jaba Tengah possui duas piscinas com trinta chuveiros que são chamados como: Pengelukatan, Pebersihan e Sudamala dan Pancuran Cetik (veneno).

A Lenda por trás do Templo Tirta Empul

Segundo reza a lenda, há milhares de anos, um rei que detinha poderes mágicos se deixou dominar pela cobiça e pela vaidade, transformando-se em uma pessoa que julgava ser mais importante do que os Deuses. Tanto que, para contestar o Hinduísmo, destruiu templos e imagens, com o intuito de impedir as pessoas de rezarem.

Diante da situação, Indra, o Deus da tempestade, não deixou barato veio à Terra e iniciou uma guerra contra o rei, cada lado com um exército a seu favor. Em dado momento, porém, o rei adentrou escondido no acampamento inimigo e criou uma fonte de água muito bonita, mas envenenada. Ao acordarem, os guerreiros beberam da água e morreram, um a um.

dsc_0304

Ao perceber o que havia ocorrido, o Deus Indra reverteu o feitiço e transformou a água em antídoto e fonte de purificação, que fez com que todo o exército revivesse para retornar à luta que durou até o momento em que o rei foi derrotado e a fé reinstalada. Hoje, acredita-se que essa mesma água é a que abastece o Tirta Empul.

Visita imperdível.

Boa Viagem.

Informações úteis

Valor da Entrada: Rp$ 15.000,00 por pessoa.

Obrigatório o uso do Sarong (pano que te ajuda a cobrir as pernas em sinal de respeito pela cultura e religião hindu; o pano deve ser usado por ambos os sexos).

Vista da entrada do Templo Maps

entrada-do-templo

Nossas fotos no Templo

Planeje a sua viagem com nossos parceiros.

Comece agora reservando seu hotel em Ubud no Booking.com

Economize tempo e dinheiro pesquisando o melhor Seguro Viagem com o comparador da Seguros Promo! 5% de desconto extra com o cupom: ELATERRAEUMAR5 

Para viagens comuns, normalmente procuramos o seguro que tenha o melhor preço. As coberturas tradicionais são muito semelhantes entre os seguros. Você pode fazer a sua cotação pela Real Seguro que possui várias seguradoras conveniadas. Através dela você compara o custo-benefício de mais de 10 seguradoras. A contratação é online e você recebe a apólice por e-mail. É possível parcelar em até 6x sem juros no cartão de crédito ou ter 5% de desconto para pagamento à vista. Escolha o seguro viagem adequado pra você.

Dicas de como escolher o seguro viagem (Clique aqui)

Boa viagem

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

Compartilhar
Aposto que você tem amigos ou companheiros de viagem que adorariam receber essas dicas.
São várias as maneiras de compartilhar:
  • Compartilhando os artigos do blog nas redes sociais (há botões para isso no final dos posts)
  • Indicando o link do Ela Terra Eu Mar para os seus amigos.

Vai viajar para Bali ? Então, leia também as nossas outras dicas sobre a Indonésia.

Nosso roteiro de 18 dias na Indonésia

Bali – Templo Pura Tanah Lot

Sagrada Floresta dos Macacos

Subimos o Mount Batur – Vulcão ativo em Bali.

Bali – Piscinas Termais de Toya Devasya em Kintamani.

Pura Besakih o templo mãe da ilha de Bali.

Agradecemos sua visita e se gostou da leitura, deixe o seu comentário ! Compartilhe também nossos posts nas redes sociais.

logo-menor

Siga Ela Terra Eu Mar no Instagran.

Inscreva-se no nosso Canal de Vídeos no Youtube.

Os comentários estão desativados.

Descubra mais sobre Ela terra Eu mar

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading